Tendências da comunicação que devem estar no seu radar

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Não se pisa em campo sem ideia do que se esperar do jogo, nem das táticas dos adversários.

A comunicação pode até não ser um esporte, mas não é menos competitiva por isso.

Sendo assim, obviamente ela não quer ficar pra trás, nem entrar em campo sem conhecer as táticas que andam sendo usadas pelos seus adversários.

Em outras palavras, ela não deve entrar em campo sem conhecer as tendências da comunicação que estão em jogo!

Portanto, é praticamente requisito que os líderes da área estejam atentos para algumas táticas, quer dizer, tendências da comunicação que têm sido e deverão ser cada vez mais seguidas, principalmente neste ano de 2018.

E elas são:

1. Adotar ferramentas de monitoramento de mídias digitais

É muito comum que as pessoas façam buscas online para saber a reputação de determinada empresa, antes de decidir fazer negócios com ela.

Portanto, monitorar o que falam sobre sua marca deve ser umas das prioridades da sua área.  

Para que esse monitoramento seja viável, em função das milhares mídias online e offline que surgem a todo momento, o mercado oferece algumas ferramentas tecnológicas que fazem isso por você, automaticamente.

Inclusive, em tempo real.

As melhores delas mostram como anda a reputação da sua marca nas mídias, ajudam a detectar seus melhores influenciadores, produzem clippings interativos, analisam o impacto das notícias sobre sua marca e transformam todas as informações relevantes em relatórios analíticos que contribuem com tomadas de decisões mais assertivas.

2.Incentivar as funções especialistas

Algumas especializações, dentro da área de comunicação, tendem a crescer consideravelmente este ano.

A começar por aquelas relacionadas à gestão de crises.

Esse profissional ganhou muita força, principalmente, com o advento das redes sociais e seu assustador potencial de viralizar notícias.

Hoje, a existência de um time especializado em gestão de crises é essencial em praticamente todas as empresas ou, pelo menos, nas mais prudentes e que prezam por manter uma boa reputação nas mídias.

Enquanto time, é recomendável que se tenha pessoas e recursos que possam monitorar redes e avaliar os cenários (externos e internos) com muito cuidado para, assim, agir proativamente, evitando possíveis crises.

Principalmente as de imagem.  

Ainda que “gestão de crises” seja um tema onde a necessidade de profissionais especializados pode ser mais facilmente enxergada, outros novos profissionais são tão importantes quanto esses.

E eles podem ser os especialistas em mídias sociais, em eventos, assim como podem ser os produtores/pensadores de conteúdos especializados.

Esses últimos, por exemplo, encaram o desafio de conseguir transmitir as mensagens corretas, de maneira eficiente, sob o risco até de provocarem, sem querer, uma “autocrise de imagem”.

Sim, em alguns casos, a mensagem transmitida pode ter efeito inverso e acabar sendo prejudicial para a imagem da empresa.

Resumindo essa tendência da comunicação, o ideal é que o campo de especialidades dessa área seja o mais abrangente possível.

3.Produzir conteúdos de real valor

Quando digo real, é real mesmo.

Ou seja, as ações dos profissionais das áreas em questão não devem se limitar a ter contas nas redes sociais para se autopropagar ou para publicar respostas evasivas (ou nenhuma). Publicar conteúdo regularmente também não basta.

É cada vez mais difícil atrair a atenção do público e, assim sendo, é importante  publicar o que seu público quer ler (e ver).

Portanto, seu conteúdo deve agregar valor e ser atraente o suficiente para que as pessoas prendam-se a ele e tornem-se fiéis a sua marca.  

É claro que, para que isso aconteça, há de se haver uma compreensão ampla sobre o que seu público-alvo busca.

Mais que produzir conteúdo freqüente, sua comunicação deve se preocupar em produzir conteúdo que seja objeto de desejo do seu público e não conteúdo que diz o que eles já sabem.

4.Mensurar resultados

Essa tendência é a mais importante no sentido de facilitar o alcance dos resultados desejados.

Principalmente quando se começa um ano, é muito importante comparar resultados do período atual com os do mesmo período no ano anterior.

Isso ajuda a conhecer o valor que os esforços de comunicação adicionaram à marca.

Os influenciadores surgiram como a forma mais popular e, hoje em dia, mais efetiva de se comercializar uma marca.

E essa tendência provavelmente continuará crescendo em 2018.

Sendo assim, conhecer e medir o valor que esses influenciadores estão adicionando à sua marca também é uma prática de mensuração que deve ser adotada.

Todos os resultados de ações, campanhas ou publicações que forem impulsionados por eles devem ser medidos e comparados antes e depois de sofrerem o impacto dos influenciadores.

5.Criar conteúdos de vídeo marketing

Se os tradicionais conteúdos de marketing não começarem a compartilhar seu espaço, muito em breve serão totalmente substituídos pelos conteúdos de vídeo marketing.

Sim, as postagens clássicas, com imagens estáticas, já não atraem mais o público como antes.

As pessoas têm cada vez menos tempo e, na mesma proporção, é cada vez mais difícil atrair a atenção da audiência desejada que, ultimamente, tem dado preferência a conteúdos interativos, normalmente mais bem capturados por vídeos.

Além disso, junto com 2018, vem a febre dos “lives”.

Também conhecidos como “ao vivo”.

Ou seja, começar a pensar neles em substituição aos vídeos pré-gravados pode ser um bom insight para suas estratégias de comunicação.

Os vídeos ao vivo dão muita autenticidade aos conteúdos e os tornam ainda mais interativos. E, pelo que tudo indica, as tendências andam seguindo os caminhos da interatividade com força total.

6.Ter voz atuante enquanto marca

Na verdade, não só as marcas, como também os indivíduos.

Temos visto nos últimos anos um movimento que destaca muito a importância de se defender idéias, ter pontos de vistas e vozes atuantes.

Aqueles tempos em que as marcas não assumiam problemas, não tomavam partidos, nem assumiam causas, passaram.  

Hoje em dia, tanto marcas, como indivíduos, ou mesmo influenciadores, são muito mais reconhecidos pela posição que assumem, do que pela que omitem ou ignoram.

E essas posições podem ter a ver com o respeito aos direitos humanos, aos direitos dos animais, à imigração, ao feminismo, às mudanças climáticas, não importa.

Se sua marca ainda não tiver voz definida e ativa, é hora de deixá-la falar.

Certamente isso não significa dizer que ela deva se posicionar em relação a tudo.

Mas deixe-a falar por uma causa que complemente sua identidade, seus valores e sua missão.

7. Reinventar os press releases

Pois é, falar de press release como tendência pode mesmo soar meio arcaico e ultrapassado.

Isso. Poder, pode.  Mas se você acha que eles estão com os dias contados, você está enganado!

Os press releases ainda são extremamente importantes para as marcas.

No entanto, estamos falando de um novo tipo, de um press release que vem sendo reinventado através de um processo que ainda está em andamento.

Ao contrário do estilo antigo, com texto mais pesado, desde que começou a aderir ao uso de imagens, gráficos e conteúdos interativos, o press release passou a ter uma roupagem mais leve e atraente.

Ou seja, não houve o fim, mas uma reinvenção que está defendendo o uso dos press releases com força total.

Portanto, não tenha medo de se passar por arcaico, nem de falhar nas suas estratégias de comunicação. Dê a seus press releases a roupagem adequada e aposte neles sem medo.

Resumindo…

Os esforços da comunicação em uma marca constituem uma parte intrínseca de sua identidade.

Se sua comunicação tem como objetivo tornar essa identidade mais forte e reconhecida, o quanto antes, talvez seja uma boa ideia considerar, pelo menos, algumas das tendências da comunicação mencionadas.

Para pensar…

Adotar uma ferramenta de monitoramento que ajude a melhorar seus resultados, contratar profissionais com expertises complementares, agregar mais valor aos conteúdos produzidos, conhecer o ROI das suas ações, criar mais conteúdos em vídeo, reinventar seus press releases e ter uma voz mais atuante.

Será que sua área está alinhada às últimas tendências? Qual delas falta para sua comunicação só entrar em campo para ganhar o jogo?


Artigos Relacionados