Contexto
Após concluir uma fusão, a Automóveis S.A., uma das maiores fabricantes do mundo, não poderia dar margem para questionamentos sobre sua imagem.
Com 18 marcas em seu portfólio global, as mensagens estratégicas deveriam ser transmitidas da forma desejada e contribuir para a reputação da marca ficar cada vez mais fortalecida na mídia.
No entanto, a área funcionava de maneira bastante tradicional. O trabalho do time de Comunicação consistia em elaborar ações e acompanhá-las a partir de relatórios de clipping estáticos e mensais, tendo por métricas o número de publicações e a sensibilidade das matérias. Mas essas informações chegavam tardiamente, o que impossibilitava a agilidade de análise da equipe para uma eventual mudança de estratégia.
Ficou evidente a necessidade de evoluir o monitoramento de forma que fosse possível analisar os resultados de suas ações em tempo real.
Sob esse contexto, a área da Comunicação teve uma percepção que impactaria os negócios totalmente: era necessário ter uma visão integrada da Comunicação. Para atender esse objetivo, a Automóveis S.A. começou a trabalhar com a solução de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex, com apoio do time de especialistas em todo processo.
Entenda os problemas que a empresa enfrentava
- Periodicidade do clipping
As limitações desse processo começaram a ficar evidentes e a incomodar a equipe. Como demorava cerca de 40 dias para se concluir o relatório de acompanhamento de mídia, a repercussão das ações tornava-se conhecida somente quando já era tarde demais para agir.
O segundo ponto negativo apresentado dizia respeito à transparência dos relatórios. Os gestores da área não conseguiam saber com precisão o que estava por trás dos indicadores exibidos. Não era claro como os fornecedores de clipping chegavam aos números apresentados.
- Informações não integradas
Junto a isso, o monitoramento de mídias não era integrado. À época, a Comunicação do conglomerado trabalhava com três fornecedores diferentes: dois responsáveis pela cobertura de mídias e um responsável pela geração dos relatórios.
Resultados com a Cortex
Com mais de 5% à frente da segunda colocada e aproximadamente 70% à frente da terceira, considerando os números mais atuais.
- Redução do impacto de veículos detratores
Em alguns veículos, cujo percentual de detração era de cerca de 50%, passaram a ser praticamente nulos.
- Insights para outras áreas do negócio
Com o monitoramento integrado, foi possível fazer um recorte por modelos de carros e identificar os pontos apresentados pela mídia como positivos e negativos de cada um.