Confira 7 estratégias eficazes para aumentar a conversão de vendas

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O comércio precisa de vendas e, para aumentá-las, existem diferentes estratégias. A criatividade e a tecnologia contribuem na otimização do planejamento estratégico e na formulação de táticas bem definidas que visem captar mais leads e, posteriormente, mais clientes.

Além de conhecer boas estratégias, é importante saber quando devem ser aplicadas e qual sua viabilidade. Muitas delas podem ser usadas combinadas para oferecer resultados melhores.

A seguir, listamos 7 estratégias eficazes para aumentar a conversão de vendas. Leia e veja como conquistar melhores resultados!

1. Invista em inteligência de marketing

A inteligência de marketing permite obter informações importantes para que os produtos comercializados e a marca alcancem o público-alvo, o que aumenta a geração de leads e as conversões.

Profissionais especializados em marketing coletam muitos dados que ajudam a melhorar as vendas, desde que seja efetivado um planejamento estratégico para interpretar e aplicar esses dados.

As informações de mercado fornecem detalhes sobre os consumidores que estão buscando os mesmos produtos que a empresa vende. Além disso, elas permitem que o gestor conquiste conhecimentos novos sobre o público, tornando mais eficazes as estratégias de conversão de vendas.

A inteligência de marketing compõe-se de todos os dados obtidos quando se gera um lead, o que acontece durante o preenchimento de um formulário. Esses dados envolvem o modo como o cliente entrou em contato com o produto, o nível de envolvimento que ele teve com a mercadoria, se já usou ou participou de demonstrações do produto, o sentimento dele em relação à empresa e assim por diante.

Na atualidade, as redes sociais são uma fonte excelente para a aquisição de dados sobre um cliente ou um produto. Outras fontes envolvem as notícias diárias sobre cada segmento do mercado e o contato com fornecedores e clientes que fazem negócio com empresas concorrentes.

2. Capture dados estratégicos e enriqueça seus conhecimentos

Uma forma de capturar dados estratégicos é usando a tecnologia DataBroker, que serve para prospecção e análise. Trata-se de uma plataforma intuitiva usada em mais de 150 países. O acesso se dá por meio de um link da web. Com a ajuda da análise dos dados captados, será possível tomar ações mais acertadas.

Outra ferramenta valiosa que contribui para o enriquecimento do gestor é o DataBuilder. É uma plataforma que transforma rapidamente apenas um dado em informações completas, atualizadas e estratégicas.

É possível salvar e exportar as listas e as consultas enriquecidas. As consultas são salvas no próprio sistema, mas podem ser exportadas em planilhas do Excel.

3. Treine e capacite os vendedores

Os vendedores precisam de capacitação para aumentar a conversão de vendas. Eles devem conhecer as novas técnicas e os novos conceitos sobre vendas.

O vendedor deve saber ouvir e ser educado e paciente. Deve esclarecer todas as dúvidas do consumidor, desde que isso seja possível. Caso não seja, ele deve ser honesto e indicar outra pessoa que possa orientá-lo, se for o caso.

A simpatia e a capacidade de comunicação são fundamentais para agradar o cliente. Comunicação não significa ficar falando o tempo todo, tentando “empurrar” algum produto para o consumidor, mas saber se expressar bem, não ser excessivamente tímido, conseguir puxar uma conversa e mantê-la.

O poder de persuasão é uma qualidade muito importante. Vemos muito isso em oradores públicos, que acabam convencendo as pessoas de ideias e fatos que, muitas vezes, não são reais.

O vendedor não precisa, e nem deve, enganar ou enrolar o cliente, mas ter boas respostas para argumentar e conseguir provar ao outro que determinada mercadoria pode ser efetivamente útil e atender bem a suas necessidades. Conhecer a respeito dos produtos que vende é, por isso, de muita importância para prestar esclarecimentos, tirar dúvidas e contra-argumentar.

É importante ter muitas habilidades combinadas. Por exemplo, de nada adianta saber tudo sobre determinado produto se a pessoa tem dificuldades de comunicação, de interagir com outras pessoas.

A insegurança do vendedor é um dos motivos que levam muitos consumidores a desistirem de suas compras. É preciso ter autoconfiança sem ser arrogante. Os treinamentos devem ser periódicos — pelo menos, uma vez por ano.

4. Otimize o processo de vendas da empresa

A venda deve ser um processo simples, pois os clientes não agradam de processos muito complicados. Assim, para aumentar a conversão de vendas, vale a pena seguir algumas recomendações:

  • não coloque muitas opções, pois o consumidor pode ficar com dúvidas sobre qual mercadoria escolher e acabar não levando nenhuma;
  • cada página da loja virtual deve orientar os clientes sobre o que deve ser feito na sequência, facilitando suas ações (assim, eles não precisam intuir o que deve ser feito);
  • não force o cliente a criar uma conta na página somente para comprar um produto (se o fizer, peça poucas informações);
  • lembre-se de que as ofertas e as promoções despertam muito interesse nos consumidores.

5. Mantenha o cliente bem informado

O cliente gosta de saber com exatidão o que vai comprar. Por isso, ao descrever o produto, é importante que fique claro para ele o que ele vai adquirir se fechar o negócio. Descreva as vantagens, como será realizada a entrega, se é um produto que respeita a sustentabilidade, entre outras informações.

No e-commerce, é importante que os títulos das mercadorias estejam visíveis e sintetizem o conteúdo. A criatividade conta muito nesse sentido!

Se for oferecer frete grátis, deixe bem especificadas as condições. Não abuse da confiança do cliente, deixando para dizer que o frete não é grátis para aquela compra ou estado somente depois que o negócio tiver sido concluído. Mesmo com a opção de cancelar a compra, o consumidor começa a perder a confiança na marca.

6. Ofereça descontos para aumentar a conversão de vendas

Outra estratégia que pode ser aplicada é a de oferecer descontos, que costumam ser atraentes para os consumidores em geral.

Não importa se a loja é física ou virtual, essa tática geralmente dá bons resultados. Mas é claro que a precificação deve ser bem pensada. Afinal, o desconto não deve causar prejuízos à empresa.

7. Mantenha o relacionamento após a venda

O relacionamento pós-venda é importante para manter o cliente, ajudando na fidelização. Se algum consumidor comprou uma vez na empresa, poderá comprar várias.

Depois de efetuado o negócio, não trate o consumidor como um estranho; procure ser sempre cordial e envie mensagens de agradecimento pela compra efetivada, seja por e-mail ou rede social.

Essas estratégias ajudarão a aumentar a conversão de vendas em sua empresa. Seja proativo e aplique-as sempre que julgar necessário. Você mesmo pode desenvolver uma estratégia também.

Logo no início do post, falamos sobre inteligência de marketing. Aproveite e entenda como a inteligência comercial funciona e como pode beneficiar seu negócio!

[rock-convert-cta id=”2499″]


Artigos Relacionados