Gerenciamento do influenciador digital: 5 dicas essenciais

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você vai ler sobre:

  • O surgimento da figura do influenciador digital
  • Como identificar o influenciador digital da sua marca
  • 5 dicas para criar relacionamento com o influenciador digital

O influenciador digital se tornou uma figura de grande importância para as corporações. Inclusive para as empresas B2B, que têm investido em influenciadores nas mídias sociais.

Um exemplo de como essa tendência está se tornando cada vez mais forte é que 49% dos clientes tomam decisão de compra a partir de recomendações de influenciadores nas mídias sociais, como revela a pesquisa da agência Four Communications 2019.

Contudo, antes de apresentarmos o porquê de se ter um bom relacionamento com os influenciadores, é preciso entender melhor quem são eles.

Quem é e como surgiu a figura do influenciador digital?

Influenciador digital são veículos, jornalistas e personalidades que têm relevância e influência em determinado nicho ou segmento.

Essa figura, que surgiu em um ambiente digital, trouxe grandes impactos para a comunicação. Geralmente, seu alcance é mais segmentado do que o de veículos tradicionais de mídia. 

Por isso, esses influenciadores acabam construindo sua comunicação com base em um nicho, em um assunto específico. Na prática, a presença dos influenciadores acabou gerando para o público a possibilidade de consumir conteúdos de forma mais personalizada.

Além disso, há a questão de os conteúdos das redes sociais serem apresentados aos usuários com base em algoritmos. Esses algoritmos se baseiam no comportamento e pesquisas anteriores dos internautas em determinadas redes.

Isso contribui para uma segmentação ainda maior do conteúdo que chegam até as pessoas nessas mídias.

influenciador digital

Como estabelecer e gerenciar um relacionamento com o influenciador digital

Diante desse contexto, para ter um bom relacionamentos com seu influenciador digital, é importante contemplar algumas estratégias. Veja algumas delas abaixo.

1) Tenha uma visão completa dos veículos que citam a sua marca

Antes de mais nada, é preciso saber quais veículos cobrem sua área e a quantidade de publicações que citam a sua marca. A partir disso, identifique os influenciadores mais relevantes e planeje ações para se aproximar deles.

Como as empresas que vêm ganhando destaque no mercado estão fazendo para descobrir quais influenciadores citam as suas marcas? Por meio do monitoramento integrado de mídias, que permite a análise de um grande volume de informações em mídias offline, online e sociais.

2) Identifique o influenciador digital mais relevante da sua marca

É preciso fazer um mapeamento dos influenciadores que promovem a sua empresa. Isso pode evitar que as áreas de comunicação invistam no relacionamento com jornalista ou veículo que não vai trazer retorno para suas ações. 

Ou, em um pior cenário, um influenciador que vai impactar de forma negativa a sua marca. 

Saiba quais influenciadores detraem a sua empresa na mídia

Identificar o influenciador que retrata a sua marca de forma positiva é apenas uma parte do processo. Tão importante quanto isso, é ter o conhecimento do influenciador que detrai a sua empresa na mídia. 

Isso é relevante, pois permite que a marca possa direcionar sua estratégia de comunicação para reverter esse quadro negativo. Ou seja, pode trazer esse influenciador detrator para mais perto da sua empresa.

3) Conheça o comportamento de cada influenciador

Um ponto-chave para a gestão do relacionamento com o influenciador digital é saber como eles trabalham. Assim, é fundamental entender seu perfil, analisando seu histórico e frequência de publicações. 

Com isso, você saberá quais materiais divulgar para ele, assim como os melhores dias e horários. É fundamental pensar sobre isso!

4) Envie conteúdo para o influenciador digital com uma frequência equilibrada

Uma pesquisa recente afirma que os profissionais de RP realizam em média 1.092 disparos de releases por dia. Um número impressionante, não?

Esse dado mostra como ainda é comum que os profissionais cometam alguns equívocos na hora de enviar releases para a imprensa. Isto é, acabam mandando conteúdos em grandes quantidades, não respeitam o prazo para fechamento das publicações, entre outros erros.

Por isso, é essencial que o envio de releases ou quaisquer conteúdos, seja feito com uma frequência equilibrada e respeitando sempre a abertura que os jornalistas concedem para receber esses materiais.  

5) Esteja disponível para as demandas do influenciador digital

É imprescindível que a equipe de comunicação esteja disponível em todas as etapas do relacionamento com o influenciador digital. Seja no primeiro contato, após o envio de um release e, até mesmo, quando uma matéria já tiver sido publicada.

Os profissionais responsáveis pelo contato com os influenciadores devem ficar à disposição para tirar dúvidas, providenciar entrevistas ou quaisquer informações extras.

Desse modo, além de mostrar profissionalismo, essa atitude evita o desgaste com o influenciador digital. E também reduz as possibilidades de ele fazer uma publicação negativa sobre a companhia.

As empresas B2B também podem investir na parceria com o influenciador digital

É importante ressaltar que a parceria com influenciador digital não está restrita apenas às empresas B2C. Um exemplo disso é que a adoção de marketing de influenciadores pelas empresas B2B crescerá 48% até o final de 2019.

Algumas marcas estão melhorando a qualidade de seus leads através  do influenciador digital. Outras estão aumentando sua credibilidade ao apostar em um conjunto de influenciadores específicos para falar sobre a marca. 

Desse modo, é possível dizer que trabalhar com influenciadores no contexto B2B representa uma oportunidade significativa de criar conteúdos que transmitam confiabilidade para potenciais compradores.

Resumindo…

O número de veículos e profissionais que influenciam a sociedade tem se mostrado cada dia mais expressivo. 

Por isso, identificar quem são os influenciadores que impactam a marca se tornou um dos principais desafios das áreas de comunicação.

Isso acontece justamente porque a opinião desses influenciadores afeta diretamente a imagem que o público tem da empresa.

Ou seja, a visão do influenciador digital impacta a reputação de uma corporação. 

E, então, assimilou bem o conceito de influenciadores e como é importante fazer a gestão do relacionamento com eles? Esperamos que sim! No próximo post falaremos justamente sobre a importância da gestão da reputação

Enquanto isso, você pode conferir os últimos posts sobre Frequência de Exposição e Agendamento Temático. Confira!


Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.

influenciador digital

 


Artigos Relacionados