Saiba como a cultura ágil pode ajudar seu negócio a crescer!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você vai ler os seguintes tópicos sobre cultura ágil:

  • O que é cultura ágil;
  • Quais são as metodologias ágeis e quais seus benefícios;
  • As vantagens da aplicação desse conceito no dia a dia das empresas.

Muitas empresas já enxergam o impacto de diversos fatores em seus mercados de atuação. Esse é o caso da companhia em que você trabalha? Então você precisa saber mais sobre a cultura ágil.

Essa metodologia age justamente na adaptação dos processos das companhias para acompanhar a transformação digital e as mudanças cada vez mais velozes no comportamento de consumo e do mercado. 

Nesse novo cenário, é preciso focar em entregas mais dinâmicas e de qualidade, a fim de manter a competitividade empresarial. Entretanto, para executá-las é necessário contar também com equipes versáteis que saibam colaborar entre si e agir rapidamente.

Isso já acontece em 53% das empresas dos Estados Unidos, que já adotaram tecnologias de Big Data para adquirir valores da cultura ágil, segundo dados da Forbes. Isso é uma tendência forte de como essas tecnologias de ciência de dados estão ditando os rumos dos negócios.

Nesse contexto, a cultura ágil surge como uma proposta de mudança de hábitos e processos organizacionais. Assim, as empresas se adaptam às transformações do mercado de forma produtiva.

Quer saber mais sobre os benefícios dessa metodologia? Então, continue lendo!

O que é cultura ágil?

Você sabe o que é cultura ágil? De forma resumida, ela representa a capacidade das organizações de se adaptarem de forma rápida e eficiente em um mundo VUCA, onde as informações se propagam rapidamente e bruscamente as tendências de mercado mudam.

Assim, metodologias defasadas perderam lugar para a agilidade pautada na análise de dados.

Por exemplo, você já ouviu falar no modelo de desenvolvimento em cascata? Ele consiste em projetos lineares e com etapas bem definidas. Na prática, isso significa que, para uma demanda avançar para a fase seguinte, é preciso que a anterior esteja completa.

O fato é que, para empresas que já vivem a era digital, esse modelo pode trazer algumas desvantagens, como:

  • processos engessados;
  • perda de tempo até o encerramento das fases do projeto;
  • falta de flexibilidade para se adaptar às novas realidades.

Diante desse cenário, a cultura ágil é uma opção para modernizar a inteligência de negócios. Isso porque ela remodela processos e aponta novos caminhos para melhorar a gestão de tempo, recursos e equipe.

Esse conceito é guiado por ciclos adaptáveis e flexíveis em que os profissionais conseguem se organizar individualmente e coletivamente. Sendo assim, o resultado disso é uma maior autonomia tanto na empresa quanto no desempenho da tarefa.

Como a cultura ágil funciona na prática? 

Já existem vários jeitos de aplicar as metodologias ágeis e você vai ver os principais a seguir:

Scrum

O Scrum é um dos métodos mais populares. Ele se baseia na organização da equipe a partir da divisão de um projeto em etapas ou ciclos chamados de sprints.

Portanto, cada um deles tem seu planejamento e forma específica de realização. No fim do ciclo, deve ser avaliado o que foi feito para então seguir adiante. 

Lean

O Lean é um modelo enxuto, muito usado em startups. Tem como objetivo a redução de custos na execução de um projeto. Aqui, utiliza-se, portanto, apenas o que é essencial paraotimizar as tarefas e minimizar os gastos.

A metodologia ainda permite que se trabalhe de forma colaborativa, compartilhando as informações. 

Kanban

O Kanban, por sua vez, divide projetos a partir de tarefas que, na prática, são organizadas como:

  • to do (a fazer) – indicando as atividades que devem ser feitas
  • doing (fazendo) – mostrando o que está sendo executado
  • done (feito) – reunindo o que já foi concluído no processo.

Esse método ágil ajuda também na organização da equipe e na visualização da execução do projeto. Dessa forma, é possível ainda medir o tempo e o custo de cada etapa.

Smart

Por fim, a Smart é uma metodologia que qualifica os objetivos e as metas dentro de um projeto. Isso quer dizer que cada atividade deve ter um propósito claro.

Mas, afinal, você sabe o que o termo Smart significa? 

Ele é a sigla que representa Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-Related (Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporário).

Em resumo, são princípios que estabelecem metas para o negócio com essas características e com prazo definido para cumprimento.

Quais são os benefícios da cultura ágil?

Abaixo listamos, dentre os valores das metodologias ágeis, quais são seus benefícios principais:

Processos mais rápidos

A concepção de um projeto, bem como possíveis ajustes e tomadas de decisão são mais rápidos quando as demandas são subdivididas em partes. Isso porque cada uma delas se separam entre tarefas menores e com objetivos específicos. Dessa forma, a atuação da equipe é mais ágil.

Times com maior autonomia 

Quando o projeto é fragmentado e o objetivo de cada etapa está bem definido, as equipes ganham autonomia em suas atividades. Assim, seja qual for a tarefa, dá para organizá-la dentro da sprint da maneira mais conveniente. O resultado disso são profissionais mais produtivos.

cultura agil e inteligência de negócios

Redução de custos

Ao otimizar o trabalho da equipe, a cultura ágil contribui para a redução de custos. Isso porque pessoas engajadas em suas funções tendem a perder menos tempo e recursos em processos burocráticos e demorados.

Adaptabilidade às mudanças do mercado

O caráter adaptável da cultura ágil permite que as empresas reajam com mais assertividade diante de cenários adversos. Nesse sentido, também é possível antecipar cenários futuros e se preparar para minimizar possíveis prejuízos.

Isso é permitido a partir do monitoramento de dados em tempo real, que permitem aos tomadores de decisão estarem sempre abastecidos de informações atualizadas e, assim, prevenidos de possíveis flutuações e mudanças repentinas no segmento de atuação.

Resumindo… Como os valores da cultura ágil podem ajudar seu negócio?

Em conclusão, a cultura ágil é composta por um grupo de metodologias que:

  • aceleram o processo de criação;
  • facilitam o desenvolvimento das funções e as tomadas de decisão
  • provem a adaptabilidade das empresas.

Além disso, diferentemente dos modelos tradicionais, nenhum desses métodos é engessado e insuficiente diante dos novos desafios corporativos.

Portanto, uma ferramenta como o Cortex MI economiza centenas de horas de equipes de Inteligência a partir de sua capacidade preditiva e de gerenciamento da performance de sua organização. 

Em tempos dinâmicos e voláteis, faz-se necessária uma plataforma que ofereça agilidade e análise de dados em tempos reais para que sua organização sempre se posicione à frente dos concorrentes e se antecipe às tendências ou futuros problemas no seu segmento de atuação. 

O Cortex MI pode ser um investimento fundamental para tornar eficaz e moderna sua Inteligência de Mercado.


Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como otimizar o tempo dos times de inteligência.


Artigos Relacionados