Como fazer clipping de notícias? 9 dicas valiosas!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você sabe como fazer clipping de notícias? Ele representa o processo de selecionar notícias, sejam de mídias online ou offline, para medir resultados que podem ajudar na gestão da comunicação de empresas.

Na era dos dados, em que as notícias e as informações correm com muita velocidade, o clipping permite entender tudo que é falado sobre sua marca de uma forma rápida e simples. Geralmente esse trabalho é feito por empresas especializadas na atividade ou pela própria assessoria de imprensa.

Porém, com o avanço da tecnologia, é possível entregar o relatório de clipping de forma mais rápida. Dessa forma, a aplicação de ciência de dados no processo, a partir de um monitoramento de mídias em tempo real e integrado, é a chave para isso.

Essa nova dinâmica contribui para, por exemplo, evitar crises de imagem e comparar a exposição da marca com a de seus principais concorrentes na mídia, aprimorando a competitividade empresarial.

Portanto, conheça agora algumas dicas que podem aumentar a percepção de valor da prática e de como fazer clipping de notícias na era dos dados. Vem com a gente!

Como fazer um clipping de notícia na era dos dados

A elaboração de um clipping de notícias tornou-se radicalmente diferente na era dos dados. Como vimos, com a evolução da tecnologia, surgiram novas soluções de monitoramento de mídias em tempo real

Dessa forma, o clipping de notícias passou a ter outra função além da sua tradicional: monitorar o mercado.

A prática ganhou uma complexidade que vai além de cobrir apenas notícias. Mas também acompanhar os movimentos dos clientes, concorrência e produtos, nas mídias online e offline. 

Consequentemente, o clipping assume uma função muito mais tática, dando suporte a tomadas de decisão de negócios –  embasadas em todos esses dados monitorados.

como fazer clipping interativo monitoramento integrado de midias

Dessa forma, se antes ele era um serviço usado exclusivamente para criar cifras na mídia tradicional,  o clipping de notícias passou a ser uma ferramenta de inteligência que hoje dá suporte a várias áreas em suas tomadas de decisões estratégicas.

9 passos de como fazer um bom clipping 

Portanto, com tantas tecnologias disponíveis, um clipping interativo, ou seja, enriquecido com inteligência de comunicação, tornou-se cada vez mais fundamental.

Dessa forma, veja 9 passos essenciais para entender o que é clipagem e como fazer um clipping na era dos dados:

  1. Antes de tudo, entenda qual tipo de clipping a empresa quer receber: se é através de uma plataforma, e-mail, ou outros canais;
  2. Descubra a missão da empresa, qual o mercado de atuação, os objetivos e quais são os veículos mais importantes para ela;
  3. Identifique quais são os tiers dele. Os tiers nada mais são do que os veículos de imprensa classificados por ordem de relevância;
  4. Saiba quais tiers a empresa deseja ter no clipping;
  5. Auxilie na organização e definição das buscas e entenda o que a empresa quer receber, pois isso evita que o monitoramento eventualmente deixe de capturar matérias que a citem;
  6. Tenha conhecimento sobre cada seção ou editoria da empresa;
  7. Antes de enviar o clipping é preciso checar a ordenação dos veículos. Ou seja, se eles estão no padrão de tier que o cliente solicitou;
  8. Verifique se a notícia fala realmente da empresa ou se ela apenas foi marcada de forma equivocada em algum link captado nas buscas;
  9. Na era dos dados, o clipping precisa ser interativo. Dessa forma, converse com sua equipe e crie um design atraente, em dashboards interativos. Use as cores da empresa e sempre peça a aprovação prévia.

Além de todas as dicas acima, é muito importante que o profissional responsável pelo clipping ofereça uma plataforma ou relatório de fácil uso, para que o cliente sinta-se confortável ao checar as informações reunidas. Não adianta ter um visual impactante e não ter funcionalidade.

Assim, uma vez acertados todos esses pontos, tenha em mente que eles só funcionarão se o relatório for interativo e organizado. Além disso, é importante garantir que o clipping será entregue no horário previsto pela empresa.

Portanto, verifique tudo, principalmente os seguintes tópicos: Título, Tier, Veículo, Dados, Seção e Hora.

E o que deve ser evitado nessa atividade?

Portanto, agora que você já sabe tudo sobre como fazer um bom clipping, conheça também alguns equívocos cometidos com certa frequência, que podem comprometer a qualidade desse trabalho:

  • Um erro comum na hora da clipagem é não se atentar ao que a empresa acordou previamente, inserindo conteúdo que ela não pediu. É importante saber as informações que a empresa não quer receber;
  • Matérias duplicadas acabam aumentando a volumetria e distorcem os resultados do clipping. É um tipo de erro que uma checagem cuidadosa pode evitar;
  • Deixar de monitorar os concorrentes é um erro fatal no passo a passo de como fazer clipping de notícias, pois a empresa acaba perdendo a visão do que está acontecendo no mercado e isso pode impactar negativamente seu negócio;
  • Não conferir as datas. Com isso, matérias podem ser perdidas ou podem entrar no clipping aquelas que já são consideradas “velhas” e não interessam mais à empresa;
  • Outro grande ponto que impacta negativamente é o atraso do envio do clipping. Afinal, ninguém gosta de atrasos, não é? Envie sempre no horário e na data combinados.

Resumindo

Afinal, Como fazer clipping de maneira eficiente nesse mercado cada vez mais dinâmico e volátil?

Atualmente, a tecnologia permite fazer um relatório de clipping interativo de forma rápida, contínua e estratégica. Entender o que é clipagem em tempos de profunda transformação digital é enxergar a análise de dados como forma de aprimorar a Inteligência de Mercado, a Comunicação Empresarial e a gestão de inovação da sua empresa.

Portanto, adotar metodologias ultrapassadas na hora de montar o clipping não é uma boa ideia. É importante aplicar os nove passos de modo a garantir a melhor entrega possível para o cliente, lembrando-se sempre de evitar os equívocos citados no texto.

Gostou do conteúdo? Esperamos que tenham entendido o que é clipagem e como fazer clipping de notícias de forma rápida e eficaz!

Para mais conteúdos que nem esse sobre comunicação na era dos dados, acompanhe os artigos do nosso blog. Até a próxima!


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados