Conheça 7 métricas de branding para gerir e promover sua marca!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Estipular métricas de branding é fundamental para o um gerenciamento sólido e efetivo de uma marca frente ao seu mercado consumidor e aos stakeholders.

Isso fica ainda mais evidente diante da transição da comunicação para os meios digitais. Afinal, neles as informações circulam de forma cada vez mais rápida e o alcance das empresas sofrem menos com os limites geográficos, ganhando, assim, relevância para um público antes inimaginável.

Nesse sentido, uma boa estratégia de branding tornou-se essencial não só para conquistar a confiança dos clientes, mas também para entregar um atendimento mais orientado para resolver as demandas e melhorar as experiências de compra.

Não por acaso, 73% dos consumidores se sentem mais atraídos por interações mais personalizadas, segundo pesquisa da Wpforms.

Portanto, nesse contexto em que um boa gestão e promoção da marca são cada vez mais necessários, gerar e analisar métricas de branding é fundamental para mensurar o impacto de uma comunicação estratégica. Continue a leitura para entender melhor!




O que são métricas de branding?

Primeiramente, é importante definir o que é branding. Esse conceito diz respeito à gestão das estratégias comerciais e comunicacionais de uma marca junto a funcionários, clientes e stakeholders de uma forma geral, onde se cria uma identidade para a marca.

Essa prática exige um planejamento sólido e a longo prazo, que tenha como objetivo despertar a percepção do público-alvo para uma imagem positiva, confiável e única da empresa.

Dessa forma, o branding consiste em práticas diversas e complexas que contribuem para essa promoção e fixação da marca, por exemplo:

  • desenvolvimento de uma identidade visual atraente e engajadora;
  • difusão da presença da companhia em diversos canais de comunicação para aumentar o alcance;
  • transmissão e execução da missão e valores da empresa de forma orgânica, transparente e clara.

Assim, com todos esses preceitos alinhados, a empresa consegue pôr em prática um plano de comunicação que melhore a reputação corporativa e expanda a visibilidade e relevância no segmento de atuação no mercado.

Nesse contexto, surge a importância da utilização de ferramentas de automação e inteligência de dados para que a companhia tenha acesso às principais métricas de branding.

Elas são instrumentos de mensuração que apresentam números relativos ao sucesso na implementação das estratégias, como também monitoram a recepção do público e a performance das equipes internas. 

Por isso, as métricas de branding são fundamentais para que a empresa saiba onde está pisando e consiga mensurar o quão bem executadas estão as práticas de gestão e promoção da marca.

7 métricas de branding para promover e gerir sua marca

Quantidade de buscas pela marca

A quantidade de vezes que sua marca é buscada pelas mais populares ferramentas de pesquisa, especialmente o Google, é um excelente medidor de consideração. 

Essa métrica traz um diagnóstico do quanto seu público na internet enxerga seus serviços como uma solução relevante.

Para averiguar esses dados, plataformas como o Google Analytics e Google Trends são bastante eficientes.

Taxa de novos visitantes

Essa é uma das mais importantes métricas de branding, por sua simplicidade e objetividade, pois permite avaliar a quantidade de visitas no site da sua empresa e, assim, o alcance da marca.

Além disso, é possível medir o fluxo de visitas e até onde sua marca consegue atrair visitantes para os domínios do site.

Taxa de retorno

Esse número é fundamental, pois ele está associado à capacidade de sua marca de reter e fidelizar clientes ao ponto deles retornarem com frequência ao site. Portanto, mais do que o alcance, ela mede o quão positiva sua audiência foi impactada a ponto de retornar com recorrência.

Essa métrica também pode apontar um bom retorno financeiro, pois consumidores fidelizados têm maior possibilidade de realizar novas compras. 

Além disso, fidelizar clientes é 7 vezes mais barato do que buscar prospects, segundo um artigo acadêmico da UFRGS.


eBook - Brand equity

Impressões

A impressão aponta quais usuários realmente viram sua publicação ou interação. Sua principal diferença para o alcance é simples de demonstrar. 

Por exemplo, a primeira aponta quantas vezes no total sua publicação foi vista. Se uma pessoa a viu três vezes, três impressões serão registradas.

Já no segundo caso mostra apenas o número bruto de usuários que travaram o contato com a interação. Mesmo que essa pessoa tenha visto sete vezes o conteúdo, o alcance registra como se fosse apenas um.

Essa métrica pode ser difícil de mensurar, pois uma impressão pode levar em consideração inúmeras formas de interação e, muitas vezes, o usuário não precisa necessariamente se engajar com a interação da marca.

Taxa de compartilhamentos

Umas das principais métricas de branding que você precisa estar de olho são as taxas de compartilhamento. Afinal, um conteúdo de qualidade e bem direcionado para o seu público pode ocasionar um efeito de expansão e alcance em cadeia.

Se cada pessoa que trava contato com sua empresa, compartilha seu site, ações, e-mails, eBooks e outras formas de conteúdo, significa maior engajamento, boa percepção da marca e mais pessoas a conhecendo.

Dessa forma, a taxa de compartilhamento monitora esses resultados e a partir deles, em análise comparada com outras métricas de branding, avalia o sucesso da gestão e promoção da marca.

ROI das ações de Relações Públicas e Marketing

Sigla para Return over Investment, ou retorno sobre investimento, o ROI também é uma métrica de branding importante. 

Com ele, é possível mensurar o retorno das ações e eventos realizados pela sua marca e agências, acompanhando os melhores resultados, investindo com eficiência e no processo de tomada de decisão estratégica.

O ROI em Comunicação, portanto, permite o monitoramento das performances principais ações da empresa nas mídias, como número de publicações, NPS e impacto. 

Reputação da Marca

Monitore tendências e potenciais riscos de imagem da sua marca, analisando cada pilar estratégico, como:

  • sustentabilidade;
  • governança corporativa;
  • inovação e produto;
  • institucional.

A partir da definição desses pilares, é possível mensurar o impacto das ações, a porcentagem de positividade e negatividade na resposta do público.

Por fim, a reputação também pode ser medida a partir do monitoramento das estratégias dos concorrentes ou por menções nos principais canais de comunicação, como veículos de comunicação e influenciadores.


Nova call to action

Por que o branding é importante?

Cuidar de todos os elementos que compõem a comunicação da sua marca com seus stakeholders é fundamental para dá-la uma identidade forte e coerente que conquiste o seu público-alvo.

Esses cuidados levam em consideração detalhes como: 

  • slogan; 
  • tom de voz; 
  • canais de comunicação escolhidos; 
  • promoção de conteúdo; 
  • linguagem clara e transparente.

Nesse contexto, investir em métricas de branding é fundamental para garantir o sucesso de boas estratégias, tanto de comunicação quanto comerciais, por meio do monitoramento de todos esses fatores e variáveis consolidadores de uma marca relevante e que gera engajamento.

Dessa forma, é com o intuito de impulsionar seus resultados de comunicação que há ferramentas de inteligência de dados que ajudam sua empresa a monitorar métricas relevantes sobre a percepção de sua marca.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados