Esse termo pode parecer familiar para quem está 24h conectado e sente no dia a dia as mudanças e facilidades que a internet trouxe para a rotina dos negócios, mas algumas pessoas ainda se confundem ou não assimilaram o que a transformação digital significa e representa. Há quem pense que se trata de novas soluções para a área de TI. Mas será que é isso?
Transformação digital é o termo utilizado quando uma empresa passa a utilizar a tecnologia a seu favor, seja para melhorar seu desempenho, otimizar seus processos internos ou aumentar seu alcance, tudo isso com o objetivo de melhorar os resultados nos negócios.
Mais do que ter presença online, a transformação digital vai além de manter um blog e perfil ativo nas redes sociais, trata-se de uma mudança radical na estrutura das organizações, onde a tecnologia passa a ter um papel primordial e estratégico nas decisões.
Em grandes empresas o uso da tecnologia já é uma realidade, mas apesar de exigir tempo e recursos, não são só as grandes organizações que podem implementar programas de transformação digital. Ela também não é um privilégio das empresas de TI ou startups de tecnologia. Independentemente do porte ou área de atuação, qualquer organização pode beneficiar-se do mundo digital.
Mas afinal, porque “preciso” fazer parte da transformação digital?
A resposta vem acompanhada de outras perguntas: Onde está o consumidor? Onde está o seu cliente? Online!
A transformação digital acaba não sendo opcional. Quem não está presente no ambiente online, desenvolvendo programas e campanhas para o digital e/ou fazendo uso de ferramentas tecnológicas para alavancar os seus negócios, acaba ficando pra trás e perdendo vantagem competitiva. É primordial reconhecer que a transformação digital tem grande impacto sobre a sociedade de hoje, que está sempre conectada, contudo isso também significa que as pessoas estão expostas a um volume enorme de conteúdo, tornando o desafio ainda maior de prender a atenção do consumidor e atender suas expectativas com rapidez e eficiência.
Hoje em dia a transformação vem sendo feita aos poucos, mas como tudo que envolve tecnologia é veloz, cabe às organizações priorizarem o tema e identificarem seus pontos positivos e negativos para se adequarem ao perfil do seu público, bem como descobrirem quais plataformas tecnológicas podem potencializar seus processos internos. É tempo de se reinventar, acompanhar as tendências e vender mais, com o apoio da tecnologia.
A transformação digital não é um assunto do futuro. Chegou a hora de torná-la realidade em sua empresa!