O que são canais de marketing? Conheça as melhores opções para sua empresa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Do que adianta conhecer bem seu público-alvo se você não souber quais são os melhores canais de marketing disponíveis para levar os serviços oferecidos por sua marca aos clientes?

Afinal, o marketing digital oferece um novo leque de possibilidades de distribuição e maior exposição das soluções oferecidas pelas empresas. E-mail, redes sociais, buscadores, entre outros exemplos, surgem como opções eficazes de fazer a ponte entre o produto e as necessidades do consumidor. 

Além do mais, o público já entendeu o potencial da internet para descobrir boas ofertas. Cerca de 50% dos consumidores pesquisam no Google quando precisam comprar um novo produto ou serviço, segundo dados do Hubspot.

Portanto, quer entender melhor o que são canais de marketing digital e quais os melhores para divulgar suas soluções? Acompanhe esse conteúdo até o fim!

O que são canais de marketing?

Canal, em termos gerais, consiste no suporte por onde ocorre a distribuição e propagação de uma informação entre um emissor e um destinatário. No âmbito da estratégia de comunicação, a lógica segue a mesma.

Nesse sentido, os canais de marketing nada mais são que os meios escolhidos pelas organizações para levar a marca e as soluções para a buyer persona definida no planejamento.

Isso porque em tempos de transformação digital, especialmente, as interações com o público-alvo tornaram-se bem mais dinâmicas. Mais do que nunca, as estratégias de marketing hoje são mais assertivas e proativas do que antigamente.

Esse novo contexto se deve principalmente a dois fatores:

  • os canais de marketing mudaram e pressupõem uma interação mais espontânea e direta com os consumidores por meio dos espaços digitais;
  • o grande volume de dados valiosos disponíveis em nuvem na internet permite que as empresas conheçam melhor seu público-alvo. 

Portanto, caso as empresas saibam utilizar a inovação e a tecnologia a seu favor, os canais de marketing digital surgem como grandes aliados para campanhas e ofertas mais assertivas e eficazes para angariar mais prospects.

Quais os melhores canais de distribuição de marketing?

Mas, afinal, quais são os melhores canais de marketing digital? A resposta para essa pergunta não é absoluta, pois depende de variáveis que vão desde as características do seu público até o tipo de negócio que a empresa toca.

Entretanto, alguns suportes ganham destaque nos dias de hoje, como:

  • E-mail Marketing;
  • redes sociais;
  • tráfego orgânico;
  • mídia paga.

Vamos falar um pouco sobre cada um deles? Continue a leitura!

E-mail Marketing

Apesar de existir desde a década de 1990, o e-mail está longe de ser um canal defasado. Por meio dele, a empresa consegue fazer interações mais sólidas e direcionadas através de um atendimento personalizado com o consumidor.

Além do mais, esse espaço já pressupõe que o lead, ao compartilhar o contato de e-mail com o banco de dados da marca, pode estar interessado em receber ofertas e condições especiais de produtos ou serviços.

O e-mail marketing, por exemplo, é o ambiente perfeito para o envio de mensagens automatizadas por meio de uma ferramenta de comunicação inteligente. Pois, com os dados coletados a partir das informações do lead, a empresa o conhece melhor e pode fazer interações correspondentes às suas principais dores e demandas.

Redes sociais

As redes sociais são umas das queridinhas entre os canais de marketing digital. Com bilhões de usuários ao redor do mundo, as novas mídias digitais são terreno fértil para travar contato com seu público.

Para se ter uma ideia, só no Facebook há mais de 8 milhões de anunciantes ativos nesse momento, cuja maioria são empresas de médio ou pequeno porte, segundo o Facebook Insights.

Entre as principais vantagens das redes sociais estão o potencial de viralização e compartilhamento, além da possibilidade de divulgação de conteúdo gratuito e relevante tanto para educar quanto para entreter a sua audiência.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico deriva do usuário que encontra os conteúdos educativos e comerciais de uma marca por meio dos principais buscadores da internet, em especial, o Google.

Essa modalidade se encontra entre os mais populares canais de marketing e os números podem comprovar. Cerca de 64% dos marketeiros investem em estratégia de SEO (Search Engine Optimization) para aumentar o número de visitas orgânicas, segundo o Hubspot.

Além de aumentar a exposição de produtos e serviços, essa estratégia também impulsiona a autoridade da marca no segmento de atuação. 

Mídia Paga

Se a sua marca ainda não possui a relevância e autoridade almejada, investir em mídia paga pode ser uma solução e tanto para expandir o alcance do seu negócio e levar o seu produto para um número maior de consumidores.

Páginas de mídia programática, Facebook Ads, Google Ads: são várias as plataformas que podem te ajudar nessa empreitada. Basta avaliar qual a melhor se ajusta ao seu plano de comunicação.

[PR] eBook - Marketing de Conteúdo: como explorar a estratégia para repercutir nas mídias digitais?

Canais de marketing + conhecimento do público-alvo = plano de comunicação eficaz

Em suma, a melhor maneira de impulsionar sua estratégia é descobrindo quais os canais de marketing mais eficientes e o padrão de comportamento e perfil de consumo do seu público-alvo.

Dessa forma, sua equipe de Comunicação e Marketing vai conseguir traçar objetivos claros e analisar a melhor forma de alcançá-los.

Nessa empreitada, uma ferramenta de inteligência de dados configura-se como um grande aliado das organizações. 

Pois, por meio dela, é possível obter insights em tempo real a partir da coleta de informações relevantes sobre seu público, tendências de mercado e reputação nas principais mídias.

Assim, você poderá monitorar quais são os melhores canais de marketing de acordo com as características da sua empresa.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça a Cortex PR.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados