Cada vez mais líderes empresariais se perguntam como usar OKRs para gerir a Comunicação. Isso porque essa área tem sido provocada a planejar e agir com base em dados, tornando seus resultados tangíveis e facilmente interpretados pelos boards executivos.
A saber, estamos falando de objetivos e resultados-chave. Eles, frequentemente mencionados em inglês (Objectives and key Results - OKRs), são frameworks usados para executar e atingir a performance desejada por meio da definição de metas simples e colaborativas, como pontua a Forbes.
Você quer entender como os OKRs ajudam na gestão da área responsável pelo diálogo com o mercado?
Então continue lendo, pois aqui vamos te mostrar:
OKR é o acrônimo de "Objectives and Key Results", os "Objetivos e Resultados-chave", uma metodologia colaborativa de definição de metas usada por equipes e indivíduos para lidar com desafios e ambições.
Na prática, os OKRs são a forma de acompanhar o progresso, criar alinhamento e incentivar o envolvimento em torno de metas mensuráveis. Seja falando sobre operações ou estratégias, eles servem para definir alvos a serem atingidos em vários níveis da empresa.
Eles podem ser classificados em dois tipos específicos:
Quando avaliados no final de um ciclo, espera-se que eles tenham uma nota de aprovação.
Eles podem ser de longo prazo e durar além de um ciclo comum de OKR, ou até mesmo ser transferidos entre membros da equipe para aumentar o envolvimento deles.
Vamos detalhar um pouco mais essas definições?
Um Objetivo é simplesmente o que deve ser alcançado, nem mais nem menos. Eles são significativos, concretos; idealmente orientados para a ação e inspiradores. Quando adequadamente projetados e implantados, são uma vacina contra o pensamento confuso e a execução ineficaz.
Os Resultados-chaves, por sua vez, devem ser específicos, limitados no tempo e agressivos, mas realistas. Acima de tudo, mensuráveis e verificáveis.
Basicamente, ou se atende aos requisitos de um resultado-chave ou não — não há área cinzenta, não há espaço para dúvidas.
No final do período designado, normalmente um trimestre, é realizada uma verificação regular e os resultados-chave são classificados como cumpridos ou não.
Mas, atenção, não se deve confundir Objetivos e Resultados-Chave com os populares Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs).
Na tabela a seguir, confira como os OKRs se diferenciam dos KPIs:
OKRs |
KPIs |
|
Foco |
Atender objetivos específicos alinhados com a missão e visão da organização. |
Medir desempenho individual ou de grupo em relação a metas ou benchmarks específicos. |
Características |
São ambiciosos e desafiadores. |
Rastreiam e medem métricas concretas em áreas como operações e finanças. |
Escopo |
Essenciais em qualquer nível da organização. |
Acompanham desempenho em áreas de negócios específicas, como vendas, marketing ou finanças. |
Veja, a seguir, um passo a passo básico para estabelecer OKRs.
O primeiro passo na elaboração de OKRs envolve sentar-se com a equipe e perguntar: "Quais são as três coisas mais importantes a serem realizadas nos próximos três meses?".
Aprofunde o entendimento do porquê essas metas são importantes e faça isso repetidamente.
Ao questionar continuamente o motivo, o time é motivado a compartilhar detalhes significativos sobre qual objetivo específico está tentando alcançar. Se ele compreender o "porquê" em um nível mais profundo, é provável que forneça declarações que facilitem a redação dos OKRs.
Por exemplo, talvez a meta seja "Vamos lançar uma campanha de anúncios para atrair mais público para nosso site". Fantástico. Isso é um ótimo lugar para se chegar, mas não é inspirador.
Neste caso, o próximo questionamento pode ser: "Por que isso importa?"
A resposta mais profunda é: "Isso importa porque houve uma queda no engajamento e temos recebido visitantes não qualificados ultimamente". Ou, "isso importa porque, para permanecermos viáveis no mercado, precisamos ter maior presença online, superando a audiência dos concorrentes".
Então, um novo objetivo pode ser: "Vamos aumentar o tráfego do site atraindo nosso público-alvo por meio de conteúdo a altura do que ele espera/busca".
Após escrever os OKRs, é indicado publicar um esboço das metas e pedir à equipe um feedback sincero. Isso considerando que, na maioria das vezes, olhar para uma folha em branco é muito mais difícil do que revisar um trabalho em andamento.
Durante esse exercício de compartilhamento, em vez de perguntar "Você tem alguma pergunta ou comentário?", é aconselhável solicitar ao time que sugira "uma ou mais variações que melhorariam este objetivo".
Basicamente, é importante dar aos profissionais a liberdade de contribuir e incorporar novas perspectivas nos OKRs.
Quando se trata de estabelecer resultados-chave, especificamente, também é uma boa ideia envolver a equipe.
Realizar uma sessão de brainstorming de OKRs como parte do processo de escrita dá aos profissionais um maior nível de propriedade, promove a responsabilidade e inspira a todos a se importarem com os OKRs que definem.
Ao escrever resultados-chave para cada objetivo, vale a pena reunir papéis adesivos ou preencher um quadro branco virtual. Em seguida, solicitar que cada membro da equipe anote sugestões e que todos revezem-se compartilhando e debatendo suas métricas até encontrar o nível certo de dificuldade.
Para tal, é fundamental que os profissionais já estejam acostumados a lidar com métricas e KPIs. Dessa forma, eles terão de onde partir, uma vez que o pensamento analítico já está incorporado.
→ Baixe este material e compartilhe-o com os membros da sua equipe de Comunicação:
Por fim, é sempre importante lembrar que os OKRs definidos precisam estar 100% alinhados com os objetivos gerais da empresa. Mais especificamente, eles precisam se conectar perfeitamente com os pilares estratégicos da marca.
Só assim será possível garantir que a área de Comunicação cumprirá sua função de ser um hub de inteligência, que de fato contribui para a obtenção de resultados tangíveis para o negócio.
Em linhas gerais, essas são as frentes nas quais os OKRs impactam a estratégia comunicacional das empresas:
Vamos agora a como usar OKRs para gerir a Comunicação na prática. Confira, a seguir, seis dicas que vão te ajudar nisso.
O primeiro passo ao aplicar OKRs na gestão da comunicação é estabelecer objetivos claros. Eles devem ser metas tangíveis e alcançáveis que contribuam para os objetivos gerais da organização.
Exemplos de objetivos podem incluir aumentar o reconhecimento da marca, melhorar a comunicação interna ou fortalecer a presença online.
Cada objetivo deve ser acompanhado por resultados-chave mensuráveis que servem como indicadores de progresso.
Por exemplo, se o objetivo é aumentar o reconhecimento da marca, será preciso mensurar o número de menções nas redes sociais, a cobertura na mídia e o aumento no tráfego do site.
Os OKRs devem ser integrados à estratégia de comunicação da organização. Isso significa alinhar os objetivos e resultados-chave com todas as iniciativas da área.
Ao fazer isso, a equipe de Comunicação pode direcionar seus esforços de maneira mais eficaz, concentrando-se nas frentes que têm o maior impacto nos objetivos organizacionais.
Cada OKR deve ter responsabilidades atribuídas a membros específicos da equipe de Comunicação. Isso garante que todos compreendam suas funções e contribuam para o alcance dos objetivos estabelecidos.
Essa transparência na atribuição de responsabilidades promove a colaboração e ajuda a evitar a duplicação de esforços.
A gestão eficaz por meio de OKRs também requer monitoramento constante e avaliação regular do progresso.
Ferramentas de monitoramento e relatórios são essenciais para acompanhar os resultados-chave ao longo do tempo. Além disso, deve-se realizar reuniões periódicas de revisão, especialmente para discutir o desempenho, fazer ajustes estratégicos e garantir que o time esteja no caminho certo para atingir os objetivos estabelecidos.
Por fim, é importante ter em mente que os OKRs não são apenas uma ferramenta de gestão, mas também um mecanismo de aprendizado contínuo.
Dentro disso, analisar os resultados, tanto os sucessos quanto os pontos de melhoria, é fundamental. Isso porque as lições aprendidas podem orientar futuras estratégias e contribuir para o processo de aprimoramento.
→ Conheça as principais métricas de Comunicação da atualidade, além de como e porque mensurá-las para tornar-se um profissional com os skills necessários para a era dos dados:
Os OKRs oferecem uma abordagem estratégica, mensurável e eficaz.
Eles facilitam os esforços de estabelecer objetivos claros, definir resultados-chave mensuráveis, atribuir responsabilidades, monitorar regularmente e aprender com os resultados.
Ao adotar essa abordagem, as lideranças podem melhorar significativamente sua contribuição para o alcance de metas organizacionais mais amplas. Ao longo do caminho, deixam de se perguntar como usar OKRs para gerir a Comunicação, focando em potencializar resultados para seguir avançando.
Sobre a Cortex
A Cortex é líder em IA aplicada a negócios e Inteligência de Go-To-Market. Caso queira saber como usar IA em mensuração e analytics de mídia, além de monitorar a reputação corporativa de forma integrada, conheça nossa solução de PR Intelligence.
Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.