Como prospectar plataformas de e-commerce de maneira inteligente
Se você atua com Marketing, Vendas ou Inteligência de Mercado em uma fintech, e quer saber como prospectar plataformas de e-commerce, chegou ao artigo certo.
Aqui vamos te mostrar como isso é possível, conduzindo sua leitura através dos seguintes tópicos:
- por que as fintechs precisam prospectar plataformas de e-commerce;
- quais são os maiores desafios das fintechs ao fazer essa prospecção;
- como prospectar plataformas de e-commerce de maneira ágil e eficiente;
- e muito mais.
Confira!
Por que fintechs devem prospectar plataformas de e-commerce?
São muitas as razões para uma fintech fazer prospecção de plataformas de e-commerce. Entre as principais, destacam-se as que detalhamos a seguir.
Expansão do mercado
Para aumentar o market share, as fintechs precisam garantir integração de seus serviços com plataformas de vendas online. Afinal, elas dão acesso a um amplo número de consumidores cada vez mais confortáveis com as transações virtuais.
Basicamente, o alcance desses clientes é determinante no aumento da base de usuários de um serviço financeiro digital.
Facilidade de integração
Localizar lojas virtuais e marketplaces em larga escala amplia as possibilidades de negócios. Inclusive porque as plataformas mais confiáveis oferecem APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos) que tornam possível e relativamente fácil integrar serviços financeiros.
Em outras palavras, não é preciso construir a infraestrutura, basta apenas firmar a parceria e rapidamente realizar o vínculo técnico.
Experiência do cliente aprimorada
Os próprios clientes de uma fintech esperam essa integração, ou seja, esperam que a experiência transicional seja fluida e sem complicações.
Na prática, oferecer condições de pagamento flexíveis é também interesse dos próprios players do e-commerce. Justamente porque sabem que a facilidade de pagamento é um dos predicados mais apreciados pelos compradores na web.
Aumento das taxas de conversão
Tanto para as plataformas de vendas via internet quanto para as fintechs a parceria resulta em aumento nas taxas de conversão.
Isso por tudo o que dissemos até aqui, mas também porque as transações convenientes e flexíveis evitam abandono de carrinhos, entre outras atitudes dos usuários ao comprar online.
Coleta e análise de dados
Por fim, não se pode pensar em como prospectar plataformas de e-commerce sem ter em mente as dimensões analíticas envolvidas.
Mais precisamente, na ampliação de possibilidades de obtenção de dados e insights que a integração dos serviços de uma fintech com um grande número de lojas virtuais.
A partir do grande volume de transações em plataformas diversificadas, as fintechs conseguem, por exemplo, mapear o comportamento dos consumidores. Com isso, obtêm inferências valiosas para melhoria de serviços — inovações incrementais e até disruptivas.
→ Leia também:
Quais são os maiores desafios das fintechs ao prospectar plataformas de e-commerce?
Normalmente, os profissionais que se perguntam como prospectar plataformas de e-commerce estão enfrentando diversos desafios.
Entre as dificuldades mais significativas, destacam-se:
- descobrir o contato correto de influenciadores e decisores;
- estimar o tamanho e o faturamento para avaliar se há fit;
- avaliar a maturidade tecnológica, especialmente em relação às plataformas utilizadas para verificar a compatibilidade técnica;
- obter dados de tráfego e também saber com rapidez se há operação física e como ela é;
- saber com precisão informações sobre o número de funcionários e o nível de complexidade operacional;
- avaliar a presença em redes sociais e a reputação online;
- entre outras frentes.
Como prospectar plataformas de e-commerce com Inteligência de Vendas B2B?
Para escalar a prospecção de plataformas de e-commerce, as fintechs mais bem-sucedidas estão se valendo de sistemas de Sales Intelligence.
Esse tipo de solução tecnológica é projetado para potencializar resultados através da coleta, análise e apresentação de dados relevantes — neste caso, sobre potenciais parceiros de negócios, os nichos de mercados nos quais eles atuam, entre outras variáveis.
Fornece insights acionáveis que ajudam os profissionais a identificar oportunidades, entender melhor os prospects, otimizar estratégias e personalizar abordagens. Isso integrando Inteligência Artificial e outros recursos avançados, elevando a capacidade de desvendar padrões, tendências e comportamentos.
Com a solução da Cortex de Inteligência de Vendas B2B, por exemplo, as fintechs têm acesso à maior base de dados do país.
Em uma visão ampla, elas podem:
- ir além da automatização das rotinas de relacionamento com prospects e clientes;
- gerar o diferencial competitivo tão importante no mercado atual ao unir inteligência de dados e vendas;
- extrapolar os dados internos, rastreando, ordenando e analisando grandes volumes de informações vindos de bancos de dados públicos dos mais variados formatos;
- complementar o sales stack para obter ainda mais autonomia operacional e de decisão;
- ampliar a previsibilidade de vendas, faturamento e receita;
- ter uma visão realista do mercado e de nichos específicos a serem explorados;
- entre muitas outras vantagens.
No caso específico que estamos tratando aqui, o sistema da Cortex é o ideal para, em poucos cliques, rastrear plataformas de e-commerce e obter com muita precisão informações sobre:
- contatos (influenciadores e decisores da compra);
- tamanho e faturamento;
- maturidade em relação às suas plataformas;
- se tem ou não operação física;
- tráfego do e-commerce;
- número de funcionários;
- tecnologias de meios de pagamento já parceiras;
- reputação no Reclame Aqui;
- entre outras.
3 recursos do sistema da Cortex indispensáveis para as fintechs
A solução da Cortex já é usada por muitas fintechs e neobancos, além de players do sistema bancário tradicional — Getnet, Stone, Flash, Caju, Banco Cooperativo Sicredi e Banco ABC Brasil, entre outros.
Veja, a seguir, o detalhamento de três recursos altamente aderente a esse ecossistema de negócios.
1. Dashboard com overview tecnológico para:
- visualizar graficamente todos os dados coletados pela plataforma e customizar a sua análise;
- usar filtros como o nível de adoção de tecnologia, presença digital, localização das empresas, principais áreas de atuação, número de funcionários, faturamento e tecnologias populares.
- analisar mais de 70 tecnologias de pagamento online e mais de 237 mil empresas.
2. Recomendações de negócios, a partir de:
- um modelo matemático que interpreta as principais características da sua carteira de clientes, potencializando o fechamento de negócios;
- indicação de empresas semelhantes às que você já atende, sugerindo as melhores de acordo com a probabilidade de conversão, o valor provável do contrato e a oferta mais aderente;
- acesso aos contatos B2B de cada empresa identificada, para uma abordagem certeira e com menor interferência de gatekeepers.
3. Integração com CRM e fontes de dados internos com API, para, em um único ambiente:
- acompanhar resultados em tempo real.
- obter insights a partir de painéis flexíveis;
- disparar ações de melhoria.
Conseguimos te mostrar como prospectar plataformas de e-commerce?
O melhor caminho é investir em uma solução de Inteligência de Vendas B2B, que aumenta a eficiência da prospecção e melhora significativamente as taxas de conversão.
Dessa forma, os profissionais envolvidos elevam suas capacidades analíticas, ganham tempo e reduzem os custos da operação e chegam aos resultados esperados. Em tempo: deixam de se perguntar como prospectar plataformas de e-commerce, pois dispõem dos recursos necessários para agir com confiança.
Sobre a Cortex
A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.
Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.