Inteligência de mercado: aprenda a usar como diferencial competitivo

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Post atualizado em novembro de 2020.

O que diferencia uma empresa de sucesso das demais? Existem diversos fatores que contribuem para o posicionamento de uma marca, e, sem dúvidas, o uso da inteligência de mercado é um importante diferencial competitivo.

É por meio dela que todas as questões envolvendo um negócio se tornam estruturadas e bem embasadas. Quer entender melhor por que e como a sua empresa deve investir nisso e os benefícios que se pode obter com essa estratégia?

Neste artigo, explicamos essas questões com mais detalhes. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto agora mesmo!

O que é inteligência de mercado?

Inteligência de mercado, também conhecida como Business Intelligence (BI), nada mais é do que o processo de capturar dados e transformá-los em poderosos insights para a gestão de um negócio.

Em outras palavras, falamos no uso de informações sobre clientes, mercado, produtos e consumo para fundamentar decisões e garantir resultados mais expressivos para a empresa.

Antigamente, os processos decisórios eram adotados com base em intuição e mero feeling dos gestores, ou seja, muitas coisas eras baseadas em achismos e não em dados concretos, o que as tornava pouco válidas. Porém, esse hábito tem ficado cada vez mais para trás. Estamos na era dos dados, e eles são tão relevantes quanto o próprio produto ou serviço oferecido pelo negócio.

De fato, captar informações, estatísticas, perfis e dados e analisá-los com eficiência é uma das estratégias mais inteligentes e vantajosas para sua empresa. Mais do que isso, sem esse tipo de análise, é praticamente impossível conhecer o consumidor moderno — mais exigente, volátil e seletivo.

E, como sabemos, os clientes são a razão de ser de qualquer empresa. Quando se consegue compreendê-los e satisfazer suas necessidades, aumentam-se as chances de fidelizá-los e garantir uma boa imagem no mercado.

Quais benefícios a inteligência de mercado proporciona para uma empresa?

Por meio de inteligência de mercado, empresas dos mais variados ramos conseguem aperfeiçoar os processos decisórios, já que passam a ter em mãos informações importantes sobre tudo o que envolve a área de atuação do negócio.

Por meio de ferramentas tecnológicas, como o Big Data, é possível captar, processar, organizar e analisar os dados, de forma que eles se tornem conhecimento para a organização. Assim, é possível, entre outras coisas, entender melhor o cenário atual e fazer estimativas mais precisas para o futuro das operações.

Nos próximos tópicos, explicamos melhor os benefícios que podem ser obtidos com a adoção dessa estratégia. Fique por dentro!

Respostas rápidas, que só com inteligência de mercado é possível obter

A inteligência de mercado permite prever e estimar mudanças no mercado, assim como avaliar de que forma elas afetam o negócio, contribuindo para que seja possível agir com rapidez e evitar perda de competitividade.

Na prática, se você acompanha possíveis fornecedores bem de perto, saberá quando vão surgir oscilações no preço ou quando novos produtos e serviços serão lançados, por exemplo. Dessa forma, fica mais fácil elaborar estratégias que facilitem o aproveitamento das oportunidades e a minimização dos riscos.

A ideia é fazer monitoramentos e análises constantes, visando estar à frente dos concorrentes, criar diferenciação e evitar potenciais problemas. Assim, os processos vão sendo otimizados e ajustados aos poucos, sempre com foco em excelência e em atender às necessidades dos clientes.

Quanto mais rápidas essas respostas puderem ser colocadas em prática, maiores são as chances de sair na frente dos concorrentes e alcançar maior destaque.

Aprendizado constante

Que tal fazer um benchmarking para aprender com os erros e acertos dos concorrentes? Com boas pesquisas a respeito das variações do mercado e com o monitoramento dos principais competidores, é possível saber quais são os principais erros e acertos.

Em outras palavras, você pode identificar as melhores práticas e implementá-las em sua empresa para obter resultados aprimorados, ao mesmo tempo em que aponta as falhas — que podem ser encontradas por meio das avaliações negativas na internet, por exemplo.

A partir daí, cria-se um norte para direcionar as decisões e as estratégias. Na verdade, trata-se de planos de ação voltados para o sucesso do negócio. O resultado envolve melhorias contínuas nos processos e um distanciamento de práticas que podem afetar a empresa negativamente.

Só é preciso frisar que não se trata de copiar os concorrentes em suas estratégias bem-sucedidas, mas sim de avaliar o que tem dado certo para outros negócios e como adaptar essas questões à realidade do seu negócio, possibilitando o desenvolvimento de ações ainda mais acertadas e eficientes.

Diferenciação em relação aos concorrentes

Se, por um lado, o benchmarking pode ajudar a identificar o que seus concorrentes têm feito de melhor, por outro, adotar essas boas práticas na sua empresa não é o melhor caminho. Afinal, isso faria o seu negócio deixar de ser original apenas para seguir o fluxo e as novidades do mercado.

É aí que a inteligência de mercado se torna ainda mais relevante, visto que ela permite conhecer o seu público cada vez melhor, traçar perfis e usar essas informações para entender melhor quais são suas expectativas, necessidades, objetivos, entre outras questões importantes.

Com isso, fica mais fácil utilizar essa base de dados para focar em oferecer experiências de compras diferenciadas e que vão ajudar a conquistar um público maior, aumentando a participação do seu negócio no mercado.

Nesse caso, o benchmarking entra como um aliado para ajudar a avaliar até que ponto as suas estratégias se diferenciam dos concorrentes e se elas têm mesmo potencial para conquistar as pessoas.

Identificação e criação de oportunidades

Quem consegue identificar ou criar boas oportunidades é que sai na frente dos concorrentes e ganha destaque. Por isso, use a inteligência de mercado para identificar algumas questões relevantes, como:

  • o que ainda falta no mercado;
  • quais necessidades e desejos dos clientes ainda não são atendidos;
  • o que outras empresas — mesmo de outros nichos — estão fazendo que pode ser aplicado à realidade do seu negócio;
  • quais tendências têm grande potencial de alavancar o crescimento da empresa.

A partir daí, você e sua equipe podem trabalhar para identificar todas as lacunas e pontos a serem melhor explorados pelo negócio, e que têm grandes chances de promover os resultados que são esperados.

Promoção da inovação

Dificilmente a sua empresa vai conseguir criar coisas novas se está sempre executando os mesmos projetos, mantendo os processos inertes e buscando as informações nos mesmos lugares. Ou seja, só é possível conseguir resultados diferentes ao buscar um olhar diferente.

Com a inteligência de mercado, torna-se possível:

  • conhecer tendências;
  • identificar novas tecnologias;
  • acompanhar as novidades;
  • antecipar-se a problemas.

Em vista do dinamismo atual e o surgimento mais veloz de novidades, fica mais fácil encontrar inspiração, avaliar as coisas sob diversas perspectivas diferentes e, a partir daí, focar em inovação — que pode ser implementada em modelos de negócios, produtos e serviços, estratégias, processos internos, entre outros.

Por isso, avalie todas as áreas da empresa e permita que todos os times façam parte desse processo. Assim, dá para obter boas ideias que vão conduzir a melhorias nos fluxos de trabalho e também nas decisões que vão sendo tomadas ao longo do tempo.

Como usar a inteligência de mercado como um diferencial competitivo?

Conforme visto, os dados são o verdadeiro mapa da mina e podem impulsionar o crescimento de empresas de todos os portes e segmentos. Obviamente, isso só acontece quando a inteligência de mercado é empregada com estratégia e responsabilidade.

Quer saber como usar o Business Intelligence a favor do seu negócio? Fizemos uma lista explicando as ações que podem — e devem! — ser colocadas em prática para implementá-lo. Veja quais são elas a seguir:

Conheça bem seu produto ou serviço

Você consegue afirmar que o seu produto ou serviço está satisfazendo a demanda do mercado? Essa é uma pergunta complexa, e a resposta exige muitas análises. Afinal, apenas o número de vendas não é suficiente para mensurar o seu desempenho.

É nesse contexto que a inteligência de mercado pode ajudar a encontrar o diferencial da sua empresa. Ouça a opinião de seus clientes e fique atento aos dados que ajudem a aperfeiçoar sua atuação no mercado.

Os testes de novos produtos, assim como as pesquisas de satisfação, são recursos essenciais e ajudarão você a entender o que seu público espera do seu produto ou serviço.

Analise o seu modelo de negócio

A inteligência de mercado também pode fornecer insights importantes sobre o modelo de negócio escolhido. Isso porque as informações coletadas por meio de pesquisas de mercado, observação e estatísticas ajudam a construir os elementos essenciais para o funcionamento de um negócio, o que inclui:

  • a proposta de valor;
  • as estratégias logísticas;
  • o orçamento empresarial;
  • os canais de comunicação com o cliente;
  • as metas financeiras e de vendas;
  • a localização do ponto comercial.

Fique atento ao perfil de seus clientes

Em um mercado tão concorrido, o consumidor deve ser o elemento mais importante para uma empresa operar. Afinal, a marca que consegue se comunicar com seu público e investe em experiência de compra tem mais chances de prosperar.

Prova disso é que uma pesquisa da PwC descobriu que 89% dos consumidores brasileiros afirmam que a experiência de compra impacta a decisão de compra.

Assim, é essencial fazer um bom uso dos dados, já que eles são fundamentais para entender o perfil dos clientes e traçar as estratégias mais adequadas às necessidades deles.

Invista em soluções tecnológicas

O cotidiano empresarial vem sendo radicalmente modificado pelo emprego de tecnologia. Ainda que o Brasil tenha demorado um pouco mais para abraçar de vez a transformação digital, esse fenômeno é uma realidade e se transformou em um dos pilares da inteligência de mercado.

Existem inúmeras ferramentas de Business Intelligence disponíveis no mercado, e elas podem ajudar a coletar e analisar as informações que realmente importam e que farão a diferença para o posicionamento de sua marca.

Além disso, os softwares de enriquecimento de dados garantem que a sua base de dados sobre os clientes esteja sempre completa e atualizada, o que é essencial para o planejamento de marketing e o desenvolvimento de novos produtos.

Observe a performance de seus concorrentes

Como gestor, você sabe que uma empresa deve estar sempre atenta aos movimentos de seus concorrentes, o que inclui avaliar o que está dando certo e, também, o que não está trazendo bons resultados. Afinal, ao conhecer as falhas das outras empresas, e identificar as lacunas do mercado, é mais fácil desenvolver o seu diferencial competitivo.

Por isso, aposte no poder dos dados para visualizar detalhes da performance da concorrência, comparando indicadores internos com externos, aperfeiçoando assim a sua atuação.

Aproveite os dados para prever tendências

É inegável que as empresas que detêm mais dados e informações e sabem analisá-los ditam as regras do mercado. Afinal, ao cruzar dados de diversas fontes, é possível prever tendências e inovar.

O consumidor contemporâneo valoriza atitudes inovadoras e está sempre em busca de novidades. Por esse motivo, essa pode ser uma grande oportunidade de criar um diferencial competitivo e conquistar bons lucros.

Vale a pena destacar que o planejamento empresarial deve andar lado a lado com o processo de inovação empresarial. Pensar fora da caixa e não se prender ao senso comum é um dos grandes segredos para o sucesso e pode ser desenvolvido em sua empresa por meio do Business Intelligence.

Apoiar-se na inteligência de mercado antes da tomada de decisão — e também durante essa etapa — é um dos passos mais importantes para encontrar o seu diferencial competitivo. Visto que ser mais do mesmo não ajudará a sua empresa a se destacar, aproveite os dados e informações coletados e transforme-os em verdadeiras oportunidades.


Artigos Relacionados