Você até pode pensar que o Big Data é um aliado improvável, mas as empresas de Recrutamento e Seleção podem beneficiar-se muito das facilidades que a tecnologia de análise de dados traz.
Quem trabalha em empresas de RH sabe que o processo de seleção de candidatos pode ser muito oneroso, uma vez que a análise de currículos e de perfil tomam bastante o tempo do recrutador.
Ainda, quem atua na área comercial, pode ter dificuldades para encontrar novos clientes, uma vez que nem sempre é possível saber quais empresas estão prestes a contratar e, especialmente, para quais posições.
É o termo utilizado para designar um enorme volume de dados armazenados, estruturados ou não, vindos de diversas fontes. Imagine que, nesse mar de informações, existem aquelas que são extremamente relevantes para o seu negócio. Mas é justamente aí que está o desafio: separar os dados que você precisa dos demais.
Imagine se as atividades que mais tomam o tempo dos recrutadores e profissionais da área comercial – seleção e prospecção, respectivamente – pudessem ser automatizadas?
Isso significa que eles teriam mais horas disponíveis em seu dia para a realização de outras tarefas e também que a empresa passaria a economizar (muito) em processos que antes geravam muitos gastos para a companhia.
A captação de informações estratégicas no Big Data é chamada de Data Mining e é através desta técnica que as Recrutadoras podem usufruir dos dados relevantes para o seu negócio.
Um exemplo de informações que pode-se obter por meio do Data Mining é uma lista de empresas que estão com vagas abertas. Essas listas ainda podem ser enriquecidas com contatos estratégicos (por exemplo: o head de RH da organização).
Após o cruzamento destes dados com o seu banco de candidatos, basta entrar em contato com o responsável e sinalizar que você possui uma lista com diversos profissionais qualificados, dentro do perfil desejado, que são perfeitos para a posição.
Esta abordagem, totalmente direcionada e personalizada, aumentar muito as chances de captação de novos clientes, uma vez que você estará abordando o prospect já com a solução para o problema que ele enfrenta.
O Big Data abre um mundo de possibilidades para as organizações de todos os setores.
Vai ficar de fora?