Vale a pena investir em pesquisa de mercado? Veja aqui!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Saber se os clientes estão satisfeitos ou não com os produtos e serviços que sua empresa oferece é fundamental para a criação de novas estratégias e abordagens. Para ter acesso a essas opiniões, é necessário realizar uma pesquisa de mercado.

Você sabe o que é e quais as vantagens que esse processo pode trazer ao seu negócio? Pensando em tirar essas dúvidas, preparamos um conteúdo especial que vai lhe deixar por dentro do assunto. Quer saber mais? Então, continue sua leitura!

O que é a pesquisa de mercado e por que ela é tão importante para as empresas?

Pesquisa de mercado é todo estudo que tem como objetivo coletar e interpretar informações para criação de insights que auxiliem no processo de tomada de decisões, criando metodologias mais eficientes para solucionar problemas específicos.

Essa ferramenta é essencial para o gestor, pois possibilita que ele tenha uma visão mais ampla a respeito de sua área de atuação, proporcionando uma maior taxa de êxito nos processos de tomada de decisão e de definição de novas estratégias.

Quais são os principais objetivos de investir nessas pesquisas?

De maneira geral, o objetivo da pesquisa de mercado é testar as chances de uma ideia dar certo, considerando as opiniões de possíveis consumidores e o possível interesse em determinados produtos. Fora isso, esse processo também visa recolher informações a respeito de interesses antigos, atuais e potenciais clientes.

Por ser baseado tudo em dados, é possível definir um público-alvo, em que pode-se focar nas estratégias de marketing voltadas para a solução de necessidades específicas desses clientes. Tendo todas essas informações em mãos, os recursos e investimentos podem ser direcionados de maneira muito mais eficaz.

Além disso, outros objetivos ligados à pesquisa de mercado, incluem:

  • detecção de novas tendências para o mercado;
  • pesquisa para avaliar a disposição de consumidores em usufruir de seus serviços;
  • pesquisa de hábitos de consumo, visando as preferências de canais de compra dos possíveis clientes;
  • análise da satisfação do público em relação aos serviços e produtos oferecidos;
  • identificação de possíveis necessidades de clientes que ainda não foram atendidas.

Que vantagens a prática proporciona ao negócio?

Tomadas de decisões mais seguras

A pesquisa de mercado permite que você tenha acesso a informações sobre a satisfação dos clientes com a sua marca, os produtos que você disponibiliza, os serviços oferecidos, opiniões sobre a concorrência e tendências do mercado. Com isso, é possível criar estratégias mais eficientes e seguras para abordar cada situação.

Previsão de tendências do mercado

Quando se ouve os consumidores, é possível identificar as tendências de mercado e monitorar as mudanças de comportamento dos clientes. Com isso, é possível se antecipar à concorrência e aproveitar essas mudanças da melhor maneira.

Informações sobre a concorrência

Outro fator importante em que a pesquisa de mercado pode fazer a diferença é o monitoramento da concorrência. Você pode utilizá-la para fazer benchmarking ou uma análise do seu mercado de modo amplo para descobrir os pontos fortes e fracos que sua marca possui, comparado-se a seus concorrentes — e, se necessário, aplicando melhorias.

Identificação de erros

Com tantos processos, pessoas e departamentos, é possível que algumas informações passem batidas, fazendo com que um pequeno descuido acabe prejudicando bastante a imagem da marca ou o faturamento da empresa.

Essa ferramenta é uma grande aliada para que os erros sejam identificados rapidamente, pois as informações coletadas permitem que seja criada uma estratégia eficiente para contornar a situação e colocar tudo nos eixos novamente.

Agora que você já conhece a importância da pesquisa de mercado e as vantagens que ela proporciona ao seu negócio, ficou mais fácil tomar a decisão de investir nessa ferramenta, não é mesmo? Ter acesso a todas as informações coletadas durante esse processo é essencial para criar estratégias eficientes e que ampliem o seu negócio.

Gostou do que aprendeu? Então, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e permita que mais pessoas tenham acesso a essas informações!


Artigos Relacionados