5 principais desafios das áreas de inteligência no cenário da pandemia

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você vai ler sobre:

  • As percepções de profissionais de inteligência de mercado sobre a relevância de suas áreas no cenário da crise;
  • Como a transformação digital se conecta aos desafios da área de inteligência;
  • Novas perspectivas para a gestão de dados em áreas de inteligência.

No cenário ocasionado pela pandemia, os profissionais de inteligência passaram a desempenhar um novo papel nas empresas. Contudo, à medida que a área se tornou mais requisitada, questões ainda mais desafiadoras surgiram, principalmente no que tange à gestão de dados. Afinal, suprir diversas áreas com informações relevantes para suas tomadas de decisão num contexto tão incerto não é tarefa fácil.

Dessa forma, surge a questão: quais são as atuais demandas das empresas em relação às áreas e profissionais de inteligência? Qual é o papel da automação de dados no aprimoramento desses processos?

Pensando em entender melhor os atuais desafios enfrentados pelas áreas e profissionais de inteligência, a Cortex ouviu mais de 70 pessoas do segmento, na pesquisa “Benchmarking das Áreas de Inteligência”, realizada entre junho e julho de 2020.

Quer saber quais são os principais desafios dos profissionais de inteligência nesse cenário de pandemia? Então continue lendo!

Gerar previsões de vendas

52,8% dos profissionais de inteligência apontam o forecast de vendas como um dos dois maiores desafios enfrentados pela área no contexto da crise. 

Contudo, é importante lembrar que, mesmo antes da Covid-19 impactar o mundo, prever vendas já se apresentava como um desafio. Não é à toa que 59% dos forecasts já eram feitos de maneira errada, de acordo com a Altify.

As inúmeras transformações no consumo de produtos ou serviços, ocasionadas pela pandemia e fatores relacionados – como o isolamento social – , tornaram ainda mais complexo o processo de criar projeções de vendas. Afinal, de que forma históricos de vendas ou palpites poderiam somar em uma circunstância sem precedentes?

É bem provável que, no atual cenário, empresas e profissionais tenham notado que previsões realizadas manualmente e com dados do passado não são mais eficientes. 

Diante de mercados ainda mais dinâmicos e impactados por variações constantes em indicadores econômicos e políticos, algumas necessidades se tornam ainda mais urgentes, como:

  • incluir dados concretos à estratégia;
  • aumentar a frequência das projeções;
  • considerar cenários otimistas, pessimistas e realistas.

Analisar comportamentos de consumo

Não é mais novidade, mas questões relacionadas à oscilações na demanda por produtos e serviços representaram o principal impacto da pandemia no mercado, fato reafirmado por 85% das pessoas que participaram do benchmarking da Cortex.

Por esse e outros motivos, as análises do comportamento de consumo foram apontadas por 52,8% dos profissionais de inteligência como um desafio da área.

Tendo em vista a necessidade de responder rapidamente às novas demandas do consumidor e não perder espaço no mercado, essa pauta passou a ser ainda mais importante para companhias de diversos segmentos.

Com tantas mudanças ocorrendo simultaneamente, como entender e adaptar o papel de um produto ou serviço para atender às necessidades de consumo em uma nova realidade? 

A resposta para essa questão está no uso de dados para aprimorar a compreensão dos comportamentos de consumo. Esses insumos podem surgir a partir do monitoramento de mídias e pesquisas de mercado ou até mesmo da performance de venda da rede de distribuição (sell-out).

Esse tipo de informação ainda pode ser útil às empresas para:

  • desenvolver novos produtos ou serviços;
  • priorizar ações promocionais;
  • monitorar e prever tendências de consumo;
  • direcionar esforços de produção e melhorias para produtos vendáveis;
  • projetar vendas futuras de acordo com o produto ou serviço.

Analisar a concorrência

Embora apenas 6,9% dos profissionais de inteligência tenham percebido seus concorrentes se fortalecerem durante o pico da crise, a análise da concorrência está entre os três principais desafios para 48,6% dos participantes.

Esse tipo de análise é uma estratégia comum, essencial e adotada por empresas de diversos tamanhos e segmentos. Por meio de soluções mais básicas como o Google Alerts e ferramentas de gestão de riscos, é possível monitorar a movimentação dos concorrentes no mercado e analisar a atuação da sua empresa ao lado de seus oponentes no mercado.

Entretanto, receber alertas diariamente por e-mail não resolve tudo. Se ainda for preciso filtrar informações e organizá-las manualmente em ferramentas, pode haver perda de produtividade e agilidade, fatores fundamentais quando o cenário do mercado tende a mudar rapidamente.

Isso sem contar que dados dispersos podem simplesmente se perder em fluxos de trabalho, não auxiliando os tomadores de decisão. Portanto, para que as análises de concorrência cumpram seu propósito, conduzindo novos rumos para a empresa e auxiliando na geração de insights inovadores, elas precisam também ter seus dados automatizados. 

Monitorar o setor em geral

Dentre os principais desafios das áreas de inteligência, 47,2% dos profissionais também apontaram o monitoramento do segmento de mercado de suas empresas. Isso porque acompanhar as movimentações no nicho em que a empresa atua é uma atividade tão comum quanto monitorar a concorrência.

Em momentos de crise global, obviamente essa tarefa ganhou muito mais relevância. Afinal, tornou-se ainda mais importante reunir dados que ajudassem as empresas a analisar o todo e compreender como o segmento e seu ecossistema de negócios estavam reagindo à crise. 

Esse olhar panorâmico é bastante importante para criar projeções de vendas mais realistas e, dependendo das circunstâncias, redefinir metas de acordo com os percalços enfrentados pelo segmento como um todo.

Além disso, o monitoramento ativo e inteligente do setor também é uma forma de observar tendências e gerar insights que possam diferenciar produtos ou serviços no mercado, aumentando as chances de pioneirismo das empresas ao lançarem uma solução inovadora.

Analisar o cenário político e econômico

As decisões tomadas no âmbito político e as oscilações econômicas também têm um papel fundamental no rumo das empresas. Por isso, análises relacionadas à política e economia foram apontadas como desafio para 33,3% dos profissionais de inteligência.

Nesse sentido, é fundamental reforçar a importância de incorporar dados de mercado e macroeconômicos às estratégias de negócio. Isso porque é por meio deles que as empresas podem tomar decisões antecipando impactos externos e minimizando riscos.

Contudo, existe uma grande dificuldade em integrar esse tipo de informação aos dados de performance do negócio, o que muitas vezes impede a visualização completa do cenário e atrasa tomadas de decisão. 

Trabalhar com ferramentas de integração de dados internos e externos é uma das formas que as empresas vêm encontrando para solucionar desafios relacionados a dados de mercado, gerando análises mais robustas sobre os rumos da companhia.

Resumindo… 


Mais da metade dos profissionais de inteligência apontou a previsão de vendas e a análise do comportamento de consumo como desafios, o que mostra o movimento das empresas em busca de reagir aos impactos da crise.

Diante dos desafios apontados, é perceptível que:

  • A pandemia ocasionou nas empresas uma maior busca por dados concretos para amparar suas decisões de negócios;
  • O trabalho manual se mostra como um empecilho à produtividade e às entregas das áreas de inteligência, o que reforça o papel da automação de dados para que essas áreas de fato consigam suprir setores internos com informações relevantes;
  • Dados externos e de mercado nunca foram tão importantes para conduzir as empresas de forma assertiva;
  • Práticas comuns, como o monitoramento da concorrência, seguem em alta mas se tornam desafios à medida que o mercado se torna cada vez mais dinâmico e a urgência das companhias em obter informações com agilidade aumenta.

Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como otimizar o tempo dos times de inteligência.


Artigos Relacionados