Clipping interativo: uma poderosa ferramenta de comunicação

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Empresas que conseguem gerenciar suas informações de maneira inteligente costumam adquirir boas vantagens competitivas em relação às concorrentes.

Se considerarmos o surgimento desenfreado de informações e a velocidade com que se tornam obsoletas, quanto mais imediata e abrangente for a cobertura dessas, mais utilidade terão para quem for usá-las.

E já que o tema é cobertura de informações, vamos falar sobre clipping?

Você sabe como um clipping pode, de fato, agregar valor para a comunicação?

O que é clipping?

O clipping é uma atividade de monitoramento de mídias, impressas e digitais.

Seu objetivo é reunir matérias que mencionem determinada empresa (ou marca), seus concorrentes e o mercado no qual a marca está inserida.

Comumente relacionado às áreas de relações públicas e comunicação, um bom clipping deve ser uma das principais fontes de informação para essas áreas.

Ele é fonte de pesquisa e insights para a elaboração de estratégias de posicionamento de marca, permite o acompanhamento da reputação da empresa, apresenta os principais influenciadores de uma marca, ajuda promover produtos e serviços no mercado e a gerar dezenas de outros indicadores relevantes de comunicação.

Entretanto, os tradicionais modelos estáticos de clipping já não conseguem mais acompanhar o volume e a velocidade das informações da maneira como elas acontecem hoje em dia.

Portanto, para que se extraia de um clipping todos os insights que ele pode oferecer, é necessário, nos dias de hoje, que ele seja interativo, que monitore todas as mídias em tempo real e que ofereça a possibilidade de ser filtrado por matérias, veículos, influenciadores ou pela classificação que se desejar obter.

Em outras palavras, os novos clippings devem ser voltados para resultados, caso contrário, sua existência já não fará mais sentido.

Qual a importância de um clipping voltado para resultados?

O clipping, quando possui as características acima descritas, pode ser uma poderosa ferramenta estratégica.

Com a ajuda desse tipo de clipping, as empresas conseguem monitorar tendências, antever e planejar um gerenciamento de crise adequado, analisar sua imagem no mercado, identificar quais são os melhores influenciadores digitais – jornalistas, blogueiros e demais formadores de opinião que escrevem sobre o segmento no qual elas atuam, etc.

Sendo assim, por meio do clipping interativo, consegue-se mensurar o trabalho feito pela comunicação (ou assessoria de imprensa) e perceber se as estratégias traçadas para a inserção de uma marca no mercado têm surtido os efeitos esperados com mídias espontâneas – mídias não pagas, mas com grande projeção e consequente repercussão.

Principais contribuições do clipping

– Análise da imagem organizacional

Entre outras utilidades essenciais, o clipping pode e deve ser usado pelas empresas como uma fonte de dados estratégicos para análise da imagem de uma marca no mercado.

Sabe-se que a construção de credibilidade é um processo lento e gradual e que, por isso, o monitoramento constante do que é dito sobre ela se faz necessário.

Para que os resultados sejam alcançados conforme o esperado ou para que respostas rápidas possam ser dadas quando alguma referência negativa for feita, é de suma importância fazer uma análise cuidadosa e constante dos clippings.

Quanto mais analítico e abrangente ele for, melhor refletirá a forma como a imagem da empresa está sendo recebida pelo público e/ou consumidores da marca.

– Estratégias de comunicação e marketing mais assertivas

O clipping também pode fornecer dados sobre um mercado específico, pode apontar o sentimento de matérias publicadas, de comentários e de sugestões de usuários nas redes sociais.

Pode prever tendências, identificar oportunidades e ameaças, entre diversos outros insights extremamente importantes para a elaboração de estratégias de ambas as áreas.

– Decisões estratégicas embasadas em informações e números reais

De posse de informações reais e atuais sobre o mercado ou marca, o clipping permite aos gestores da organização tomar decisões mais estratégicas, com mais assertividade e sem correr grandes riscos de fazer estimativas erradas.

Os dados coletados em um clipping não servem apenas para o planejamento de uma ação, mas também para a análise da funcionalidade das propostas previamente implantadas.

O futuro do clipping e a tecnologia

Ter um vasto número de informações soltas, entretanto, não é nada estratégico.

A simples captura e armazenamento de dados, sem as devidas técnicas que otimizam os resultados deste apanhado, não têm muita utilidade.

Porém, se o clipping é feito de maneira inteligente, organizada e digital, uma infinidade de possibilidades coloca-se a seu dispor.

O clipping digital e interativo costuma ser mais voltado para negócios e resultados.

Por conta disso, possui enormes vantagens se comparado aos clippings tradicionais.

Além de ajudar no gerenciamento das redes sociais e de fazer o um monitoramento integrado e em tempo real, de todas as mídias, esses clippings permitem que as informações sejam organizadas de maneira personalizada.

É possível fazer filtros específicos que atendem mais diretamente as necessidades internas de uma empresa.

Consequentemente, decisões mais estratégicas e com menos chances de erros são tomadas.

“Mas como monitorar todas as mídias em tempo real se elas não param de crescer?”

Calma, os tempos de clipping manual estão acabando e isso não é o fim do mundo, pelo contrário.

A boa notícia é que junto ao surgimento das novas mídias, também foram criadas novas soluções para monitorá-las em tempo real.

Isso sem você, nem ninguém da sua equipe, ter que perder um minuto sequer recortando e colando matérias.

Essas soluções se traduzem em ferramentas de monitoramento digitais, modernas e interativas, que costumam oferecer tudo o que a sua comunicação precisa para transformar os clippings interativos em ferramentas extremamente poderosas.

É a tecnologia caminhando para reduzir seu tempo gasto com tarefas pouco relevantes e melhorar suas estratégias, com base em dados e muita inteligência.

Modernize-se

Se seu clipping ainda não é digital, nem interativo, não perca mais tempo, nem chances de assumir posições mais competitivas no mercado. Modernize-se e ajude sua comunicação a brilhar.


Artigos Relacionados