Como ampliar a ativação de PDVs de maneira estratégica
A ativação de PDVs é um processo que costuma ser bastante trabalhoso para analistas de Trade Marketing, Vendas e Inteligência de Mercado. Desde o mapeamento dos canais indiretos que mais se encaixam dentro do perfil que a empresa deseja até conseguir abertura para apresentar a proposta e, posteriormente, fechar a parceria.
Conforme o nicho de mercado com que se trabalha, os potenciais canais podem estar geograficamente muito pulverizados. E há muitos que sequer disponibilizam informações para quem está fazendo uma avaliação preliminar.
A boa notícia é que é possível acelerar e tornar mais eficaz essa missão lançando mão da tecnologia. Mais precisamente, por meio de uma solução de inteligência de vendas.
Sobre isso vamos te ajudar a refletir ao longo deste artigo. Continue lendo para ver como ampliar a ativação de PDVs com rapidez e eficiência!
Quais são os principais desafios da ativação de PDVs
Comecemos por relembrar os desafios mais comuns de uma estratégia de ativação de PDVs:
- alta concorrência pelos melhores PDVs;
- dificuldade em mapear o perfil ideal de PDVs;
- lentidão no processo de encontrar novos potenciais parceiros nos canais indiretos;
- necessidade de fazer varreduras manuais na internet, em busca de uma lista de PDVs para prospectar;
- informações de contato dos decisores dispersas, incompletas ou desatualizadas em mailings comprados de fontes duvidosas;
- pouca escala no processo por falta de automação das buscas;
- entre outros.
Praticamente todas essas dificuldades estão diretamente ligadas a falta de ferramentas e/ou habilidades para captar, processar e analisar dados, como detalhamos a seguir.
Por que a inteligência de vendas é a melhor escolha na estratégia de ativação de PDVs
Um volume praticamente infinito de informações sobre canais de vendas indiretos está disponível hoje. Contudo, é bastante difícil minerar esses dados e chegar à lista ideal de canais a serem prospectados.
É por isso que os gestores e profissionais encarregados de prospectar novos PDVs têm recorrido a plataformas de inteligência de vendas. Com esse tipo de recurso tecnológico, eles unem ciência de dados, análises preditivas e analytics, acelerando tudo e obtendo maior precisão e confiabilidade.
Dotados de uma aplicação de inteligência de vendas, esses analistas contam com a Inteligência Artificial. E isso, na prática, significa aumentar o poder de cruzamento dos dados, além do enriquecimento e da higienização deles — ter a certeza de que estão corretos, atualizados; sem excessos ou faltando informações vitais para análises inteligentes.
Entre as atividades que eles podem fazer operando esse tipo de ferramenta, destacam-se:
- selecionar um nicho de atuação e afunilar a busca por tamanho de empresa, faturamento, número de funcionários, entre outros;
- escolher uma área geográfica adequada aos objetivos de expansão de negócios da empresa;
- filtrar por tipo de canal;
- verificar aspectos como índice de presença digital dos canais pré-selecionados;
- extrair os contatos dos decisores dentro dos canais pré-selecionados;
- verificar a de propensão de fechamento da parceria usando as recomendações do sistema;
- e muito mais.
Como a solução de inteligência de vendas da Cortex facilita o processo de busca e ativação de PDVs
Inteligência de Vendas B2B é a plataforma de sales intelligence mais poderosa da América Latina. O que a credencia também para apoiar a aceleração de busca e a ativação de PDVs.
Ao entrar no sistema, o analista poderá identificar empresas que tenham o perfil ideal para distribuir seus produtos e serviços e/ou encontrar novos mercados de atuação. Isso por meio de pesquisas com visualização de dashboards interativos e intuitivos.
Um grande trunfo da solução de Inteligência de Vendas B2B é que ela facilita o dimensionamento de mercado e o mapeamento de PVDs. Isso porque disponibiliza dados de mais de 19 milhões de empresas de todos os setores e portes. Além disso, também entrega os nomes e os contatos dos decisores, com quem se deve iniciar a negociação. Tudo com alta acurácia e segmentações assertivas.
Basicamente, em um único ambiente conta-se com a Inteligência Artificial para encontrar PDVs similares aos já conquistados, ver a propensão de compra por PDV, entre outras informações que são vitais na estratégia.
Diferenciais da Inteligência de Vendas B2B no processo de seleção e ativação de PDVs:
- Assertividade nos contatos B2B com a possibilidade de filtro por CBO;
- Modelos matemáticos exclusivos para estimativa de porte;
- Inteligência Artificial para espelhamento de perfil e cálculo de propensão de compra;
- Flexibilidade na seleção de parâmetros para filtrar e encontrar distribuidores;
- Possibilidade de filtros por CEP/bairro/cidade/estado/região/país;
- Mais de 17 mil fontes de dados sempre atualizados;
- Mais de 150 países cobertos;
- Mais de 179 milhões de empresas devidamente mapeadas e com informações sempre atuais;
- Mais de 50 variáveis próprias exclusivas.
Ativação de PDVs com inteligência de dados: rapidez e eficiência para concentrar esforços no que realmente importa
O sucesso na estratégia de ativação de PDVs, cada vez mais, depende de quão equipados tecnologicamente estão os profissionais responsáveis. Especialmente no mercado B2B, com alta concorrência e decisores mais exigentes e de difícil acesso.
Aqui na Cortex, nos orgulhamos de oferecer ao mercado a melhor ferramenta para mapear, analisar e montar listas de PDVs a serem prospectados. Nossa solução é dotada de Inteligência Artificial, proporcionando aos analistas alta acurácia, recursos refinados de filtragem, dados sempre atualizados e muito mais.
Sobre a Cortex
A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Vendas e Mercado.
Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.