O que é inteligência competitiva e como aplicar na empresa?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A inteligência competitiva tem ganhado força na rotina de organizações que desejam manter seus negócios em crescimento nesse mundo volátil e incerto em que vivemos. Afinal, 87% das empresas perceberam que seus mercados se tornaram mais competitivos nos últimos três anos, segundo a Crayon.

Mas, para entender melhor o que é inteligência competitiva e qual a sua importância, é preciso lembrar que essa estratégia está diretamente ligada a dois insumos valiosos na era digital: o conhecimento e a informação.

Não basta saber tudo sobre o cenário interno da organização – é essencial entender a conjuntura do mercado.

Isso porque a forma com que as informações e o conhecimento são transformados em diferencial competitivo é o que determina o sucesso dessa estratégia.

Portanto, neste post, você vai entender o que é inteligência competitiva e como as empresas podem se beneficiar dessa abordagem. Quer saber mais? Então, continue lendo! 

O que é inteligência competitiva?

Como o nome já revela, a inteligência competitiva, ou IC, é uma abordagem que auxilia as companhias a aumentarem sua competitividade empresarial, destacando-se entre as demais. 

Porém, a abordagem não está restrita a ações para vencer a concorrência. Ela é muito mais do que isso, quer entender como?

A inteligência competitiva determina a capacidade que as empresas têm de serem proativas em relação às demandas do mercado.

Esse processo é intrínseco à rotina das organizações e está diretamente ligado ao uso de dados para monitorar e analisar a conjuntura na qual o negócio está inserido.

Exemplo de inteligência competitiva

Com a pandemia do coronavírus, diversas companhias precisaram se readaptar a uma realidade diferente, em que as mudanças mercadológicas foram notáveis. 

O comportamento do consumidor mudou. Junto com isso, as empresas precisaram reavaliar esquemas de trabalho, pois setores da economia tiveram aumento abrupto na demanda e a logística nunca esteve tão em alta. Mas como reagir a tantas transformações?

Nesse contexto, corporações que já têm expertise em inteligência competitiva, embora num primeiro momento também tenham sido pegas de surpresa, conseguiram sair na frente mais rápido, monitorando informações, como:

  • a reação dos concorrentes em meio à crise;
  • o impacto da crise em fornecedores estratégicos;
  • os impactos no mercado endereçável;
  • quais são as novas demandas de consumo;
  • quais serão as tendências do mercado no período próximo;
  • e as questões políticas e sanitárias que podem interferir no segmento.

Em uma era pautada por mercados mais dinâmicos, informações como as que você viu acima são essenciais para identificar e avaliar oportunidades e ameaças.

Isso quer dizer que parte fundamental do papel e do que é inteligência competitiva nas empresas está em acompanhar tendências mercadológicas para validar se as estratégias da companhia estão alinhadas aos acontecimentos externos e aos objetivos de negócio.

Apesar de a crise ter intensificado a importância de analisar dados de mercado, essa prática deve se tornar cada vez mais comum no dia a dia de empresas que almejam alta performance em seus resultados.

Por que investir em inteligência competitiva?

Com a transformação digital, organizações de variados segmentos têm mais recursos à disposição para competirem entre si, o que aumenta consideravelmente a demanda por inovação. Afinal, nenhuma empresa quer ficar para trás, certo?

Você provavelmente sabe que um planejamento estratégico bem elaborado considera a visão de futuro e a missão da companhia junto ao seu mercado endereçável e público-alvo.

Nesse sentido, a inteligência competitiva é o mapa que guia as organizações no caminho para o sucesso. Isso acontece por meio do alinhamento entre objetivos de negócio e tendências do segmento de atuação da empresa.

Práticas de inteligência competitiva são capazes de gerar diversos insights para validar, refinar e consolidar estratégias em setores como Marketing e Vendas

Dessa forma, se torna possível tomar decisões mais assertivas em curto e longo prazo, reduzindo as incertezas na hora de apostar em formatos de campanhas e produtos específicos, por exemplo.

Não por acaso empresas que já entenderam o que é inteligência competitiva, e investem na prática, enxergam mais oportunidades de mercado e garantem vantagens como: 

Aumento da competitividade

Fazer o monitoramento de dados de mercado e, principalmente, de competidores auxilia as empresas a minimizarem riscos e evitarem surpresas. Assim, mudanças com impacto no segmento, indicadores econômicos e ações de concorrentes estarão mais facilmente no radar. 

Mapeamento assertivo de oportunidades

Como a sua marca, produto ou serviço podem ser ainda mais úteis no contexto em que se encontram?

Por meio da inteligência competitiva, empresas têm insumos valiosos sobre novos comportamentos e tendências de consumo. Com essas informações, é possível aprimorar o produto e identificar oportunidades de crescer, inovar e se diferenciar em um mercado cada vez mais acirrado. 

Capacidade de adaptação de estratégias

Se as ações não estão performando como o planejado, é preciso analisar dados para entender o porquê disso estar acontecendo para, então, redirecionar a estratégia.

Nesse sentido, empresas que investem em inteligência competitiva têm o necessário para reavaliar o impacto gerado por suas estratégias e adequá-las a fim de gerar mais valor para a companhia e seu público-alvo em tempo hábil.

Como aplicar a inteligência competitiva ao seu negócio?

O primeiro passo para gerar inteligência competitiva nas empresas é entender que essa é uma área altamente especializada. Isso significa que é fundamental a presença de profissionais data driven, ou seja, voltados à análise e gerenciamento de um alto volume de dados de forma sistêmica e proativa.

O profissional ou equipe orientada por dados tem a responsabilidade de abastecer setores estratégicos com informações cruciais para tomadas de decisão de negócio, contribuindo para processos de inovação e transformação digital.

Como o escopo da inteligência competitiva inclui a organização e análise de dados relevantes para a organização, chegou a hora de entender como empresas campeãs em inteligência competitiva obtêm seus dados.

Big Data Analytics

O Big Data Analytics tem a função de extrair informações a partir de dados dispersos em diferentes bases. 

Nesse caso, é fundamental ressaltar que o volume de dados trabalhado pelo Big Data Analytics é muito maior, mais complexo e geralmente desestruturado. Tratam-se de informações mais estratégicas sobre o negócio e não se restringem a um setor específico.

Então, por meio de ferramentas de alto desempenho, empresas usam o Big Data Analytics para gerar insights a partir do cruzamento de grandes volumes de dados vindos de fontes internas e externas.

Dessa forma, as organizações podem otimizar o desempenho dos profissionais de Inteligência e reduzir o tempo das entregas – e por consequência, tomar decisões consistentes com mais agilidade.

[eBook] Big Data Analytics

Entendeu a importância da Inteligência Competitiva?

O desenvolvimento de estratégias realmente eficientes e de alta performance depende do nível de entendimento das organizações sobre o contexto político, econômico e tecnológico em que seu mercado endereçável se encontra.

À medida que dados e informações se tornam cada vez mais acessíveis, aumentam as oportunidades que as empresas têm para inovar em suas decisões estratégicas.

A base desse sucesso é a inteligência competitiva, e por meio dela, as empresas conseguem, de forma prática:

  • Identificar oportunidades e outras questões relevantes no contexto em que se encontram. E para entender as principais tendências do mercado, novos comportamentos de consumo, surgimento de tecnologias úteis e muito mais, os dados são indispensáveis.
  • Planejar estratégias assertivas para liderar o mercado. A maneira com que a empresa utiliza tecnologia a favor da inteligência competitiva dirá o quanto ela está preparada para reagir às mudanças em tempo hábil e, de preferência, antes dos concorrentes.
  • Monitorar o ambiente interno e externo, compreendendo como fatores econômicos, políticos, sociais e tecnológicos podem influenciar no produto, serviço ou mercado endereçável.

Aprendeu o que é inteligência competitiva e qual a sua importância? Para mais conteúdos como esse, fique de olho no nosso blog! Até a próxima!


Como a Cortex pode pode otimizar a inteligência competitiva da sua empresa?

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como aprimorar a inteligência competitiva na sua empresa, conheça nossa plataforma de Vendas e Mercado.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.






Artigos Relacionados