Blog com conteúdos sobre Marketing, Comunicação e Vendas

Reputação da marca e percepção de investidores: qual a relação?

Escrito por Cortex Intelligence | May 27, 2024 4:50:08 PM

No atual cenário, é muito importante pensar sobre como a reputação da marca influencia na percepção dos investidores. Afinal, ela é determinante para o sucesso dos negócios, inclusive impactando os resultados de lucratividade das companhias de capital aberto.

Isso porque empresas com forte posição reputacional costumam ter custos de capital abaixo da média e acesso mais fácil a capital. Além disso, geram mais retorno total para os acionistas, o que é muito valorizado pelos agentes de mercado em busca de ativos nos quais investir, segundo a MSCI.

Vamos entender como isso se dá na prática? Continue lendo para ver em detalhes:

  • como a reputação corporativa se tornou um ativo valorizado pelos investidores;
  • de que maneira é possível usá-la para atrair investimentos;
  • e muito mais!

Por que a reputação é um ativo importante para atrair investimentos?

Você sabia que clareza, transparência e adaptabilidade no diálogo são fatores que influenciam as decisões de ao menos 61% dos investidores? É o que aponta um levantamento global da NACD.

Esses estão entre os predicados das companhias mais bem-sucedidas em termos reputacionais. Basicamente, elas se relacionam bem com todos os seus stakeholders, pois desfrutam de uma boa imagem — em muitos casos, alcançam isso a partir da maneira como dialogam.

A reputação corporativa, aliás, é um ativo determinante para a atração de investidores. Especialmente a partir da ascensão do ESG como um valor para a sociedade. Basicamente, responsabilidade socioambiental e boas práticas de governança são continuamente avaliados.

Neste movimento, os investimentos e as ações organizacionais são avaliados a partir de seus impactos na sociedade e no meio ambiente. Logo, há toda uma vigilância da mídia e dos próprios consumidores que, cada dia mais, valorizam marcas responsáveis e atuantes para melhorar o mundo em variadas frentes.

Já se sabe, por exemplo, que mais de 50% dos consumidores se declaram "dispostos a pagar mais por produtos e serviços fornecidos por empresas que estão comprometidas com o impacto socioambiental positivo”, conforme levantamento global da Nielsen

Mais: o comprometimento ESG “permite que as empresas alcancem maior liberdade estratégica, aliviando a pressão regulatória”, afirma a McKinsey

No campo do mercado financeiro especificamente, os fundos sustentáveis chegaram ao posto de preferidos dos investidores em todo o mundo. Eles anualmente movimentam incríveis 30 trilhões de dólares em ativos, de acordo com a Global Sustainable Investment Alliance

Em termos bem simples: os agentes de mercado querem estar associados a companhias que são bem-vistas. Isso porque elas inspiram confiabilidade, não se envolvem em escândalos e têm atuação mercadológica socialmente aprovada.   

Basta olharmos para o sucesso das organizações que compõem carteiras como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3). Elas são selecionadas a partir de uma série de critérios e, por isso também, suas ações estão entre as mais valiosas da Bolsa de Valores. 

Fatores que fazem com que as companhias de capital aberto com melhor reputação atraiam mais investidores

Confira, na tabela a seguir, os fatores que mais demonstram como a reputação da marca influencia na percepção dos investidores.

Fator

Impacto na atração de investidores

Transparência

Divulgação clara e completa de informações financeiras e operacionais.

Aumenta a confiança dos atores do mercado financeiro.

Governança 

Práticas de gestão que garantem a responsabilidade e ética na administração da empresa.

Reduz o risco de má administração e fraudes, aumentando a segurança para quem é investidor ou quer investir.

Desempenho financeiro

Resultados financeiros sólidos e consistentes ao longo do tempo.

Indica estabilidade e potencial de crescimento, atraindo quem está em busca de retornos.

ESG

Compromisso com práticas ambientais e sociais responsáveis.

Atrai investidores preocupados com impactos sociais e ambientais.

Inovação e desenvolvimento

Investimento em pesquisa e desenvolvimento, produtos inovadores e adaptação ao mercado.

Demonstra potencial de crescimento e capacidade de competir no mercado.

Opinião pública

Reconhecimento e confiança na marca por parte dos consumidores, da mídia e dos agentes de mercado.

Aumenta a percepção de valor e estabilidade da companhia.

Dividendos consistentes

Histórico de pagamento de dividendos regulares e crescentes.

Atrai investidores que buscam renda estável e retorno garantido sobre o capital investido.

Estratégia de longo prazo

Plano claro e sustentável para crescimento futuro.

Atrai investidores maiores, interessados em resultados a longo prazo.

 

Como usar a reputação para tornar sua empresa mais atraente para investidores?

Veja agora uma série de dicas para usar o legado reputacional no objetivo de atrair investidores.

Estabeleça uma presença consistente na mídia

Vale a pena aproveitar a boa reputação da empresa para conseguir mídia espontânea. 

Quando a empresa é vista de forma positiva, os veículos de comunicação respeitados pelos agentes de mercado estão mais abertos a cobri-la. Logo, é importante aproveitar isso para gerar mais visibilidade, sobretudo na busca por atrair atenção positiva de investidores.

Lembre-se que estar presente na mídia de forma consistente ajuda a reforçar a imagem organizacional como sólida e confiável. 

Basicamente, publicações em jornais, revistas, emissoras de TV e rádio e portais de notícias respeitados validam a credibilidade do negócio perante o mercado. Elas, quando bem aproveitadas, mantêm a marca na mente dos investidores potenciais.

Além disso, a mídia espontânea gera um efeito cascata, onde outras publicações podem replicar a cobertura inicial. Isso amplia ainda mais o alcance, aumentando as chances de atrair agentes em busca de empresas nas quais investir.

Participe de rankings reputacionais

Participar de rankings que classificam companhias com melhor imagem também é uma forma de aproveitar como a reputação da marca influencia na percepção dos investidores. 

Organizações como Merco, Global Rep Trak, Interbrand, Statista e Brand Finance publicam periodicamente suas classificações. Elas, por serem criteriosas e respeitadas, fornecem uma chancela de autoridade que pode ser muito atraente para investidores.

No detalhe, a presença em rankings renomados destaca a companhia na imprensa e cria uma imagem de excelência. Isso demonstrando suas fortalezas em áreas cruciais como governança, sustentabilidade, satisfação do cliente, entre outras. 

Essa visibilidade positiva, com certeza, é um diferencial importante que ajuda no esforço de captação de investimentos. Ela cria um "selo de aprovação" que todo o mercado respeita.

Comunique a confiança reconhecida pelo mercado

Também é importante demonstrar claramente aos investidores o quanto a empresa é bem-vista pela sociedade. 

Isso pode ser feito por meio de ações de Marketing, Comunicação e Relações Públicas. Por exemplo, aproveitando as classificações em rankings reputacionais, bem como repercutindo menções positivas de líderes de opinião e influenciadores do mercado de finanças. 

Feito isso de maneira estratégica (sem parecer autoelogio), um dos resultados possíveis é fazer com que os investidores se sintam seguros para incluir a marca em sua carteira de ativos ou fazer mais aportes.

Basicamente, é preciso trabalhar o orgulho dos investidores em relação à reputação da empresa. Dessa forma, eles estarão sempre lembrando que estão associados a uma marca bem-vista, reconhecida e respeitada.

Diferencie-se da concorrência em termos de confiabilidade

Encontrar meios de distinguir a marca de seus competidores em termos reputacionais também é fundamental. 

Deve-se aproveitar a boa imagem da empresa e demonstrar as diferenças em relação aos concorrentes — sequer é preciso nomeá-los. 

Neste ponto, o segredo está em mostrar onde a companhia se destaca daquelas que competem pelos mesmos clientes e investidores. Isso pode envolver, por exemplo, em propagar princípios éticos, diferenciais de produtos e serviços, percepção pública positiva, e assim por diante. 

Basicamente, comunicar essas diferenças de maneira eficaz ajuda a empresa a se posicionar como líder de mercado. Isso, quando bem realizado, atrai investidores, além de fortalecer a marca perante o público geral.

Transpareça resiliência diante das incertezas

Você sabia que apenas 49% das companhias com melhor desempenho em bolsa têm uma boa gestão de crise? É o que demonstrou um estudo da Deloitte

Acontece que é cada vez mais importante demonstrar aos investidores que a organização é resiliente. Ou seja, que lida bem com crises financeiras e de imagem e, também por isso, é bem avaliada pela sociedade.

Essa estratégia se mostra determinante atualmente, pois tranquiliza os agentes financeiros quanto à estabilidade do negócio em meio às incertezas mercadológicas. Em outras palavras, a capacidade de enfrentar problemas e ameaças e sair fortalecida é um grande atrativo para investimentos.

Para isso, vale a pena mostrar exemplos concretos de superação de desafios — via publicações próprias, mas principalmente na mídia.

Na atualidade, é fundamental saber como a reputação da marca influencia na percepção dos investidores

Quanto melhor uma companhia performa na opinião pública, mais chances ela tem de ser vista como confiável. 

Consequentemente, aumentam suas chances de atrair investidores e mantê-los fiéis — inclusive, transformando-os em promotores de marca diante de outros atores do mercado financeiro.

Você já tinha refletido sobre c​​omo a reputação da marca influencia na percepção dos investidores?

Sobre a Cortex

A Cortex é líder em IA aplicada a negócios e Inteligência de Go-To-Market. Caso queira saber como usar IA em mensuração e analytics de mídia, além de monitorar a reputação corporativa de forma integrada, conheça nossa solução de PR Intelligence.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.