Quer saber como aumentar as vendas da sua empresa com o uso do CRM?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) é um sistema voltado para uma empresa organizar e automatizar a sua relação com atuais e possíveis clientes, a partir de um banco de dados com informações valiosas como histórico de vendas, endereços para contato e registro de interações.

O uso desse software apresenta impacto direto na gestão do funil de vendas. Afinal, o sucesso das estratégias de marketing depende da organização e utilização das informações sobre o público para gerar novos contatos e fidelizar mais clientes.

Quer conhecer melhor o CRM, os seus benefícios e utilidades? Então, continue a leitura!

Como o CRM pode ajudar a aumentar as vendas?

Aprimoramento das pesquisas de mercado

Com um CRM, você terá informações para analisar possíveis problemas na sua estratégia: um negócio que não conseguiu fechar, vendas perdidas no último momento, um cliente que sempre entra no site mas não realiza compras, entre outras questões. Não há fonte melhor para avaliar o nível da prestação de serviço ou de atendimento do que a atual relação com o cliente.

O contato com o consumidor é a melhor maneira de descobrir eventuais problemas na sua estratégia. Com os dados centralizados em um CRM, é possível descobrir onde errou, o que pode ser feito para melhorar e como vender mais a partir dos resultados.

Monitoramento mais eficiente

Com o CRM, o gestor tem todo controle de processo de vendas, com a possibilidade de verificar se os colaboradores estão cumprindo os protocolos e as estratégias traçadas após as pesquisas iniciais. Esse monitoramento torna-se mais embasado graças ao registro das informações centralizadas no CRM referentes aos atendimentos realizados.

Capacidade de prospecção de leads

Uma estratégia de vendas eficiente precisa ser acompanhada de um processo de captação de leads. Esse processo aumenta as probabilidades de conversão e ajuda a empresa obter um ROI (Retorno sobre Investimento) positivo nas estratégias de marketing.

Criar landing pages, por exemplo, permite a captação de informações preciosas (como idade, e-mail e posição profissional) em troca de materiais ricos e alinhados aos interesses do público. Centralizar e automatizar o gerenciamento desses dados permitirá tornar os novos contatos mais qualificados para fechar vendas e aumentar o lucro do negócio.

Quais são os benefícios da implementação do CRM?

As funcionalidades do CRM que o fazem ajudar o negócio a aumentar a receita, abordadas no tópico anterior, certamente fazem parte dos benefícios desse software. Abaixo, detalhamos outras vantagens da implementação do CRM em uma empresa. Confira!

Centralização das informações na nuvem

Uma das coisas mais importantes para ter uma estratégia de vendas orientada pela análise de dados é que as informações estejam centralizadas. Isso facilita a organização de novas estratégias de relacionamento e permite tomar de decisão com base em números.

O CRM promove a integração e segmentação dos dados captados em tempo real. Com a ferramenta hospedada na nuvem, a empresa não compromete a capacidade dos seus computadores, garantindo uma atuação rápida, mantém a segurança dos dados dos clientes por meio de criptografia e permite o acesso ao sistema de diferentes lugares e dispositivos com acesso à internet.

Visão mais ampla do negócio

Com a centralização, os gestores passam a ter uma visão bem mais ampla do negócio, com a possibilidade de tomar decisões mais embasadas e acertadas. Uma boa análise de dados permite insights importantíssimos que dificilmente seriam criados sem uma boa organização do relacionamento com o cliente.

Fidelização dos clientes

Tão importante quanto a prospecção de novos clientes é a manutenção dos atuais. Nesse cenário, o CRM aparece como uma base incrível para a fidelização dos clientes. Com as informações estruturadas, fica mais prático entender os anseios e problemas dos clientes, permitindo a criação de promoções e campanhas pontuais de acordo com os perfis segmentados com a ajuda do sistema.

Esperamos que, com a leitura deste artigo, tenha ficado evidente como aumentar a vendas com o uso do CRM. O relacionamento entre cliente e empresa tem se tornado cada vez mais sofisticado e automatizado com o desenvolvimento de novas ferramentas: e o CRM faz parte dessa evolução. A sua implementação em uma empresa pode representar uma grande vantagem competitiva.

Gostou das informações? Quer nos ajudar a tornar o mercado mais consciente sobre uma das melhores ferramentas de gestão, que é o CRM? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!


Artigos Relacionados