Fake News na era do Big Data: entenda como lidar e proteger seu negócio

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Identificar uma fake news se tornou um grande desafio devido ao imenso volume de informações no Big Data. Para se ter uma ideia, estima-se que todos os dias surgem 2,5 quintilhões de bytes de novos dados, segundo a Business Software Alliance

Em contrapartida, cada ser humano tinha o equivalente a 539 megabytes (menos de um CD) de informação armazenada em 1986. Ou seja, em pouco mais de 5 minutos, hoje somos capazes de gerar o total de informações armazenada por uma pessoa daquele tempo.

Ou seja, lidamos diariamente com um volume gigantesco de dados. Mas como selecionar os que são reais e os que não são? É o que você vai descobrir neste artigo. Continue a leitura!

O que são fake news?

Fake news são definidas pelo autor Sheldon Burshtein como um relato fictício referente aos eventos atuais. Contudo, são “fabricados” e intitulados de forma enganosa, com o propósito deliberado de enganar e motivar as pessoas a divulgá-las. 

O fato é que as fake news sempre existiram. Porém, hoje vivemos um novo momento decorrente da escala conquistada pela ascensão das redes sociais nos últimos anos. Junto a isso, temos uma quantidade crescente de dados disponíveis. 

Eles vêm transformando comportamentos, indústrias e a forma com que empresas e consumidores se relacionam. Essa mudança tem impacto direto nas tomadas de decisão do negócio. Afinal, pode parecer difícil atender às novas demandas e descobrir quais são elas.

Mas, na prática, o que é Big Data?

O Big Data já é muito trabalhado e utilizado na estratégia de diversas organizações. Porém, foi realmente consolidado no início dos anos 2000 e, assim, foram criados pilares que sustentam não só o conceito do Big Data, mas também as práticas que o envolvem.

É muito importante sempre estar a par destes pilares para não se perder na execução da estratégia, prejudicando resultados. Veja quais são eles:

Volume

O Big Data envolve uma grande quantidade de informações capturadas através de redes sociais, processos de automação, landing pages, transações financeiras, dentre outras. Toda e qualquer informação entra neste quesito independente se foi adquirida dentro ou fora do negócio. 

Velocidade

Diz respeito à leitura e tratamento das informações obtidas. Claro, os dados obtidos atualmente possuem uma grande complexidade e variedade em si. No entanto, mesmo com essas características, é necessário ter agilidade para fornecer em tempo real métricas e indicadores valiosos para a tomada de decisão. 

Variedade

A variedade diz respeito ao formato em que essas informações chegam a você. Elas podem chegar como dados estruturados ou não estruturados e é sobre isso que vamos falar agora.

Veracidade

Pauta recorrente, com tantos dados disponíveis, como separar os verdadeiros dos falsos? Para evitar as fake news na era do Big Data, a melhor forma é garantir a veracidade das informações. Um caminho é contratar uma empresa que seja comprometida com a veracidade das informações fornecidas e que esteja de acordo com todas as normas da LGPD.

Valor

É entendido como valor o ato de transformar esse verdadeiro oceano de informações em dados que efetivamente podem ser utilizados nos negócios. Afinal, esses insumos possuem um valor inestimável para as organizações em contexto de competitividade e fake news no mercado digital.

[eBook] Big Data Analytics

Como são as fake news na era do Big Data? 

Mais de 60% dos brasileiros não sabem reconhecer uma notícia falsa, segundo estudo da Kaspersky. Isso mostra o quão impactante uma fake news pode ser às reputações corporativas, que levam anos para ser construídas e podem ser destruídas com uma única publicação enganosa.

É neste cenário que o Big Data e a análise de dados podem ser determinantes na disseminação das informações falsas. Afinal, por meio de algoritmos, a inteligência artificial pode filtrar e deixar de considerar dados cujas fontes não são confiáveis.

Vale mencionar que é possível, individualmente, fazer a análise e avaliar se o dado obtido é ou não confiável. Porém, explorar todas as informações é uma atividade complexa e que, obviamente, não pode ser feita de maneira manual — a menos que você esteja disposto a perder muito tempo do seu dia com essa tarefa. 

Em relação às fake news, o uso do Big Data é essencial, considerando os milhares de novos dados gerados em alta velocidade diariamente — por diferentes meios, como textos, vídeos, imagens, áudios e postagens em redes sociais.

Fake news no mundo corporativo

Podemos destacar alguns exemplos de fake news que circularam sobre algumas marcas e que logo foram desmentidas. Confira a seguir:

Exemplos de fake news no mundo corporativo

Como lidar com as fake news na era do Big Data?

É preciso entender que a internet é fonte de informações, não de notícias. Por isso, listamos a seguir algumas estratégias eficazes que o seu negócio pode adotar para, assim, estar preparado e lidar com as fake news.

1. Monitore notícias e publicações sobre sua marca

O primeiro passo (e um dos mais importantes) é dispor de uma equipe de Comunicação, Relações Públicas ou Marketing que faça o monitoramento das notícias e publicações feitas sobre a sua marca. Assim, ao primeiro sinal de uma informação enganosa, é possível desmenti-la. 

2. Seja transparente

A transparência ao lidar com o assunto ajuda a manter o nível certo de objetividade em uma declaração, história ou explicação. Fornecendo, assim, uma estrutura sólida para comunicados à imprensa, postagens em blogs e respostas de mídia social.

3. Seja orientado por dados

Números, fatos e evidências que apoiam o argumento de defesa são importantes. Afinal, isso adiciona credibilidade ao discurso. Se a sua empresa já dispõe de soluções de Big Data e análise de dados, é bastante provável que, por meio da predição, seja capaz de antecipar momentos do mercado e da própria marca para que a mesma evite riscos e, também, identifique oportunidades de crescimento.

4. Determine a fonte da desinformação

Corrija as informações imediatamente e trabalhe rapidamente para determinar a fonte da desinformação. Às vezes, ela acontece sem a intenção de manchar os seus negócios, por meio de jornalistas e produtores de conteúdos com poucos dados para apuração. 

No entanto, algumas vezes, as fake news podem vir de adversários do mercado – que estão promovendo narrativas falsas que, em última análise, servem às suas agendas e podem prejudicar a concorrência.

5. Tenha um centro de informações

Mantenha um hub atualizado de notícias e anúncios para que as informações comerciais sejam acessíveis de maneira fácil e pública. As empresas que não têm presença online forçam os consumidores a concluir suas pesquisas em outro lugar, o que pode levá-los a informações enganosas, desatualizadas ou totalmente falsas.

[SI] Análise de dados nos negócios: um passo a passo para a cultura data driven em 2022


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa plataforma de Vendas e Mercado.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados