Cortex Research reuniu jornalistas e gestores para debater comunicação, dados e imprensa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A primeira edição do Cortex Research: o novo protagonismo da imprensa na era dos dados foi um verdadeiro sucesso.

O evento, realizado em parceria com a Aberje, aconteceu em 11 de abril, na sede da associação, em São Paulo, e reuniu dezenas de gestores de comunicação de grandes empresas e jornalistas da imprensa.

Separamos alguns destaques para te deixar por dentro de tudo que rolou.

Diretores da FCA e CCR apresentaram casos de sucesso

Na mesa-redonda que debateu caminhos e desafios para a gestão de reputação na era dos dados, Fernão Silveira, diretor de Comunicação e Sustentabilidade da FCA, explicou como o big data ajuda nas estratégias de sua área para o lançamento de novos produtos.

“Quando decidimos lançar um produto novo, o expomos gradualmente na mídia. Os dados da Cortex nos ajudam, então, a avaliar seus pontos fortes e fracos, nos dando uma visão do que o público espera do produto, de como ele está sendo percebido. E podemos, assim, moldar nosso discurso para posicioná-lo da melhor forma”, resumiu.

Ele também destacou a importância dos dados para a comunicação comprovar seu ROI aos executivos da companhia: “Nós só conseguimos vencer a batalha quando falamos a língua do C-level: os números. É comum que outros departamentos tenham uma visão de que a comunicação é muito empírica. Usamos os dados para mostrar que não é assim”.

Fernão Silveira, diretor de Comunicação e Sustentabilidade da FCA, falou da importância dos dados para comprovar o ROi da área

Também compondo a mesa-redonda, Francisco Bulhões, diretor de Comunicação e Sustentabilidade da CCR, abordou a estratégia adotada pela área durante o período das eleições. Usando a plataforma da Cortex, mapearam as matérias que repercutiam o posicionamento dos candidatos em temas relacionados à infraestrutura.  

“Queríamos entender o comportamento, numa eleição, das tendências das forças políticas no tema da rodovia. Quais delas estão favoráveis, contrárias e como a empresa vai se posicionar em relação a isso. Dependendo da tendência dos formadores de opinião é que decidimos onde fazer aporte de investimentos”, resumiu.

Bulhões frisou os benefícios de usar big data para o planejamento de comunicação: “A ciência de dados no mundo da comunicação é muito recente mas não deveria estar fora do nosso radar, pois nos ajuda a tomar decisões mais rápidas”.

Francisco Bulhões, da CCR, explicou como o big data é utilizado nas estratégias de comunicação da empresa

Afinal, por que novo protagonismo da imprensa?

Um dos momentos mais marcantes da manhã foi a apresentação de Claudio Luiz Bruno, especialista em Análise de Mídia da Cortex, sobre o estudo O Novo Protagonismo da Imprensa.

Após realizar uma pesquisa que analisou os quatro principais pilares do RP na era digital (frequência de exposição, agendamento temático, influenciadores e gestão de reputação), o jornalista mostrou, por meio de dados coletados na plataforma Cortex, como a grande mídia mantém sua relevância na construção da opinião pública.

“A comunicação direta é capaz de amplificar e disseminar informação, mas quem dita a pauta e dá o tom da discussão é a mídia tradicional”, afirmou o especialista da Cortex.

Claudio Bruno na palestra que apresentou o estudo “O Novo Protagonismo da Imprensa”

Reunindo exemplos da política e casos de sucesso de empresas, Claudio Bruno explicou como isso acontece, por exemplo, na gestão de reputação. Ele abordou a crise de imagem que levou à queda do ministro Gustavo Bebianno.

Após denúncia do jornal Folha de S. Paulo sobre candidaturas laranjas, o caso envolvendo o secretário-geral da presidência só entrou na agenda da sociedade após o vereador Carlos Bolsonaro entrar em conflito com ele via Twitter, o que gerou repercussão em todos os principais veículos do país.  

O estudo mostrou que somente a partir da frequência de exposição na imprensa é que o caso atingiu patamares de crise, levando o NPS do presidente para -57%. “Não se constrói reputação via comunicação direta. É necessário ter intermediação da mídia tradicional”, resumiu.

O Mundo VUCA e os dados na comunicação

Com a apresentação O Mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) e a Comunicação, Daniel Pires, diretor e responsável pela área de Growth da Cortex, falou sobre as transformações tecnológicas que o mundo tem enfrentado, e os desdobramentos para as áreas de relações públicas.

“Cada vez mais, independente da área que você trabalha, os dados passam a ser o pilar central de uma série de fluxos de processos e trabalhos. Isso demanda que a comunicação seja mais analítica, tecnológica e integrada à inteligência de dados, que definitivamente se torna uma vantagem competitiva”,afirmou.

Daniel Pires falou sobre o “O Mundo VUCA e a comunicação”

Para Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje, o Cortex Research tratou de temas fundamentais para os comunicadores atualmente.

“Estou especialmente feliz com a iniciativa da Cortex de apresentar o tema dos dados, que tem sido cada vez mais importante para nós e é o driver dos relacionamentos atualmente. Bom jornalismo, por sua vez, é um pilar da democracia pelo qual devemos, mais do que nunca, lutar. Por isso fico muito satisfeito que este encontro esteja acontecendo”, defendeu Santos .


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.



Artigos Relacionados