Agendamento temático: como utilizá-lo para posicionar a comunicação institucional

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você vai ler sobre: 

  • O que é agendamento temático e qual sua influência na comunicação institucional
  • Estratégias de comunicação baseada no agendamento temático
  • Importância do clipping 4.0 para as estratégias de comunicação institucional 

Quem trabalha com comunicação institucional provavelmente já ouviu falar sobre agendamento temático. Esse conceito diz respeito ao papel determinante da mídia na definição dos assuntos que são debatidos pela sociedade.

Tendo isso em mente, os profissionais de comunicação institucional enfrentam o desafio de acompanhar o que está sendo dito na imprensa. Inclusive, hoje, uma grande aliada para a realização dessa tarefa é a tecnologia

Um dos exemplos disso é a opção que vem já vem sendo adotada pelas áreas de comunicação modernas: o monitoramento integrado das mídias, baseado em big data.

Só para se ter uma ideia, o mercado de serviços e tecnologias de big data expandirá 24,15% ao ano, de 2019 a 2023

Contudo, antes de sabermos como funciona esse monitoramento integrado, vamos entender em mais detalhes o que é o agendamento temático? Confira a seguir.

Agendamento temático e sua influência na comunicação institucional

Basicamente, o agendamento temático (ou Teoria do Agenda Setting) afirma que a mídia é responsável por determinar os temas discutidos pelas pessoas.

Isto é, os assuntos considerados importantes pela sociedade são os que estão sendo abordados pela cobertura jornalística. 

Outra teoria importante é a do Gatekeeper. Nesta, afirma-se que alguns jornalistas, normalmente os editores, são os responsáveis por “filtrar” quais notícias serão divulgadas para a sociedade.

Mas você deve estar se perguntando: como tudo isso impacta a comunicação institucional? Basta lembrar que parte importante do trabalho de relações públicas é justamente inserir as empresas na mídia.

Aliás, esse trabalho hoje conta com mais um grande desafio, que é a mediação feita nas redes sociais a partir do que é publicado na imprensa.

O compartilhamento comentado de notícias no Facebook, Instagram e outras plataformas, faz com que determinados assuntos alcancem um grande público. 

Isso revela que os conteúdos disseminados nas redes sociais também impactam no que percebemos como importante.

SAIBA MAIS: Como medir o impacto da notícia na era digital

Dessa forma, como definir as melhores estratégias de comunicação institucional a partir do agendamento temático? Confira a seguir. 

Como criar uma estratégia de comunicação institucional baseada no agendamento temático

Como vimos, hoje, além das notícias divulgadas nos veículos tradicionais, há também as informações disseminadas a todo momento nas mídias sociais.

Diante dos avanços da tecnologia, para construir uma estratégia de comunicação institucional é preciso monitorar o que está agendado na mídia. Dois pontos evidenciam a importância disso.

Avaliação de riscos e oportunidades a partir da análise de dados

Vivemos na era dos dados. E o monitoramento integrado traduz claramente isso.

Ele permite que os profissionais de relações públicas acompanhem, em tempo quase real, as citações da empresa em diferentes veículos de mídia

Isso ajuda a área de comunicação a identificar de maneira rápida como a empresa está sendo exposta em diferentes veículos, por exemplo.  

Com o monitoramento do agendamento temático, por sua vez, é possível ir além, fazendo uma análise de riscos e oportunidades que contribuem para a geração de insights.

Ou seja, os profissionais conseguem ponderar as estratégias e ações a serem tomadas para a área de comunicação. 

Mas na prática, como isso funciona?

O monitoramento do agendamento temático possibilita que as empresas se preparem para lidar com questões diversas, sejam elas positivas ou não. Vejamos alguns exemplos a seguir. 

Uma companhia de determinado segmento enfrenta uma grande crise. Possivelmente, as outras organizações do mesmo setor podem ser direta ou indiretamente questionadas ou cobradas por conta disso

Em outro caso, um tema ou empresa está em evidência para as pessoas de forma positiva.

Isso é bom, pois dá a oportunidade de outras empresas traçarem estratégias de comunicação com base nessa situação favorável.

Por fim, em ambas as situações, a comunicação institucional pode se preparar estrategicamente. Seja para evitar desgastes com a imprensa e clientes ou aproveitar uma circunstância benéfica. 

Clipping 4.0

No mundo de hoje, o clipping não pode mais representar apenas uma coletânea de notícias sobre uma empresa, referente a um determinado período, e realizada de forma manual.

Hoje, esse processo deve ser feito de forma automática e englobar também o monitoramento da concorrência, do agendamento temático e até mesmo do desempenho de produtos. É o chamado clipping 4.0.

Com isso, o clipping passou a desempenhar um papel mais estratégico na comunicação institucional, auxiliando no planejamento e na tomada de decisão. 

Resumindo…

O uso da tecnologia já é uma realidade na área de comunicação institucional e vem crescendo cada vez mais. 

Diante do papel decisivo da imprensa de pautar os assuntos a serem discutidos pela sociedade, o monitoramento do agendamento temático se faz ainda mais importante para as estratégias de comunicação institucional. 

Tendo em vista esse contexto, é importante estar atento também aos seguintes movimentos:

  • O clipping tradicional perdeu relevância e atualidade;
  • O número de veículos e profissionais que influenciam um mercado ou uma marca aumentou muito;
  • A reputação de uma marca, construída em anos, pode ser abalada em poucas horas;
  • Os canais se multiplicaram tornando difícil saber qual deles gera mais retorno.

E, então, ficou claro para você o conceito de agendamento temático e como você pode utilizá-lo nas estratégias de comunicação corporativa?

Esperamos que sim! No próximo post mostraremos como você pode identificar os melhores influenciadores da sua marca e construir relacionamento com eles. Acompanhe aqui no blog!


Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.

comunicação institucional

 


Artigos Relacionados