6 vantagens do CRM: explore a ferramenta para além do óbvio

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você sabia que o valor de negócios de CRM deve superar a marca dos US$114, 4 bilhões até 2027? Essa predição apontada na pesquisa da Grandview Research mostra a importância de conhecer as vantagens do CRM e apostar nesse tipo de ferramenta, pois isso pode garantir à sua empresa uma maior competitividade.

 Afinal, estamos falando de uma solução que ganha popularidade a cada ano, e que vem se tornando um dos principais caminhos escolhidos pelas companhias para transformar a gestão do relacionamento com o cliente. 

Quer entender como o CRM contribui para o posicionamento estratégico interno e externo da sua empresa? Continue a leitura! 

O que você já sabe sobre o CRM

Antes de falarmos sobre a estratégia presente nas vantagens do CRM, vamos recapitular algumas informações básicas sobre a ferramenta? 

O que é CRM

CRM é a abreviação de Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente. Em geral, este conceito se refere a um conjunto de estratégias adotadas pelas empresas para assegurar a melhor experiência de compra possível ao longo de uma jornada de consumo.

Entretanto, a tecnologia entrou na jogada para potencializar os efeitos das ações de CRM. Por isso, o conceito logo foi associado a um software, cujo objetivo principal é integrar todo o funil de vendas em uma só plataforma. 

Dessa forma, é possível realizar o acompanhamento de cada ponto de contato do cliente com a empresa desde o momento em que conhece a marca até sua decisão de compra. 

Por que as empresas contratam o CRM? 

A ferramenta de CRM representou uma verdadeira transformação na forma de gerir o relacionamento com o consumidor. Quando falamos em rotinas de vendas, logo nos vêm à mente ambientes complexos, repletos de particularidades, clientes em diferentes níveis de maturidades e vendedores se desdobrando para não perderem oportunidades de venda. 

Com o CRM, muitos desses desafios se dissolvem, afinal, a ferramenta garante uma gestão do relacionamento simplificada e concentrada em um só sistema. 

Veja a seguir mais algumas das razões pelas quais o CRM ganhou a atenção de empresas de diferentes segmentos. 

Integração de processos

Integração é a palavra-chave quando falamos em vantagens do CRM, pois este é o princípio condutor da ferramenta. Afinal, é em sua interface que ficam armazenadas as informações de todos os clientes geridos pela empresa. Independentemente de seu nível de maturidade ao longo da jornada de compra. 

A principal consequência da integração proporcionada pelo CRM é a otimização de processos internos, por exemplo, o acesso a informações acessíveis, equipes alinhadas e tomadas de decisão mais assertivas.

Análise de dados e relatórios

Em segundo lugar, está a disponibilidade de dados e relatórios de vendas para o time comercial. Ao adotar o CRM como ferramenta de apoio à gestão de clientes, a empresa passa a contar com uma rica base de dados gerada pelo próprio sistema em tempo real, sob demanda ou periodicamente. 

Dessa forma, é possível afinar o perfil do cliente ideal e utilizar a inteligência em vendas para acompanhar a performance de cada um dos setores da força comercial. Executando, assim, melhorias contínuas. 

Acesso ao histórico do cliente

Por fim, o terceiro item da lista de vantagens do CRM conhecidas por grande parte dos negócios é o acesso ao histórico do cliente. Ao analisar a ferramenta, vendedores, agentes de suporte e de marketing conseguem visualizar os pontos de contato do consumidor com a empresa ao longo da jornada. Assim, são capazes de:

  •  identificar padrões (quais os momentos da jornada em que os consumidores têm mais dúvidas sobre o produto ou serviço da empresa? Como solucionar esta demanda?);
  •  consultar experiências anteriores (o que evita que o consumidor precise repetir sua história com a empresa toda vez que entra em contato);
  • trabalhar para solucionar demandas com celeridade e assertividade. 
Intelligence Trends #1

Vantagens do CRM para a sua estratégia de negócio: explore a ferramenta para além do óbvio

Muito se engana quem pensa que as vantagens do CRM apontadas no tópico anterior são os únicos benefícios de adotar a ferramenta. O fato é que, além de dinamizar o relacionamento com o cliente, a análise do CRM permite melhorias palpáveis na gestão interna do negócio, assim como no amadurecimento do time. 

Veja a seguir 3 pontos que provam como as vantagens do CRM também ajudam a alimentar a estratégia interna do negócio. 

Melhora a comunicação interna da empresa

Ao consolidar e tornar acessíveis os dados do cliente, o CRM se torna uma das mais eficazes estratégias de comunicação interna. Isso porque democratiza o conhecimento da jornada do consumidor, bem como do perfil de cliente ideal desenhado pela empresa e as principais estratégias adotadas para conduzi-lo ao longo de sua jornada. 

Com a ajuda do CRM, os times deixam de operar individualmente para operar autonomamente

A diferença substancial entre os dois conceitos está no fato de que, com autonomia, cada colaborador pode decidir, por si só, o melhor caminho para contribuir com o todo. Ao trabalhar individualmente, o funcionário não é capaz de enxergar a força de vendas como um sistema. E, por isso, trabalha em seu benefício próprio e exclusivo. 

Agilidade no ciclo de vendas 

Ciclos de vendas longos e erráticos são o pior pesadelo das equipes de vendas. Em contrapartida, empresas que levam longos períodos para responder às demandas dos clientes (seja por falta de tempo ou de organização) são rapidamente descartadas pelos consumidores, ávidos por obter seu retorno com celeridade.

Com a ajuda da ferramenta de CRM, a troca de informações entre cliente e empresa flui com mais agilidade. Dessa forma, a construção de confiança entre as partes é mais ágil, e, consequentemente, a decisão de compra também. Veja algumas dicas de como fazer o follow-up com a ajuda de um CRM:

follow up de vendas como uma das vantagens do crm

A automação de tarefas libera o time para focar na estratégia 

Por fim, podemos destacar, entre as vantagens do CRM com maior impacto na estratégia de vendas, a automação de tarefas. A automação consiste na realização de tarefas pré-programadas pelo próprio software, sem a necessidade de um acompanhamento rigoroso da equipe. 

A automação do CRM tem, como objetivo, auxiliar em tarefas burocráticas, por exemplo:

  • o preenchimento de planilhas;
  • o disparo de e-mails;
  • a gestão de agendas e follow ups.

 Isso permite que o time se concentre em atividades mais complexas e focadas na melhoria do processo comercial. 

Agora sim, você entende como as vantagens do CRM posicionam a ferramenta como uma das mais estratégicas soluções para vender mais e organizar a rotina de vendas. Que tal começar a revolucionar seu processo comercial com a ajuda da tecnologia? 

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso. 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados