Media training: saiba como transformar líderes em porta-vozes

Media training: saiba como transformar líderes em porta-vozes

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O media trainning é uma preparação dos porta-vozes para representarem a empresa. Em entrevistas e outros tipos de contato com a mídia, mas também com os públicos-alvo.

O que é preciso ter em mente também é que esse treinamento tem caráter bem estratégico para a gestão da reputação corporativa. Ele é indispensável à medida em que a convergência midiática avança e, com ela, também as possibilidades de crise de imagem.

Vamos entender a importância dessa prática?

Continue lendo para saber:

  • o que é media trainning e como funciona;
  • quais são os benefícios de se investir em treinamento de mídia;
  • e muito mais!

O que é media trainning?

Media trainning é o processo de capacitação de porta-vozes para o relacionamento com a mídia. Seja para dar entrevistas pontuais, seja para colocar-se como fonte de repórteres. 

O objetivo desse treinamento é fazer com que os representantes da marca saibam interagir de forma eficaz com os meios de comunicação. Isso, normalmente, é feito visando que as habilidades comunicacionais dos profissionais sejam aprimoradas.

Além disso, um media trainning também visa garantir que os porta-vozes vão aproveitar oportunidades para transmitir as mensagens-chave da companhia. Especialmente que eles as utilizem de maneira clara e assertiva.

Em termos ainda mais práticos, o treinamento midiático prepara os profissionais para:

  • lidar com entrevistas individuais e coletivas e outras interações com a imprensa;
  • controlar o conteúdo das entrevistas, evitar armadilhas comuns e manter a postura adequada diante de câmeras e microfones;
  • defender a marca em situações de crise ou potencial crise de imagem.

Normalmente o media trainning é conduzido pelo time de Comunicação e Relações Públicas, ou por consultorias especializadas. Nele, é apresentado o funcionamento da mídia, o planejamento de diálogo da empresa com o mercado, o público-alvo, e assim por diante.

Também são simulados cenários e situações nas quais os porta-vozes têm de lidar com os agentes midiáticos. Além disso, suas capacidades de retórica são avaliadas e exercitadas.

Como é feito o media trainning?

A seguir, confira como, de modo geral, se dá o funcionamento de um media trainning.

Análise de cenários

Essa etapa inicial envolve compreender o ambiente no qual a organização está inserida. Ou seja, permitir que os porta-vozes visualizem oportunidades e possíveis ameaças que possam surgir durante interações com a mídia. 

Mostra-se a eles a importância de avaliar o contexto atual do setor, a percepção pública da empresa e quaisquer questões sensíveis. Sempre pontuando que tudo isso pode ser abordado por jornalistas.​

Mensagens-chave

Paralelamente, são apresentadas as mensagens-chave da marca. 

Os profissionais devem ser sensibilizados para o entendimento das declarações concisas que refletem os principais pontos que a organização deseja comunicar. E orientados a inseri-las com clareza e objetividade, sempre que possível, em todas as oportunidades de mídia. 

Preparação para entrevistas

Posteriormente, trabalha-se a familiarização com os diferentes formatos de entrevistas. Bem como com o funcionamento do jornalismo em TV, rádio, imprensa escrita e mídias digitais.

São encenadas entrevistas por meio das quais os participantes enfrentam cenários realistas. Eles devem responder a perguntas que podem variar desde tópicos rotineiros até questões mais desafiadoras.

Normalmente são criadas situações para que cada porta-voz pratique suas respostas a partir do que lhe foi orientado. Em seguida, dá-se a eles feedbacks bem estruturados, para que ajustem o tom e refinem a argumentação.

Técnicas de expressão verbal e corporal

Também entra no media trainning a capacitação para as diversas maneiras de transmitir mensagens. 

Isso inclui o uso adequado da voz, abrangendo aspectos como entonação, ritmo, volume e articulação. Ademais, os gestos, a postura, as expressões faciais e as formas de contato visual.

Geralmente profissionais de fonoaudiologia e especialistas em oratória atuam como facilitadores nestas frentes. 

Quais são os benefícios do media trainning?

O media training oferece diversos benefícios para profissionais e organizações.

Aqui estão os principais:

  • aprimoramento da comunicação pessoal, tornando-a mais clara e eficaz.
  • fortalecimento da imagem e reputação, projetando confiança e competência.
  • preparação para situações de crise, ensinando a gerenciar a comunicação sob pressão.
  • controle de narrativa, garantindo que a mensagem desejada seja transmitida corretamente.
  • aumento da autoconfiança, proporcionando segurança ao interagir com a mídia.
  • adaptação da comunicação a diferentes meios e canais, incluindo redes sociais e entrevistas online.
  • melhoria das habilidades de apresentação, melhorando postura, dicção e linguagem corporal.
  • desenvolvimento e difusão de mensagens-chave, alinhadas aos objetivos da organização.

→ Aprofunde-se mais neste tema; baixe este material:

Nova call to action

Media trainning: porta-vozes treinados para representar e defender a reputação da marca

O media training é cada dia mais indispensável. Sobretudo para as empresas que já entenderam a importância do legado reputacional para seus negócios.

Por meio dele, representantes formais passam a falar pela marca. Na mídia tradicional e em qualquer outro espaço de exposição. Além disso, esses porta-vozes são preparados para lidar com crises, avaliando e mitigando riscos e, sempre que possível, aproveitando oportunidades.

Com que frequência sua empresa proporciona media trainning a quem fala por ela? 


Sobre a Cortex

A Cortex é líder em IA aplicada a negócios e Inteligência de Go-To-Market. Caso queira saber como usar IA em mensuração e analytics de mídia, além de monitorar a reputação corporativa de forma integrada, conheça nossa solução de PR Intelligence.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados