A aquisição B2B no setor de transporte e logística é bastante desafiadora, apesar dessa ser uma área em franca expansão no Brasil. Entre as dificuldades destacam-se os longos períodos de construção de listas de prospecção, além do ciclo complexo de negociação e fechamento de negócio.
A boa notícia é que é possível vencer esses percalços com o uso estratégico da tecnologia digital. Mais precisamente, incrementando a inteligência de dados por meio da aplicação de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, métodos e capacidades de análise de grandes bases de informação.
É sobre isso que vamos te ajudar a refletir ao longo deste artigo. Continue lendo para ver de que maneira é possível encontrar potenciais clientes com rapidez e eficiência tornando mais inteligente o uso de grandes volumes de dados.
Apesar da estagnação da economia nacional, o segmento de transporte e logística tem ganhado destaque em 2022. Há crescimento no volume de negócios, em parte resultante de investimentos em infraestrutura logística — em fevereiro, foi registrado um crescimento de 56% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme reportagem do Valor Econômico.
Quando olhamos para a logística separadamente, também vemos otimismo. Estima-se que, até o final do ano, as empresas do ramos devam se recuperar totalmente dos impactos negativos da pandemia (2020-2021).
Ao mesmo tempo, transporte e logística enfrentam desafios já bastante conhecidos, e que agora são intensificados. São eles:
Quando olhamos para o interior das empresas cujo core business está ancorado em transporte e logística, também vemos desafios que precisam ser superados.
Entre eles, destacam-se a transformação digital — da a adoção do e-commerce à digitalização dos processos, passando pela necessidade de uma gestão estratégica mais orientada por dados.
Se olharmos para os esforços de ganho de mercado, vemos que a aquisição de novos clientes e até de parceiros logísticos também tem tirado o sono de muitos gestores desse segmento.
Se há otimismo nos mercados de transporte e logística e, mesmo assim, muitas empresas do setor seguem enfrentando dificuldades de encontrar clientes e parceiros, algo precisa ser feito.
Muitos especialistas têm apontado para a necessidade de incrementar a inteligência de dados. Ou seja, adotar aplicações tecnológicas e, na esteira disso, potencializar as capacidades analíticas de gestores comerciais e profissionais de vendas, entre outros.
Na prática, o que se recomenda é contar com soluções de inteligência que ajudem a acessar grandes bases de dados cadastrais e localizar mais facilmente os decisores para negociações mais acertadas e em tempo hábil.
Além disso, seja na busca por clientes ou parceiros logísticos, plataformas inteligentes facilitam dimensionamento de mercado, segmentação, definição de perfil ideal, criação de listas de prospecção e muito mais.
Com a inteligência de dados devidamente incorporada às rotinas de Vendas e Inteligência de Mercado, algumas facilidades são conseguidas:
Ao incrementar a inteligência de dados, empresas do setor de transporte e logística agilizam e tornam mais seguros seus esforços de expansão de mercado. Dessa forma, conseguem aproveitar as oportunidades e contornar muitos de seus desafios atuais.
Um bom sistema de inteligência aliado a melhorias nas habilidades de análise de grandes volumes de dados dos profissionais envolvidos fará toda a diferença. Afinal, a aquisição B2B no setor de transporte e logística é cada vez mais uma questão de manejo tático da informação.
Sobre a Cortex
A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.
Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.