Como usar o Big Data para uma área de Supply Chain eficaz

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você vai ler os seguintes tópicos sobre Big Data e supply chain:

  • Como as novas tecnologias impactam a supply chain;
  • Os novos desafios da gestão de suprimentos;
  • Como a Inteligência de Mercado pode tirar valor da era dos dados para uma melhor gestão da cadeia de suprimentos

Quem atua com supply chain sabe que ter controle e visibilidade de todos os processos sempre foi um desafio. Porém, agora que vivemos em um mundo complexo, repleto de incertezas e volatilidades, ele se tornou ainda maior.

Alguns especialistas têm usado o termo Mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo). Mas na realidade, ele nada mais é que um efeito da era dos dados: um período marcado pela complexidade de informações, que surgem em volumes impressionantes a cada minuto.

Nessa nova época, as empresas que não conseguem gerar valor a partir dos dados para alavancar os resultados de seus negócios estão ficando para trás. Não se trata de alarmismo: os dados comprovam a revolução silenciosa que vem ocorrendo. Não é à toa que desde os anos 2000, metade das marcas listadas no Fortune 500 simplesmente desapareceram

Nesse sentido, as áreas de Inteligência de Mercado têm um papel fundamental aliado ao uso do Big Data para apoiar a supply chain com dados e informações estratégicas sobre o contexto e as tendências do mercado.

Quer aprender mais sobre como a Inteligência de Mercado pode ajudar a cadeia de suprimentos? Então vem com a gente!

Inteligência de Mercado e o novo contexto global de Big Data para a supply chain

Basta olhar o mundo ao nosso redor para notar o processo de transformação digital: diversas inovações (como a Internet das Coisas, robótica, automação) estão provocando mudanças radicais, e em uma velocidade nunca antes experimentada. O aumento significativo do consumo em escala global é um dos reflexos disso.

Dessa forma, os valores gastos anualmente por consumidores finais em todo o mundo deixam claro o que estamos falando. Entre 2000 e 2015, saltou de US$25 trilhões para US$56 trilhões, segundo o Banco Mundial, ou seja, mais do que dobrou em apenas 15 anos.

Além do aumento da demanda nas últimas décadas, os hábitos de consumo mudaram. Existe também um novo perfil de consumidor, mais exigente, que busca por produtos e serviços personalizados. Cada vez mais espera-se que as empresas sejam capazes de atender rapidamente aos anseios desse comprador.

Para as companhias que importam insumos, existem desafios adicionais, pois são ainda mais variáveis que precisam ser consideradas.

Portanto, a nova dinâmica do comércio mundial, que cresceu 50% entre 2005 e 2015, impulsionado pelas tecnologias de Big Data, exige que as companhias se adaptem rapidamente às flutuações dos mercados. O que coloca a Inteligência de Mercado, novamente, como uma área estratégica.

Qual impacto da era dos dados e do Big Data para o supply chain?

O novo cenário digital apoiado em dados tem diversas implicações sobre as áreas de supply chain.

O novo contexto mundial de consumo, aliado às mudanças trazidas pelo uso de tecnologias, transformou as áreas de gestão da cadeia de suprimentos, que passaram a ganhar uma relevância muito maior dentro das empresas.

Assim, seu papel se tornou mais estratégico, rompendo a visão de que seria apenas um departamento operacional.

A previsibilidade de demanda e a visibilidade da cadeia se tornaram desafios globais. Isso porque, na visão de 68% dos executivos que responderam à uma pesquisa da McKinsey, haverá um aumento dos riscos do supply chain nos próximos cinco anos.  

Dessa forma, as empresas que não se anteciparem na busca de soluções que otimizem e reduzam a complexidade da gestão de suprimentos estão sujeitas a perder mercado na era dos dados.

O chamado Supply Chain 4.0, que aplica as inovações da Indústria 4.0 – totalmente baseada em processos automatizados – será uma realidade para indústrias de todas as áreas num horizonte próximo. 

No Brasil, já está no radar dos executivos mais conectados com as tendências mundiais. Não é à toa que, de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 21,8% das fábricas no Brasil planejam ter um processo totalmente digitalizado em até 10 anos. Ou seja, Big Data e Supply Chain 4.0 já são uma realidade.

Supply chain e Big Data: como utilizar inteligência de dados na gestão de suprimentos

O uso de tecnologias no supply chain tem se revertido em benefícios importantes para os negócios. Companhias que digitalizam a gestão de suprimentos podem esperar um crescimento médio de 3,2% anualmente em seus rendimentos.

Nas empresas mais modernas, o supply chain, apoiado pelos departamentos de Inteligência de Mercado, tem se transformado em uma verdadeira área de Inteligência de Suprimentos.

Dessa forma, com soluções que associam o uso de Big Data e ciência de dados, elas têm conseguido algumas vantagens importantes na gestão de estoque, reduzindo custos e gerando valor nos resultados do negócio a partir disso.

Portanto, alguns dos benefícios da união do Supply Chain e Big Data são:

Visão completa da cadeia

Algumas ferramentas de Big Data permitem ter uma visão completa do mercado e das mudanças nos indicadores macroeconômicos. Isso porque combinam a análise de dados externos, do mercado, com informações internas da empresa, oferecendo um diagnóstico completo, em tempo real, de toda a área.

dados para gestão de cadeia de suprimentos supply chain

Otimização da gestão de categorias

Com uso de Big Data, uma outra vantagem é conseguir acompanhar o comportamento das diferentes categorias de suprimentos. As ações apoiadas em dados ajudam a otimizar a divisão e o controle dos produtos em categorias. 

Também torna-se mais fácil analisar, por exemplo, o nível de criticidade e risco apresentado por cada uma delas.  

Portanto, o Big Data torna a gestão mais coordenada e organizada.

Mais controle dos fornecedores

As empresas que não conseguem monitorar a relação com fornecedores estão expostas a uma série de riscos que podem afetar os resultados do negócio.

Contudo, a partir da incorporação de tecnologias aos processos de gestão, algumas companhias conseguem entender, de forma sistemática e simplificada, o nível de dependência que possuem em relação a cada fornecedor e as ameaças que isso traz à organização.

Acompanhamento da execução de contratos em tempo real

Uma das vantagens de ter um processo de gestão moderno, que agrega o uso de Big Data no supply chain, é saber em tempo real o status dos contratos com os diversos fornecedores.

Assim, é possível identificar quando um determinado índice de contrato ou indicador for atingido, com as respectivas necessidades de renegociações.

Analytics completo da área de supply chain

Um desafio importante que o Big Data ajuda a solucionar nas áreas de supply chain é a análise de desempenho

Isso porque permite entender o grau de sucesso das negociações de contrato. Consequentemente, é possível saber quando foi possível obter o menor preço em relação ao mercado, além de outras métricas relevantes para as verificações da gestão de suprimentos.

Quais os resultados da parceria entre Big Data e Supply chain

Nos últimos anos, o supply chain tem sido uma das áreas que mais avançaram no uso de tecnologias para redução de custos dos processos de gestão.

Nesse cenário, as companhias que não começarem desde já a se preparar para o novo contexto da era dos dados, tendem a ficar para trás.

Assim, essa nova era traz alguns desafios importantes para as áreas de supply chain, que precisam lidar com a volatilidade e complexidade do mundo atual.

A previsibilidade de demanda, o controle e a visibilidade de toda a cadeia de suprimentos se tornam questões cada vez mais relevantes para quem atua na área. A Inteligência de Mercado tem sido, dessa forma, uma grande aliada para a superação desses desafios.

A aplicação da prática, apoiada por soluções de Big Data e ciência de dados, tem ajudado as empresas mais modernas a superarem os desafios desse novo tempo. Por isso o investimento em plataformas sofisticadas como o Cortex MI são extremamente importantes.

Portanto, erramentas como o Cortex MI reduzem a complexidade dos processos, e tornam mais data driven a tomada de decisão, para um melhor planejamento, execução e análise da área de Supply.

Gostou do nosso conteúdo sobre Big Data e Supply chain? Para mais artigos como esse, continue acompanhando o conteúdo do nosso blog! Até a próxima.

Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados