Como a comunicação empresarial mudou com a análise de dados?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O mundo nunca viveu transformações tão profundas em um espaço tão curto de tempo. Nada evidencia essa transformação de forma mais contundente do que as mutações vividas pela Comunicação, particularmente a Comunicação Empresarial

Em poucas décadas, evoluímos de aparelhos analógicos, como a televisão, para dispositivos digitais que nos conectam a qualquer parte do globo, a qualquer hora.

Na década passada, a Comunicação ganhou contornos globais. Em poucos anos, a tecnologia fez com que o volume e a complexidade de informações trocadas crescesse exponencialmente. Agora, estamos vivendo um novo fenômeno: a era dos dados.

Já parou para pensar quantas revoluções tecnológicas vivemos simultaneamente? Big data, inteligência artificial (IA) robótica, mídias sociais, Internet das Coisas (IoT) etc. E o denominador comum por trás de todas essas inovações são os dados.

Lidar com esse mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo – chamado de Mundo VUCA – é considerado por gestores especializados como o maior desafio da comunicação (59%), conforme revelou uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Mas como definiu o periódico britânico The Economist: “data is the new oil.” Os dados tornaram-se a nova “commoditymais valiosa do mundo. Quanto mais cedo profissionais e empresas souberem tirar vantagem disso, mais sucesso terão.

Dessa forma, vamos falar um pouco sobre a importância e influência que a análise de dados tem sobre a Comunicação Empresarial, além de quais soluções de mercado foram criadas para otimizar esse processo. Vamos lá!

Qual a influência da análise de dados na comunicação empresarial?

Não é exagero dizer que estamos diante de uma revolução factual sem precedentes. Para se ter ideia, 90% dos dados disponíveis hoje foram gerados apenas nos últimos anos. 

Todos os dias surgem 2,5 quintilhões de bytes de novos dados. Um volume de informações impressionante que, como consequência, aumenta a complexidade da nossa capacidade de gerir os indicadores e variáveis do mundo que nos cerca.

Se você já se pegou pensando em quantas informações precisa monitorar a cada momento, vindas de diferentes fontes, formatos e padrões para tomar decisões no seu negócio é porque já tem uma ideia disso. É nesse ponto que cada vez mais os computadores estão substituindo o raciocínio humano.

Com mudanças tão radicais acontecendo, algumas habilidades e funções já estão ficando para trás. E devem sumir de vez nos próximos anos. Não por acaso, desde os anos 2000, 52% das maiores empresas na lista Fortune 500 simplesmente desapareceram.

Se estamos na era dos dados, você já pode imaginar o que perderá valor: negócios e profissionais defasados que não souberem utilizá-los. Para sobreviver e se manter competitivo nesse novo mundo, é essencial ser data driven e trabalhar com inteligência.

Se você ainda duvida, observe a lista das marcas mais valiosas do mundo. Entre as dez primeiras estão: Apple, Google, Amazon, Microsoft e Facebook. São empresas que, fundadas sob os paradigmas da era dos dados, souberam usá-los para simplificar a complexidade do mundo atual e tirar vantagem disso.

Assim como companhias estão fadadas a sumir, e outras a crescer, profissionais de todos os ramos também vão ter seu valor determinado pela capacidade de se adaptar ao mundo data driven. Não é de se surpreender que o Fórum Econômico Mundial tenha apontado essas 10 profissões como as que devem estar em alta até 2022:

  • Analistas de dados e cientistas de dados
  • Especialistas em AI e machine learning
  • Gerentes de operações e gerais
  • Analistas e desenvolvedores de apps e software
  • Profissionais de marketing e vendas
  • Especialistas em Big Data
  • Especialistas em transformação digital
  • Especialistas em novas tecnologias
  • Especialistas em desenvolvimento organizacional
  • Serviços de tecnologia da informação

Comunicação empresarial e a nova era dos dados

É a esse ecossistema complexo e em contínua transição que a Comunicação Empresarial precisa se adaptar.

Entender o que é Comunicação Empresarial é compreender que uma marca precisa se relacionar e interagir com o mundo que a cerca, seja por iniciativas de marketing ou por exposição de terceiros na imprensa ou nas redes sociais.

A análise de dados que desenvolve indicadores de performance e soluções preditivas para possíveis problemas é de fundamental importância para que a empresa tenha controle e monitoramento da qualidade de seu serviço.

Quem não se adaptar, perde o poder de competição. Nesse contexto, uma plataforma que atua na integração dos dados com fontes internas e externas surge como uma solução diferenciada da concorrência.

Por que é necessário um plano integrado para a comunicação da empresa?

Para as áreas de Comunicação Empresarial que precisam lidar com toda a complexidade de informações trazidas pelas novas mídias, a análise de dados deve ser mais do que um diferencial, mas a base de todo e qualquer processo e estratégia.

Muitas empresas tentam compartimentar esse trabalho, se apoiando em ferramentas e serviços como assessoria de imprensa, clipadoras e ferramentas de social listening. São soluções que, pela falta de integração, muitas vezes geram mais dados desestruturados e tornam a análise destes ainda mais difícil.

comunicação empresarial

Por isso, a integração dos dados em uma plataforma central facilita a comunicação interna e o funcionamento coordenado dos setores da organização em prol do planejamento estratégico traçado.

Quer um exemplo? O gestor de Comunicação Empresarial e de Relações Públicas se vê obrigado a lidar com diversos fornecedores e a analisar separadamente dados sobre as ações da área.

Assim, mesmo contando com serviços especializados, ele continua com o problema de ter que considerar um grande volume de informações dispersas para tomar decisões. A complexidade ainda está lá.

Então, como deve funcionar a automação de dados para que os processos e resultados sejam otimizados?

Como funciona a automação de dados na Comunicação Empresarial? 

Hoje, com tecnologias de Big Data e ciência de dados, as áreas de Comunicação Empresarial mais modernas já estão simplificando a forma de gerir a reputação das marcas.

Elas fazem isso em plataformas que integram dados externos de mercado com dados internos da empresa, facilitando a geração de insights.

Assim elas conseguem:

Fazer monitoramento integrado das mídias

Com inteligência de dados, as áreas de Comunicação Empresarial monitoram continuamente tudo que é falado sobre a empresa em todas as mídias: online e offline. Assim, reconhecem os assuntos emergentes em tempo real para se antecipar a crises e se aproximar do público-alvo.

Ter métricas modernas de reputação

Com novas métricas que vão além da centimetragem, avaliam de forma mais precisa a visibilidade e o impacto da marca nas mídias, comparando seu desempenho com o dos principais concorrentes.

Identificar seus influenciadores e criar um relacionamento com eles

Na era dos dados, o envio de press releases em massa não é o método mais eficaz para divulgar uma ação na mídia. Por isso, hoje, essas empresas identificam os inúmeros veículos e jornalistas que mais promovem sua marca para o seu público e direcionam para eles as divulgações.

Mensurar o ROI da área de comunicação empresarial

Alguns dos maiores desafios da área de comunicação empresarial na atualidade foram solucionados pelas tecnologias de Big Data. Com análise de dados, empresas estão comprovando o ROI (return of investments), isso é, retorno de suas ações para o negócio. Simples assim, com menos esforço, físico e financeiro, conseguem gerar mais resultados.

Resumindo

Com a execução de análise de dados por meio de tecnologias de inteligência , as empresas cada vez mais diminuem custos, otimizam as operações, melhoram a experiência do cliente e conquistam resultados eficazes.

Esse tem sido o diferencial das organizações que mais crescem no mundo, em todas as áreas. Na comunicação empresarial, ser data driven implica a adoção de novos métodos, processos e estratégias.

Cada vez mais será exigido de gestores e diretores de Comunicação Empresarial a capacidade de tomar decisões a partir de dados. Da mesma forma, apresentar resultados e relatórios apoiados neles. 

Para ajudar nessa mudança, existem hoje no mercado soluções de Big Data e ciência de dados que centralizam informações em uma única plataforma, reduzindo a complexidade dessas análises.

Se quer aprofundar o conhecimento sobre o assunto, confere nosso ebook sobre inteligência de Comunicação e Relações Públicas!

Para mais conteúdos como esse, fique de olho no nosso blog! Até a próxima!

Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Não satisfeita em apenas expor relatórios e gráficos com os dados, a tecnologia sofisticada da plataforma Cortex PR traz insights e soluções inteligentes para orientar a atuação e gerir a reputação da marca no mercado empresarial.

Se está interessado em impulsionar os resultados do seu negócio, agende uma conversa com a equipe de especialistas da Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.



Artigos Relacionados