Comunicação inteligente: saiba o que é e como aplicá-la

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Como uma empresa pode desenvolver uma comunicação inteligente em um mundo em que o digital ganha mais relevância no nosso cotidiano? 

A resposta provavelmente está na maneira como as companhias utilizam os novos insumos disponíveis para engajar, cada vez mais, seu público-alvo e, assim, gozar de uma boa reputação na sociedade.

Neste contexto, a inteligência de dados surge como uma ferramenta interessante a favor da comunicação empresarial

Afinal, 97,2% das organizações investem em inteligência de dados para embasar suas estratégias, segundo pesquisa feita pela New Vantage com mais de 1000 corporações de protagonismo mundial.

Tendo isso em vista, vamos explicar quais são os fundamentos da comunicação inteligente na era dos dados, além de apresentar 3 dicas de como aprimorar as interações de uma marca com seu público. Vem com a gente!

O que é comunicação inteligente?

A transformação digital trouxe um cenário de intensa volatilidade e complexidade para os mercados e a forma como a informação é propagada. Se antigamente a comunicação era mais estática e exclusiva de certos monopólios e canais de comunicação tradicionais, hoje a situação é totalmente diferente.

O crescimento das plataformas digitais e de redes sociais trouxeram uma nova dinâmica social, além de agilidade de difusão de conteúdos e mudanças estruturais na forma como interagimos. 

Dessa forma, com novos meios surgindo, novas maneiras de se relacionar vieram com eles. É nesse contexto que surge a importância de uma comunicação inteligente e adaptativa às mudanças dos novos tempos.

Não só as pessoas, mas também as empresas tiveram que se adaptar à nova realidade e buscar maneiras inéditas de se relacionar com seu público. Dessa forma, não dá para entender essa mudança de conjuntura sem passar pelo data science.

Ciência de dados para uma comunicação inteligente

Só em 2021, há uma média de 2 quintilhões de bytes gerados todos os dias em Big Data, segundo artigo da G2. Imagine a quantidade de informações relevantes que deve existir nesse volume de registros, como, por exemplo:

  • o segmento de atuação da sua empresa;
  • tendências de mercado e movimentos estratégicos de concorrentes; 
  • detalhes sobre o perfil de consumo e padrão de comportamento do público-alvo.

Assim, a inteligência de dados e as tecnologias hoje existentes permitem uma variedade de insumos capazes de compor um mapa para uma comunicação estratégica com ações assertivas e eficazes.

Portanto, hoje é possível conhecer em detalhes as características de seu público-alvo para realizar um atendimento personalizado e espontâneo que, ao mesmo tempo que supre as demandas do cliente, também atua para desenvolver uma imagem carismática e atenciosa da marca.

Jeferson de Souza, editor-chefe da revista Comunicação Empresarial da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e dono da consultoria Coisa Escrita,  em entrevista para a Cortex, destaca a importância da automação inteligente de dados nesse contexto tão dinâmico e ágil do mundo VUCA, além da importância das empresas se manterem antenadas em relação às mudanças.

“É importante que os gestores fiquem atentos ao uso dos dados e, cada vez mais, aprendam a lê-los. Não basta ter os dados organizados, é preciso saber o que fazer com eles, com um uso ético das informações. Além disso, uma questão é conseguir navegar dentro desse mundo VUCA e estar inteirado de como lidar com o ambiente virtual, pois ainda tem muitas coisas a serem descobertas. Estar atento às mudanças é fundamental.”

Portanto, a empresa que se utiliza das novas tecnologias como uma uma ferramenta para atingir seu público, gerar engajamento e consolidar uma reputação positiva está mais próxima de realmente entregar uma comunicação inteligente.

Comunicação inteligente e storytelling

O storytelling é a capacidade de criar uma narrativa envolvente para transmitir uma mensagem. Não por acaso, cada vez mais empresas utilizam-se dessa prática em prol de uma comunicação inteligente.

Afinal, uma boa história tem a capacidade de comover, fisgar a atenção e engajar pessoas em torno dela. Em resumo, narrativas interessantes são capazes de companhias venderem mais.

Dessa forma, com o mar de informações propiciados pelas ferramentas de analytics e plataformas de Big Data, as empresas hoje possuem a capacidade de saber quais são as principais dores, as necessidades e o que emociona mais seu público.

Assim, a partir desses insumos, comunicação inteligente e storytelling encontram o match perfeito. Os benefícios das prática são:

  • conseguir a atenção e engajamento desejado tanto dos funcionários quanto dos clientes;
  • modelar a cultura organizacional e explicitar a missão e os valores corporativos;
  • reforçar crenças e intensificar a ligação com a marca;
  • consolidar a reputação da marca na comunidade.

Portanto, comunicação inteligente e storytelling tem tudo a ver um com o outro. Juntos, eles constituem uma fórmula incrível para melhor posicionar uma empresa no mercado.

[PR] Meetup -  Comunicação Integrada: da gestão de conteúdo até a mensuração

3 dicas de como melhorar a comunicação da sua empresa

Assinalando o que é comunicação inteligente e sua importância, selecionamos 3 dicas simples que devem orientar o plano de comunicação do seu negócio. Dessa forma, a reputação da sua marca seja sempre positiva junto ao público.

São elas:

  1. Saber ouvir as demandas e problemas dos clientes para trazer soluções que supram suas expectativas. Nesse contexto, é fundamental monitorar o que é dito da sua marca em diversos canais de comunicação.
  2. Passar conhecimento por meio de uma estratégia de marketing de conteúdo sólida para, assim, educar o público com temas relativos ao seu segmento de atuação e se posicionar como uma autoridade do assunto;
  3. Aprender com os erros e procurar identificar sempre o que pode ser aprimorado nas suas estratégias. Métricas e indicadores de performance são um aliado e tanto para garantir a eficácia das tomadas de decisão e a eficiência dos processos internos para conseguir conquistar os objetivos.

Portanto, uma ferramenta de inteligência de dados sofisticada pode ajudar uma empresa a desenvolver uma comunicação inteligente que responda às demandas dos novos tempos.

Nessa missão, há soluções no mercado que podem ajudar sua empresa a monitorar mídias em tempo real e trazer insights valiosos para o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação corporativa realmente vencedora.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR.

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados