Aperto de mãos simbolizando área de Vendas e Marketing alinhadas no Go-to-Market Intelligence

Como alinhar equipes de Vendas e Marketing na gestão do Go-to-Market Intelligence

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

No Go-to-Market Intelligence, o alinhamento de Marketing e Vendas é mandatório. Afinal, trata-se de ir ao mercado de maneira cíclica, iterativa e contínua — superando a linearidade tradicional.

Basicamente, é inconcebível incorporar essa nova forma estratégica de ganhar mercado se os dois times trabalham separadamente. Eles, pelo contrário, têm que ter objetivos comuns, estruturar ações e responder juntos pelos resultados.

Agora, como fazer isso? 

É o que vamos te mostrar aqui, respondendo aos seguintes questionamentos:

  • por que o Go-to-Market Intelligence requer Marketing e Vendas em sinergia;
  • como essas equipes devem atuar para ir ao mercado de maneira constante;
  • quais são as táticas mais recomendadas para conseguir esse alinhamento;
  • e muito mais.

Confira!

Por que alinhar Vendas e Marketing é tão importante para a gestão do Go-to-Marketing? 

Go-to-Market Intelligence diz respeito a encontrar formas eficientes e certeiras de chegar aos clientes certos e fechar negócios. Isso com melhoria contínua, experimentação e aprendizagem validada; visando lidar com as incertezas de um mercado em constante transformação.

O "Intelligence" do termo demonstra claramente um rompimento com o que se fazia até pouco tempo em Go-to-Market. Ele denota que já não há mais como usar os métodos tradicionais de lançar ofertas, além de pontuar a necessidade do uso de tecnologias avançadas.

Neste sentido, o alinhamento de Marketing e Vendas é indispensável. Ele, aliás, é responsável pelo aumento da eficiência no fechamento de negócios em até 67%, de acordo com o LXA Group

Em termos ainda mais simples, se Marketing e Vendas atuam lado a lado, eles contribuem para o sucesso em Go-to-Market, pois:

  • convergem esforços em torno das mesmas metas de receita;
  • criam coesão em torno de uma causa comum;
  • têm bem clara e aplicam uma política de relatórios de ciclo fechado — por exemplo, Vendas informa ao Marketing quais leads foram excluídos de todo o volume gerado em um determinado período;
  • comunicam-se abertamente sobre seus progressos e desafios, facilitando o intercâmbio de ideias para a melhoria contínua;
  • buscam por inovação, entre outros objetivos. 

→ Dê o play no vídeo a seguir e veja como construir confiança e, a partir disso, alinhamento de Marketing e Vendas:

Como o alinhamento de Marketing e Vendas contribui para o sucesso do Go-to-Market Intelligence?

Confira, nos tópicos que seguem, quais vantagens o trabalho conjunto desses dois departamentos oferece às empresas que têm maturidade em Go-to-Market Intelligence.

Melhoria na qualidade dos leads

Quando Marketing e Vendas trabalham juntos, a qualidade dos leads melhora significativamente. E esse é um ponto muito importante nessa nova forma de praticar Go-to-Market.

No detalhe, Marketing entende melhor as necessidades do cliente ideal, criando campanhas mais precisas. Dessa forma, Vendas recebe leads mais qualificados, o mais prontos possível para a conversão. 

Essa colaboração resulta em menos tempo desperdiçado em leads não qualificados; maior foco em oportunidades reais.

Aumento da taxa de conversão

A sinergia entre Marketing e Vendas também contribui para o aumento da taxa de conversão. Com isso, a ciclicidade da estratégia não é quebrada, além de reduzir custos operacionais em negociações de alta complexidade.

Basicamente, com um entendimento claro do funil de vendas, Marketing consegue nutrir leads até que estejam prontos para a abordagem comercial. 

Isso resulta em uma transição mais suave e natural, aumentando a probabilidade de fechamento de negócios.

Comunicação e feedback contínuos

O diálogo eficiente entre os departamentos também contribui para o sucesso na gestão de Go-to-Market Intelligence. Ele se dá por reuniões regulares e ferramentas integradas que ajudam a garantir que ambas as equipes estejam na mesma página. 

Os mal-entendidos e a disputa entre os times saem de campo, o que garante que as iniciativas sejam implementadas de forma coesa.

Dentro disso também entra o feedback contínuo entre os profissionais. 

Vendas fornece insights valiosos sobre a eficácia das campanhas de Marketing que, por sua vez, consegue ajustar suas estratégias a partir da experiência de campo dos vendedores. 

Esse ciclo de intercâmbio propositivo promove melhorias contínuas e reconfigurações de rota rápidas, mantendo as estratégias sempre otimizadas.

Uso eficiente dos recursos

Como o Go-to-Market Intelligence é também uma filosofia empresarial a ser empregada continuamente, a questão orçamentária tem seu peso. 

Por isso, alinhar Marketing e Vendas é uma maneira de garantir um uso mais eficiente dos recursos. 

Com objetivos claros e metas comuns, as equipes evitam duplicidade de esforços e utilizam melhor o orçamento disponível. Isso economiza dinheiro ao passo que otimiza o tempo e os esforços, direcionando-os para iniciativas realmente promissoras.

Aceleração do ciclo de vendas

Quando Marketing e Vendas estão alinhados, o ciclo comercial pode ser significativamente acelerado. Isso é crucial para a gestão de Go-to-Market Intelligence, pois é preciso fechar ciclos e voltar a reabri-los continuamente.

Na prática, leads qualificados e bem nutridos passam pelo funil mais rapidamente. 

Resultado: Vendas se concentra em fechar negócios em vez de passar longos períodos prospectando; o tempo até a receita é reduzido e há melhoria no fluxo de caixa.

Relatórios e análises mais precisos

Com Marketing e Vendas trabalhando alinhados, os relatórios e as análises se tornam mais confiáveis e úteis. 

Por exemplo, dados de ambos os times podem ser combinados para fornecer uma visão completa do desempenho das estratégias de Go-to-Market. 

Isso facilita a tomada de decisões baseada em evidências, permitindo aprendizado contínuo e — quando necessários — ajustes em tempo hábil.

Adaptação rápida às mudanças de mercado

Por fim, um ponto que é caro à gestão de Go-to-Market Intelligence é a capacidade de adaptação à dinamicidade mercadológica. 

Também nisso, a sinergia entre Marketing e Vendas se mostra fundamental: com comunicação contínua e feedback mútuo, as equipes podem agir rapidamente diante de demandas emergentes, oportunidades e desafios. 

→ Dê o play no vídeo a seguir e confira um modelo de alinhamento entre Marketing e Vendas para te inspirar na missão de unir esses times:

[7 dicas] Como alinhar Vendas e Marketing na gestão do Go-to-Market Intelligence?

Entendida a importância e os benefícios do alinhamento entre Marketing e Vendas, confira, a seguir, algumas maneiras de consegui-la para garantir o sucesso em Go-to-Market Intelligence.

1. Estabeleça um SLA

É importantíssimo formalizar um acordo de nível de serviço (SLA) entre os dois times. 

Essa formalização pontua a relevância que a direção do negócio dá ao alinhamento, além de demarcar claramente objetivos, metas e indicadores de desempenho para mensurar resultados. 

→ Na tabela a seguir, veja como pode ser delineado o SLA:

Visão 

Descrição geral do "espírito" do acordo.

Objetivos comuns

Metas que devem ser alcançadas pelas duas partes de maneira conjunta.

Suporte multifuncional

Definição do compromisso mútuo de realizar as tarefas necessárias. Incluindo onde há o encontro dos processos realizados separadamente por cada área.

Pontos de contato

Delimitação dos profissionais e dos meios a serem acionados para deliberação, assistência ou até mediação de conflitos.

Responsabilidades e penalizações

Direcionamento de ações a serem tomadas; e consequências quando o desempenho não atender às expectativas.

 

2. Invista em tecnologia

Para fazer Go-to-Market Intelligence, é preciso estrururar um processo sistemático, iterativo e evolutivo de coleta de dados. Isso tanto externos (sobre empresas, regiões do mercado, entre outras) quanto internos (dos clientes, de resultados, e assim por diante).

Logo, é preciso proporcionar a Marketing e Vendas o acesso a soluções tecnológicas avançadas. 

Por exemplo, uma solução de Sales Intelligence que, dotada de Inteligência Artificial e outros recursos, eleve a capacidade analítica dos profissionais sem demandar longos períodos de coleta e interpretação das informações.

Sales Intelligence: o que é e como utilizar para aumentar sua receita - 2ª edição

3. Compartilhe Inteligência de Mercado

O conhecimento mercadológico também precisa ser compartilhado entre as duas equipes. Especialmente se as informações vêm de uma área à parte, ou mesmo de serviços prestados por consultorias especializadas.

O ideal é que Marketing e Vendas caminhem para se transformar em uma área com capacidade para realizar pesquisas, fazer dimensionamentos, entre outras frentes de Inteligência.

Contudo, o início da integração dos times vai requerer a sistematização do que já se tem mapeado. De forma a facilitar para que os profissionais tenham acesso e possam intercambiar impressões e aprendizados.

[SI] Kit - Inteligência de mercado: termos, ferramentas e práticas que você precisa conhecer

4. Desenvolva mensagens consistentes

O discurso usado por Marketing e Vendas também deve convergir, desde o início do projeto de alinhamento. Isso requer o desenvolvimento conjunto de mensagens a serem usadas nos mais variados pontos de contato com compradores, além do diálogo interno.

Um bom caminho é recorrer aos históricos de campanhas de Marketing, bem como de prospecção (neste caso, registrados no CRM), entre outros. 

A partir disso, avaliar quais abordagens comunicacionais funcionam, de que maneira podem ser unificadas. Ou mesmo, como podem ser adaptadas para que os dois departamentos passem a trabalhar um diálogo com o mercado coerente e eficaz.

5. Aprimore a comunicação entre os times

Continuamente é recomendado fazer ajustes na forma e nos meios de comunicação entre Marketing e Vendas. Isso por meio da criação de interações mediadas pelas lideranças, eventos de relacionamento, ações de melhoria no clima organizacional.

Também vale a pena reorganizar as ferramentas usadas para conversas, torná-las acessíveis e aderentes aos dois times.  

6. Promova encontros de debate sobre os resultados

Rotineiramente também é importante que os profissionais de ambas as equipes se reúnam para debater a performance das iniciativas de Go-to-Market Intelligence.

Preferencialmente, esses encontros devem proporcionar conversas francas, debate sobre o que foi alcançado e lições aprendidas. Dessa forma, o sentimento de pertencimento e o trabalho em equipe vão ganhando corpo, diminuindo as resistências à mudança e reforçando as afinidades.  

O alinhamento de Marketing e Vendas é determinante no sucesso da gestão de Go-To-Market Intelligence

Sem isso, perde-se agilidade e os desencontros entre as equipes dificultam o alcance da iteratividade necessária.

Da implementação à execução de Go-to-Market Intelligence, a sinergia das equipes é muito importante. Especialmente porque não se trata de uma estratégia pontual, mas de um novo mindset incorporado em todas as instâncias organizacionais.

Como está o alinhamento de Marketing e Vendas na sua empresa? Esses dois times têm trabalhado para elevar a maturidade em Go-to-Market Intelligence?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa líder em IA aplicada a negócios e Inteligência de Go-to-Market. Caso queira saber como otimizar o processo comercial das empresas, ajudando-as a encontrar formas mais eficientes de chegar a seus clientes e fechar negócios, conheça nossa solução. 

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex!

 


Artigos Relacionados