Era dos dados: as empresas e profissões do futuro (infográfico)

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Vivemos em plena era dos dados. São inúmeras as informações coletadas e também as possibilidades para melhor aplicá-las em benefício de uma empresa.

É um novo tempo que já está determinando quais serão os negócios e profissões do futuro.

Marcada pela complexidade, a era dos dados está por trás da transformação digital que o mundo enfrenta. 

O armazenamento e a análise de grandes volumes de dados já fazem parte do nosso dia a dia. É uma verdadeira revolução, que já está presente na palma de nossas mãos por meio smartphones, tablets etc. 

Por tudo isso, a era dos dados trouxe mudanças importantes.

Nas últimas décadas surgiram novos mercados, tecnologias, mídias e até profissões, refletindo um novo comportamento por parte da sociedade.

Até 2020, a quantidade de conteúdo digital no mundo será da ordem de 44 trilhões de gigabytes.

Outro estudo mostra que sete das dez profissões mais solicitadas em 2022 terão ligação com inovações e tecnologia de dados. E não para por aí. 

Afirma-se também que 88% dos profissionais de marketing já utilizam dados como premissa para dialogar com seus clientes.

Logo, é preciso ficar atento à tamanha mudança e compreender de uma vez por todas o que é a era do dados e também a sua importância.

Mas o que acontece com empresas que não dão a devida atenção aos dados?

Tudo está conectado, por mais que você não perceba. Assim, é importante compreender que os dados alimentam as tecnologias atuais e, por sua vez, tem influência direta no tempo de vida útil de uma empresa.

Vale ressaltar que na lista Fortune 500 consta que 52% das empresas desapareceram nos últimos 15 anos.

Aliás, 15 anos é exatamente a expectativa média de vida de uma empresa atualmente. Interessante, não?

Outro ponto importante é que na década de 90, as três maiores empresas do mundo eram do setor automobilístico e movimentavam $36 bilhões, empregando assim $1,2 milhão de pessoas. 

Já em 2014, as três das dez maiores empresas do mundo eram de tecnologia e dados, movimentando $247 bilhões e empregando $137 mil de pessoas. Impossível ignorar tamanha diferença.

Como a era dos dados está definindo as profissões do futuro

Por promover grandes transformações tecnológicas, a era dos dados reflete diretamente no mercado de trabalho.

O pensamento analítico e inovador, a capacidade de resolver problemas complexos, e a análise e avaliação de sistemas são algumas das novas habilidades que os profissionais do futuro de todas as áreas devem ter. 

Ou seja, não dá para pensar em coleta e análise de dados para sua empresa se você também não investir em profissionais atualizados aos paradigmas dessa nova era.   

Tenha em mente que não só as empresas, mas também as profissões do futuro deverão ser baseadas em dados.

Confira a seguir o infográfico com mais detalhes sobre o impacto da era dos dados nas empresas e profissões do futuro. 

infografico

Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.

profissões do futuro

Artigos Relacionados