Como obter retorno com o envio de press release na era dos dados

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Tempo de leitura: 5 minutos

Você vai ler sobre:

  • Como ser mais estratégico no envio do press release
  • O papel do monitoramento integrado para mapear assuntos quentes
  • Como planejar sua divulgação de press release para o influenciador certo no momento correto

O mundo está vivenciando a era dos dados. Isso é fato. Portanto, todas as áreas estão sendo impactadas, e com a comunicação corporativa não está sendo diferente. O envio de press release, por exemplo, deve contemplar novas estratégias para ser efetivo.

Técnicas antigas de disparo de press release em massa não são mais eficientes. Isso porque os influenciadores se multiplicaram e estão presentes em veículos de comunicação tradicional, mídias alternativas e redes sociais.

Pense bem: você se pergunta, ao planejar a distribuição do seu press release, quem são essas pessoas que leem e se envolvem com o seu conteúdo? 

press release

Comunicação corporativa na era dos dados

Na era dos dados, ter essa visibilidade é fundamental. Um estudo da consultoria BCG em parceria com o Google aponta, por exemplo, que empresas que adotam a cultura dos dados em sua relação com os consumidores têm receita até 20% maior e chegam a cortar os custos em 30%.

Hoje, profissionais de relações públicas dispõem de ferramentas para análises de dados, já amplamente utilizadas no marketing. Empoderados da ciência de dados, os comunicadores podem aprimorar suas ações de divulgação de press release e relacionamento com a imprensa.

Isso porque as ferramentas da era de dados permitem aos profissionais compreenderem melhor seu público-alvo e para quem enviar seu press release.

Afinal, de nada adianta você usar com uma empresa que detrai a sua marca a mesma abordagem que você usa com um veículo ou profissional que promove sua empresa. Não é estratégico nem produtivo, certo? São aproximações diferentes.

Vale lembrar que jornalistas normalmente têm mais de 300 e-mails esperando para serem lidos toda manhã, de acordo a HoustonPR.

Por outro lado, o press release continua valioso. Uma indicação clara disso é que, numa pesquisa feita pela 10 Yetis Digital, todos os jornalistas ouvidos disseram que estes textos são a sua primeira forma de encontrar histórias.

Logo, ser apenas mais um não é uma possibilidade, correto?

Nova call to action

Então, como ser mais estratégico no envio do press release?

Lidar com esse mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo – Mundo VUCA – é considerado por 59% dos gestores de comunicação como seu maior desafio, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Mas trabalhar orientado por dados é um caminho confiável para driblar essa insegurança. Por isso, a seguir, vamos apresentar três ações data-driven importantes que devem ser adotadas na comunicação empresarial.

Press release x influenciadores: o match ideal

Já citamos a grande relevância em mapear quem são os influenciadores da sua marca na mídia. Mas vamos entender melhor o porquê disso ser tão importante.

Descobrir quem são os influenciadores (jornalistas ou blogueiros) do seu mercado e como eles abordam a sua marca e demais assuntos de interesse trará mais clareza em como se aproximar deles.

Afinal, munido dessas informações, é possível explorar o perfil completo desses profissionais.

Se for um veículo ou jornalista que promove sua empresa, mantenha-o por perto. Chame-o para parcerias, eventos e para criar branded content. Envie press release focados nos assuntos e no público que ele atinge.

Por outro lado, se for um detrator, analise em quais momentos é importante conversar com ele e em quais é melhor se manter afastado. Crie uma estratégia para reverter esse cenário.

Em suma, entender o papel de cada influenciador e enviar press release de modo mais personalizado tem se mostrado uma boa estratégia de relacionamento.

Leia mais: 4 exemplos práticos de como combater fake news da sua marca

Monitoramento integrado melhora a qualidade do press release

Profissionais de RP entendem a importância do monitoramento da marca para garantir melhores resultados e boa reputação.

Por outro lado, alguns desconhecem a possibilidade de monitorar, de forma integrada, todas as mídias, sejam elas digital, impressa, rede social, rádio ou TV.

De acordo com a 10 Yetis Digital, 68% dos jornalistas usam o Twitter para encontrar histórias e 74% para pesquisar sobre a pauta que estão trabalhando no momento. 

A sua empresa considera o agendamento temático para criar pautas? Está explorando todo o potencial dessa era dos dados? Já se perguntou sobre isso?

Assim, monitorando de modo integrado, você garante duas vantagens: a primeira é reconhecer os assuntos e seus influenciadores mais emergentes em tempo real.

Isso significa produzir e disparar seu press release no timing certo. A chance de engajar e gerar resultados é bem maior.

A segunda vantagem é saber on time como sua empresa e concorrentes estão se comportando.

Por que meu concorrente tem mais menções na mídia? Em quais assuntos ele aparece de forma positiva e de forma negativa? Quem fala bem dele e mal da minha marca? A partir daí, é possível planejar ações mais assertivas.

 

Press release bem planejado resulta em melhor ROI

Outro ponto importante é em relação ao ROI. Um bom press release enviado para o influenciador certo no momento oportuno com certeza vai gerar mais retorno do que disseminar esse conteúdo sem uma visão estratégica.

Mas o que é ROI? A sigla em inglês significa “Return over investiment”. Em português, “Retorno sobre Investimento”. Trata-se de um indicador financeiro básico, amplamente difundido nas empresas, utilizado para calcular o quanto se obteve de retorno a partir do investimento realizado.

As métricas atuais mais usadas na comunicação empresarial são:

  • ROI por número de publicações; 
  • ROI por assunto;
  • ROI por produtos;
  • ROI por tipos de mídia;
  • ROI por veículos.

Portanto, com análise de dados, é possível entender quanto cada mídia para a qual você enviou seu press release gerou de visibilidade para sua marca, bem como o valor decorrente dela.

Essa técnica trará mais valor para a área de comunicação e pode aumentar a visibilidade perante o CEO, por exemplo.

Hoje, já é possível contar com ferramentas que permitem mensurar o retorno das suas ações em uma linguagem de negócios. O que, na prática, torna mais estratégico o trabalho dos profissionais de comunicação corporativa.

Leia mais: Os sete Princípios de Barcelona e as novas formas de mensuração em comunicação

Resumindo:

Contar com soluções que permitam mapear assuntos emergentes e influenciadores é um investimento eficaz para obter mais retorno com a divulgação de press releases.

E investimento bem feito resulta em melhor ROI. O que, consequentemente, contribui para a receita da companhia e o atingimento das metas da área de comunicação.

Com isso, a máxima de que os RPs não morreram, mas precisam enxergar a comunicação empresarial sob a ótica dos dados é verdadeira. Não é mais lucrativo usar técnicas antigas sem se adaptar às tecnologias.

Assim, é preciso, cada vez mais, investir seus esforços de maneira eficiente. E boa parte do trabalho de um relações públicas está em produzir e divulgar um bom press release.

Logo, ficar de fora desse movimento é perder espaço de mídia orgânica.


Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.

press release

Artigos Relacionados

Logo Cortex Intelligence

Quer saber mais sobre as soluções da Cortex? Entre em contato com a gente via Whatsapp!

Logo whatsapp