Como construir uma lista de contas para prospecção é um questionamento comum para muitos gestores e profissionais de Vendas B2B. Tanto é assim que o mercado global de tecnologia para geração de leads vem crescendo a uma taxa de 17,5% ao ano, segundo a TheInsightPartners.com.
Há na atualidade toda uma complexidade na hora de formatar uma listagem de potenciais clientes. Seja porque a concorrência está mais acirrada, seja pela sofisticação profissional dos próprios compradores, entre outros motivos.
Vamos tornar essa tarefa mais simples e eficiente? Para isso, continue lendo. Aqui você vai ver:
Comecemos por entender quais dados e informações precisam estar presentes para que uma lista de contas para prospecção seja considerada eficiente. Isso requer registros que ajudem a garantir que as contas selecionadas tenham fit com o seu negócio.
Logicamente, a depender do seu mercado de atuação, a forma de cadastramento dos prospects pode variar. Contudo, de uma maneira geral, é recomendado que você estabeleça um framework básico.
Ele pode ser mais ou menos como demonstramos neste exemplo:
FRAMEWORK PARA LISTA DE CONTAS PARA PROSPECÇÃO |
|
Categoria analítica |
Detalhes |
Informações da empresa |
Nome da empresa CNPJ Setor de atuação Tamanho/porte Receita anual Localização |
Dados de segmentação |
Segmentos de mercado alvo Necessidades do setor |
Potencial/propensão de compra |
Orçamento disponível Necessidades atuais Sinais de crescimento Força dos concorrentes que atendem atualmente |
Informações de contato do decisor de compras |
Nome completo Título do cargo E-mail corporativo Número de telefone |
Histórico de engajamento (se houver) |
Interações anteriores Respostas a campanhas Histórico de compras/interesse |
Insights de mídia social e web |
Atividades em mídias sociais Links para menções em notícias ou outros conteúdos web |
Informações adicionais |
Participação em eventos Tecnologias utilizadas Parcerias estratégicas |
Com o framework definido, como construir uma lista de contas para prospecção que seja, de fato, estratégica? Veja a resposta a esse questionamento bem detalhada nos passos que seguem!
É recomendável adotar uma solução de Sales Intelligence, que proporciona acesso a vastas quantidades de dados atualizados.
Esse tipo de ferramentas tecnológica automatiza a coleta, processamento e análise de dados, liberando tempo para que os profissionais se dediquem a análises mais profundas.
A partir disso, capte informações de redes sociais, diretórios empresariais, bases de dados comerciais, entre outras, para formatar uma listagem mais ampla.
Aqui o objetivo não é criar uma lista final, mas sim gerar um grande número de registros para futura análise e seleção.
Examine sua atual carteira de clientes e identifique padrões e correlações entre eles. Isso ajudará a detectar tendências de compra e outras características relevantes para refinar a lista inicial de prospecção.
Com a lista de contas para prospecção já mais detalhada, verifique o quão completa ela está e se alguma informação relevante precisa de atualização ou correções.
Atenção especial deve ser dada aos dados de contato dos decisores, devido à frequente mudança nos departamentos de Compras. Neste aspecto, as soluções de Sales Intelligence também são extremamente úteis, pois oferecem acesso a dados sempre atualizados.
Após esses passos, é recomendado que os vendedores e/ou representantes examinem a lista de prospecção. Por exemplo, eles podem testar alguns registros, entrando em contato para confirmar a precisão e utilidade das informações.
Com base no feedback dos profissionais, será mais fácil identificar necessidades de ajustes ou a busca por mais informações úteis para o processo.
Posteriormente, a lista final de prospecção deve ser compartilhada com a equipe, dividindo-a conforme a necessidade de cada profissional.
Mas atenção: a listagem só pode ser considerada final apenas após passar por uma análise crítica — qualificada, indicando fortes chances de contribuir na aquisição de novos clientes.
Por último, garanta avaliação contínua dos resultados alcançados com a lista de prospecção. Dessa forma, será mais fácil detectar potenciais mudanças que precisam ser realizadas.
Para isso, utilize métricas como:
As companhias mais bem-sucedidas no mercado B2B brasileiro já sabem como construir uma lista de contas de prospecção eficiente. Elas contam com a plataforma de Inteligência de Vendas B2B fornecida pela Cortex.
Como você também poderá conseguir isso? Confira nos tópicos que seguem.
Com essa ferramenta, dotada de Inteligência Artificial e Ciência de Dados, entre outros recursos, você e seu time lidam com essa atividade em poucos minutos. Basicamente porque ela disponibiliza acesso a:
Além disso, as funcionalidades do sistema ajudam a:
Com a plataforma de Inteligência de Vendas B2B da Cortex a dúvida de ”como construir uma lista de contas para prospecção” vai deixar de ser uma preocupação para o seu time. Ela proporciona análises aprofundadas do mercado e da própria operação comercial e melhora substancialmente a previsibilidade de vendas.
No detalhe, os profissionais poderão ter uma atuação ainda mais consultiva e analítica. Eles finalmente vão desenvolver inteligência de dados para que a busca por novos clientes seja mais ágil e certeira.
A eficácia dessa ação deve estar em linha com a atual dinamicidade do mercado. Isso significa que não dá mais para os profissionais de Vendas e Marketing gastarem dias ou até semanas nessa atividade.
O melhor caminho a seguir é investir em inteligência. O que é obtido com maestria pelas empresas que adotam a solução de Inteligência de Vendas B2B da Cortex.
Sobre a Cortex
A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.
Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.