Qual é o futuro da TI?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Por Marvin Fiori, CTO da ITB

Quando me fazem esta pergunta, dificilmente consigo dar a mesma resposta que a do mês anterior. Dizer que estamos vivendo um momento de mudanças sem precedentes não é um exagero; as inovações surgem e passam de tendência à realidade num piscar de olhos.

Aqui não me interessa listar tendências (para isso, sugiro que você consulte o artigo da CIO “9 forças moldam o futuro da TI”. Acredito que entender a extensão do impacto destas transformações no mundo dos negócios, hoje, é o que nos ajudará a compreender o que podemos esperar para o futuro. Te convido a fazer esta reflexão junto comigo.

Data Decision

Nunca fomos tão oniscientes. Essa afirmação pode até parecer prepotente, mas é uma verdade irrefutável que nunca tivemos um volume tão grande de informações ao nosso dispor. E com isso, também adquirimos um poder que não tínhamos antes: o de tomar nossas decisões, cotidianas ou profissionais, levando em consideração infinitas – e relevantes – variáveis.

Ao empregar técnicas avançadas de Big Data e Analytics, bem como utilizar ferramentas de Data Mining, conseguimos não apenas tomar decisões mais assertivas, como em menos tempo e com menor probabilidade de erro. É isso que eu chamo de Data Decision.

Inteligência Artificial x Humana

Como a capacidade humana de compreender e processar informações continua a mesma, também contamos com o apoio da tecnologia para tomar decisões com base em dados: Inteligência Artificial e Machine Learning chegam para nos ajudar a captar, processar, organizar e gerenciar um grande volume de informações, vindos de infinitas fontes.

As máquinas podem também reconhecer padrões, realizar diagnósticos e fazer análises preditivas, mas uma parte considerável deste processo ainda é dirigido pela inteligência humana. Logo, elas não concorrem, mas se complementam.

Sinto te desapontar, mas a batalha épica entre humanos e robôs, retratada tantas vezes em filmes de ficção científica, terá que ficar para depois.

O papel da TI

Hoje em dia já é possível perceber o aumento da relevância da TI. Antes, a área que assumia um papel coadjuvante na maior parte das empresas, apenas dando suporte aos outros setores, passa a atuar de forma totalmente estratégica, como fomentadora de inovações e negócios.

Acredito que esse movimento só deve se intensificar com o passar dos anos e veremos, cada vez mais, a TI como centro das organizações.

Mas é claro que este futuro da TI também demanda uma mudança de modelo de gestão, onde novas tecnologias devem ser vistas como impulsionadoras e não complicadoras. Para isso, os gestores precisam compreender como a TI afeta todo o seu ecossistema e tratá-la de forma diferenciada.

Os grandes avanços tecnológicos que observamos nos últimos anos nos ajudam a fazer ainda melhor aquilo que já fazíamos bem, quebrando barreiras que muitas vezes nem sabíamos que existiam.

Então, qual é o futuro da TI? Sorria, estamos vivendo nele.


Artigos Relacionados