A maior empresa química do mundo, que atua em 90 países, estava estruturando uma nova área de inteligência de mercado global dentro de uma de suas unidades de negócio.
A empresa possui mais de 100 mil funcionários no Brasil, vendeu mais de 70 bilhões de euros em 2021 e registrou mais de 800 patentes no mesmo ano.
A expectativa era que esse novo departamento de inteligência apoiasse as áreas de Marketing, Vendas e Produto em 4 regiões e em todos os seus segmentos.
Para apoiar essa estrutura complexa, precisavam encontrar uma forma de organizar as inúmeras fontes de dados manuais e dados não padronizados que sobrecarregavam o trabalho dos gerentes da área. Afinal, o time perdia muito tempo trabalhando com esses dados manuais e não conseguiam atender todas as demandas dos seus clientes internos.
Com a solução de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex todas as áreas passaram a ter exatamente os mesmos números ao integrar a maioria das fontes de dados do departamento e fornecer notícias sobre a empresa e o mercado praticamente em tempo real para mais de 600 colaboradores.
A automatização também trouxe um ganho operacional muito grande para a área de inteligência. Isso porque houve uma diminuição na quantidade de horas dedicadas à captação e tratamento de dados à medida que aumentava a maturidade digital da empresa.
Boa parte da estruturação da área de inteligência tem utilizado o monitoramento de notícias para se informar sobre tendências na mídia. Isso permitiu à empresa identificar as tendências da agenda da mídia e, assim, compreender os assuntos que estão ganhando ou perdendo espaço no interesse da opinião pública.
Em outras palavras, a solução da Cortex proporcionou que estratégias fossem elaboradas de forma mais assertiva, a partir do “humor” da imprensa e dos líderes de opinião.
O fato de que a Cortex é uma ferramenta muito flexível acabou se mostrando uma virada de chave para a empresa química. Afinal, foi possível montar uma solução personalizada para vencer os desafios impostos pela estruturação da nova área.
A possibilidade de cruzar diferentes dados e construir workflows foi extremamente importante para o sucesso do projeto.