Você sabe quem são os melhores influenciadores digitais da sua marca?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Muitas empresas deixam de aproveitar excelentes oportunidades de ter sua marca exposta de maneira positiva, pelo simples fato de não conseguirem identificar quem são seus melhores influenciadores digitais. Você se encaixa nesse quadro?

Como na era dos dados boa parte das publicações atuais é feita em formato digital, é quase redundante dizer que o uso da tecnologia é praticamente imperativo na descoberta dos seus maiores influenciadores digitais.

Por que as assessorias escolhem tradição à tecnologia?

O problema é que muitas assessorias (e departamentos de comunicação) ainda costumam trabalhar com uma espécie de lista pronta de influenciadores.

Ou seja, de veículos, jornalistas e blogueiros cadastrados, quase sempre vindos de relacionamentos pessoais.

Normalmente, eles já são conhecidos dessas assessorias e dos profissionais de comunicação e, por conta disso, acabam sendo convidados para todos os eventos.

No entanto, ainda que alguns desses nomes possam parecer valiosos, nem sempre trazem um retorno efetivo para a marca que se deseja promover.

Às vezes, investe-se tempo e recurso naqueles que não trazem retorno algum.

Eventualmente, até publicam textos que impactam de maneira negativa a marca que os convidou, sem que ninguém se dê conta disso.

Como identificar seus principais influenciadores?

Se você não sabe quem são seus principais influenciadores digitais, talvez não estude tão a fundo as pessoas que falam sobre sua marca e nem o que elas falam, se positivo ou negativo.

Talvez também não meça o resultado de suas ações através do que dizem ou publicam.

Ou seja, você não deve conhecer as pessoas ou veículos que mais promovem sua marca.

Assim sendo, o primeiro passo pode ser começar por uma ampla pesquisa sobre cada jornalista para quem se envia uma pauta, sobre cada influenciador que se convida para um evento ou sobre qualquer outra pessoa ou veículo que possa vir a influenciar sua marca.

Isso significa analisar todas as publicações ou menções sobre sua empresa, assim como seus respectivos autores e conteúdos tratados.

Mas como fazê-lo, se novas publicações, menções e posts surgem a todo instante, na velocidade frenética dos megabits por segundo? Mais precisamente, são 2,2 milhões de terabytes de novos dados gerados todos os dias.

Felizmente, o mercado oferece solução para esse tipo de problema.

Já é possível fazer o monitoramento integral de mídias, filtrando-as por assuntos, veículos, impressões, engajamento, por métricas de reputação e, principalmente, por influenciadores digitais.

Por que saber quem são seus principais influenciadores?

Essa informação é estratégica, sobretudo para se entender o quanto cada um deles contribui, individualmente, para a reputação da uma marca.

De posse dessas informações, fica mais fácil saber para onde direcionar pautas, ou como escolher os influenciadores digitais certos para impulsionar os resultados das ações de comunicação e melhorar a reputação da sua marca.

É altamente recomendado, portanto, que os departamentos de comunicação e marketing façam uso de ferramentas de monitoramento de mídias.

Algumas delas, inclusive, apresentam rankings inteligentes que mencionam os influenciadores que trouxeram melhor retorno nas ações de que participaram.

Elas disponibilizam filtros que selecionam publicações por marca e assunto, assim como por autor.

Dessa forma, você pode ter o controle dos influenciadores digitais que mais promovem determinado assunto ou produto.

Analogamente, também é possível descobrir com quais outras marcas seus influenciadores também se relacionam, ou até em qual canal de comunicação são mais influentes.

Essas e outras muitas informações podem ser usadas para elaborar uma estratégia de comunicação que foque em direcionar ações específicas para os influenciadores certos, os que melhor irão promovê-las.

Resumindo…

O principal motivo para se conhecer os melhores influenciadores de uma marca é orientar esforços e recursos para atingir os influenciadores certos.

Para aqueles que, de fato, promovem sua marca e maximizam o retorno das ações que participam.

Para pensar…

Pode até ser que seus melhores influenciadores não garantam, sozinhos, o sucesso dos seus negócios.

Mas, quando identificados, permitem que a sua comunicação possa estabelecer com eles um relacionamento mais próximo, com o intuito de potencializar a divulgação positiva dos seus produtos, alavancando resultados tanto de comunicação, como de marketing e vendas.

Conteúdo relacionado:




Artigos Relacionados