Em 2019, uma das maiores seguradoras do país vivia uma intensa transformação digital e organizacional. Como consequência dessa nova fase, a empresa decidiu reestruturar toda a área de Comunicação Institucional.
Tendo o desafio de aumentar a presença em veículos da grande imprensa e demostrar mensalmente resultados de forma clara e simples, toda a estratégia foi revista e realinhada para contribuir com as metas de negócio.
Quais eram os desafios?
- Aumentar a presença em veículos da grande imprensa;Foi sob esse contexto que a organização passou a trabalhar com a Cortex.
A partir dos novos direcionamentos, o time de Comunicação construiu uma nova forma de mensuração da reputação da companhia com indicadores mais estratégicos para monitorar a percepção da marca na sociedade e acompanhar a contribuição das ações de PR para as metas de negócio.
Monitoramento do NPS institucional e também por pilares temáticos, considerando escala que vai de -100% a 100%.
Medição do NPS de cada área nos pilares temáticos institucionais (Corporativo, Relações com Investidores, Inovação, Sustentabilidade e etc) e de produtos (Investimentos, Saúde, Odonto, Vida e Previdência). Cada um dos pilares também é mensurado a fim de avaliar sua contribuição para a reputação da companhia como um todo.
Monitoramento do impacto em veículos estratégicos com métricas baseadas em audiência. Para isso, juntando o alcance orgânico com a frequência que a mesma pessoa foi impactada para definir o real impacto.
A partir da estruturação do novo sistema de mensuração, o time de Comunicação Institucional começou a analisar coletivamente os indicadores em reuniões quinzenais que envolveram os profissionais da Cortex e também da assessoria de imprensa contratada.
Os dados passaram a ser discutidos em grupo e a gerarem insights relevantes para as ações de comunicação (press releases, sugestões de pautas, entrevistas com porta-vozes e etc). Além disso, a liderança da seguradora passou a receber mensalmente o relatório com os principais dados analisados.
✔ O NPS Institucional saiu de 37,4% no 1º semestre de 2019 para 59,9% no semestre seguinte;
✔ Impacto positivo que era de 58,1M em 2019, no ano seguinte saltou para 88,9M;
✔ Aumento de presença da companhia na grande imprensa e em veículos estratégicos;
✔ Inserção da companhia como porta-voz mais frequente em pautas de interesse;
✔ Identificação de tendências de cobertura na imprensa e debate em redes sociais;
✔ Mudança de mindset no time de Comunicação, com olhar voltado a resultados e metas de negócios.