Quando o mundo passa por mudanças profundas, as empresas são levadas a se adaptar, e muitas vezes a se reinventar. Mais do que necessidade, é uma questão de sobrevivência.
Mas já não dá pra dizer apenas que o mundo mudou. O fenômeno que testemunhamos hoje é o de um mundo que não para de mudar.
A era dos dados
Na última década vivemos uma era marcada pela complexidade. Especialistas de diversos campos do saber já se referiam ao período como Mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo). Alguns anos depois, a ênfase na experiência de pessoas e empresas popularizou o acrônimo “Mundo BANI” (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível).
No ambiente de negócios, esse período ficou marcado como a Era dos Dados. Big data, Ciência de dados, Internet das coisas, Robótica, dentre outras novas tecnologias, trouxeram grandes transformações, que ocorreram de maneira veloz e simultânea. Todas pautadas na digitalização, no uso e na produção de dados. Muitos dados.
Foi uma época em que a vantagem competitiva se centrou na capacidade das empresas de encontrar, integrar e processar esses dados, transformando-os em painéis analíticos e insights de negócio. A Cortex se tornou então referência no uso de big data e ciência de dados para levar inteligência às empresas.
O mercado da eficiência
Mais recentemente, estamos vendo a segunda geração de inteligência artificial alterar radicalmente a forma como muitas empresas operam. Quem não está acompanhando esse ritmo, quando menos perceber já vai ter ficado para trás.
São novos modelos de negócio, produtos e serviços que surgem e muito rapidamente dominam mercados, sempre com formas inovadoras de resolver problemas ou atingir objetivos.
Também o cenário econômico vem mudando com velocidade. Vimos no último ano uma guinada de mentalidade no mercado, em que o crescimento a qualquer custo deu lugar aos imperativos de eficiência e lucratividade. O mundo dos negócios de hoje já está exigindo novas práticas para as quais poucos estão preparados.
O ecossistema de Marketing e Vendas nitidamente já não é o mesmo de 5 ou 10 anos atrás. Estratégias de inbound ou outbound ancoradas numa lógica de volume e de máquina de vendas saturaram. E não surtem o mesmo efeito de antes.
O custo de aquisição de clientes aumenta exponencialmente. Nenhum negócio pode mais se dar ao luxo de fazer uma aposta errada. Os investimentos estão caros e o retorno está mais difícil.
Urge saber exatamente onde estão as oportunidades verdadeiramente promissoras. Para trabalhar com foco apenas onde se tem mais chance de vencer. “Small is the new big”, é a nova máxima destes tempos em que já entramos.
É por tudo isso que a gente na Cortex acredita que a nova era do Go-to-Market intelligence chegou. E pra ficar!
Uma nova era
No mundo todo o conceito de Go-to-Market tem amadurecido e ganhando destaque nas empresas mais competitivas. E nós da Cortex assumimos o compromisso de liderar esse movimento aqui no Brasil. E com isso contribuir ainda mais com o fortalecimento do nosso mercado!
Mas o que é esse tal Go-to-Market? Talvez você esteja pensando que é uma estratégia específica de lançamento de produto, que é algo assemelhado a um plano inicial, ou um projeto… não! Go-to-Market é um processo iterativo em que - a partir da Inteligência de Dados - a empresa é capaz de continuamente encontrar formas mais eficientes e certeiras de chegar a seus clientes e fechar negócios. Com melhoria contínua, experimentação e aprendizagem validada, para lidar com as incertezas do mundo em constante transformação!
Tudo começa no processo de identificação e refinamento do perfil de cliente ideal. A partir dele, mapeia-se a primeira hipótese de tamanho do mercado potencial e do mercado prioritário. Então, definem-se estratégias, territórios, campanhas e canais para as ações de marketing e vendas do ciclo seguinte.
A partir de dados difíceis de serem obtidos e organizados, e após processá-los com metodologias de tomada de decisão e Inteligência Artificial, é possível chegar a recomendações específicas sobre onde provavelmente a empresa obterá maior retorno para os recursos alocados. São modelos de IA que rodam sobre dados acerca de empresas e seus decisores, suas marcas, concorrentes, sobre localidades e também o potencial de seu entorno.
Como resultado, são geradas recomendações mais certeiras para empresas B2B sobre quem, quando e como prospectar. Para empresas B2B2C, como indústrias, por exemplo, recomendam-se os pontos de venda ideais e os produtos que devem ser oferecidos. Para empresas do varejo, recomenda-se onde expandir e como precificar e gerir cada loja. E para todas as empresas que desejam construir e manter uma forte reputação no mercado, recomendam-se as ações e veículos de comunicação que trarão maior impacto para a marca.
Em suma, independentemente do seu setor, a Inteligência de Go-to-Market surge para combinar dados e IA em modelos de recomendação para que as empresas possam fazer suas apostas de crescimento com muito mais chances de sucesso..
Por fim, com indicadores de performance (KPI’s) bem definidos, mensuram-se os resultados e são conduzidos ciclos de revisões constantes e melhoria dessas hipóteses estratégicas. O resultado final é ganho de eficiência - o novo imperativo desta nova realidade de mercado.
Parece poderoso e sofisticado, a gente sabe. É por isso que criamos uma metodologia - já testada com sucesso - para chegar lá!
E ainda é preciso que seja simples. Mas como isso é possível? A nossa resposta é: através da tecnologia, da metodologia inovadora e dos especialistas por trás da plataforma Cortex.
A Cortex sai na frente
Só a nossa tecnologia permite um processo contínuo de coleta, normalização e unificação de dados externos e internos, dados firmográficos de empresas, de mídia e de localização.
Só a plataforma Cortex é capaz de combinar painéis de analytics flexíveis, análises geográficas e fluxos de trabalho baseados em dados.
Só o nosso time já construiu inúmeros casos de sucesso de inteligência de Go-to-Market aplicados aos diferentes modelos de negócios, do B2B ao B2C, incluindo Serviços, Varejo e Indústria.
É por tudo isso que, fazendo jus ao nosso DNA pioneiro, estamos inovando mais uma vez!
Depois de desbravarmos o mundo dos negócios com uma tecnologia inovadora para a área de inteligência de mercado, depois de criarmos a categoria de Geomarketing no Brasil, depois de sermos pioneiros em PR Intelligence, estamos prontos para revolucionar de novo o mercado com a nossa plataforma de Inteligência de Go-to-Market.
Bem-vindo(a) à nova era do Go-to-Market intelligence!