Uma pesquisa inédita da Cortex, elaborada a partir da solução Geofusion, revelou um descompasso entre formação superior e cargos no mercado de trabalho. Desenvolvido a partir da análise de uma combinação de dados do Ministério da Educação e do Trabalho por uma equipe multidisciplinar, o levantamento foi destaque em diversos veículos de comunicação com diferentes abordagens.
A Veja Online destacou os estados que encabeçam a lista e têm percentual maior entre os que cursaram o ensino médio em escolas municipais, estaduais e federais. Já o Valor Econômico mostrou que menos de 9 mil, das quase 67 mil pessoas que concluíram a graduação recentemente, ingressaram em cargos para esse nível de conhecimento.
Com um enfoque semelhante, o site da CNN apontou que um em cada 10 formados no ensino superior ocupa vaga equivalente a capacitação. Já uma matéria na Folha de S. Paulo trouxe entrevistas com pessoas que escolheram desistir do curso superior.
O mesmo estudo ainda repercutiu no quadro “Aqui tem Vaga”, da BandNews, com entrevista da gerente de produtos de dados, Isabela Albuquerque.