[Guest post] Qual a importância de analisar os concorrentes do seu negócio?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Muitos empreendedores apenas descobriram a importância de analisar os seus concorrentes há pouco tempo — sendo que é algo que o próprio mercado pede e, principalmente, deve ser pensado antes mesmo de abrir o próprio negócio.

Por conta disso, muitos acabam perdendo os seus clientes por pequenos detalhes. Entretanto, os motivos podem ser variados, desde questões de valores, como também da própria mercadoria e serviço que oferece.

Afinal, no mercado competitivo de hoje, é difícil encontrar um negócio que ainda não exista, seja na disponibilização de plataformas ou nos produtos e serviços encontrados.

Dessa forma, fazer uma boa análise da concorrência pode ser fundamental para garantir o futuro da sua empresa, organização ou até mesmo startup.

Quer saber um pouco mais sobre como buscar nos seus concorrentes o diferencial para o seu negócio? Confira!

Por que devo analisar a concorrência?

Pode ser que ainda não tenha ficado claro, então vamos evidenciar a importância de realizar uma boa análise da concorrência.

A verdade é que essa análise pode ser feita em várias etapas diferentes, afinal, temos também diferentes questões para avaliar. Tudo isso vai depender do seu segmento e onde você atua.

Por exemplo, se você tem uma loja física, é importante analisar quais são os espaços em que os seus concorrentes estão, como eles são organizados, quais os horários de maior fluxo e quantos funcionários eles têm.

Dessa forma, você pode entender melhor sobre como eles funcionam e avaliar essas questões dentro da sua empresa. Talvez, esses negócios já estejam inseridos nas vendas online e você esteja perdendo um público que pode ser fundamental.

Além disso, ao analisar a concorrência, você consegue entender mais sobre como o seu próprio negócio funciona, como uma espécie de reflexo. Assim, é possível se inspirar naquilo que você considera positivo e se desvencilhar dos aspectos negativos dos outros negócios.

Com tudo isso, você consegue ter um conhecimento mais abrangente sobre como o mercado funciona. Ou seja, dessa maneira você consegue estabelecer uma visão mais estratégica e ampla, entendendo mais sobre qual direção seguir, quais são os pontos fortes e fracos e até mesmo avaliando melhor o seu fluxo de caixa.

Por onde começar?

Bom, você já sabe sobre a importância de analisar a concorrência. Mas entender por onde começar é um outro passo essencial.

Para que esse seja um trabalho bem-sucedido e traga resultados reais para a sua empresa, é necessário atentar-se a alguns detalhes:

Conheça a sua empresa

Não adianta nada analisar a concorrência se você não conhece a sua empresa, não é mesmo?

Por isso, é muito importante saber em qual patamar a sua empresa está – pequeno, médio ou grande — assim como os seus principais meios de atuação. Ou seja, ela está inserida ou planeja entrar na área digital?

Afinal, dentro dos meios digitais é possível fazer com que a sua empresa cresça de uma maneira considerável. É importante avaliar os custos, desde a criação de um site, como também se você tem funcionários qualificados para cuidar das redes sociais e outras questões, ou se é mais interessante contratar uma agência.

Além disso, é essencial saber quais são os objetivos da empresa. Apenas dessa forma você consegue avaliar os seus concorrentes baseado em suas metas e estratégias.

Nesse momento, você também deve estabelecer quais são as principais qualidades e defeitos da sua empresa, se consegue atender a todos os clientes, avaliar questões de fornecedores e, principalmente, onde você acredita que ela pode melhorar para chegar ao patamar que sempre quis.

Analise sua concorrência: quem devo mapear?

Quando você vai analisar a concorrência, é importante que seja feito com empresas que tenham as mesmas características que as suas. Ou seja, o tamanho, os meios que atuam e os produtos ou serviços que oferecem.

Afinal, não adianta você avaliar uma empresa que já está consolidada há anos, enquanto você está apenas começando. Apesar de serem boas referências e organizações a se inspirar, é muito importante ser realista para que o seu negócio cresça.

A partir do momento que você tem definido quem são os seus concorrentes, é o momento de encontrar informações complementares, realizando uma extensa pesquisa de mercado, que pode ser feita por instituições de pesquisa ou pelos próprios gestores.

Para que os gestores ou sócios da sua empresa façam uma boa análise competitiva da concorrência, é importante entender que nesse momento, a ideia é observar questões qualitativas e entender como a concorrência trabalha, os seus produtos, qual a forma de comunicação com os seus clientes e até mesmo sobre o seu planejamento de marketing.

Após a finalização desse processo, é importante que você faça uma análise das suas estratégias. Dessa forma, você entende melhor sobre quais são as habilidades necessárias para se sobressair na sua área de atuação, entendendo mais sobre os seus pontos fortes e fracos.

Outro ponto essencial é avaliar como a concorrência se comporta no meio digital. Eles têm o próprio site ou blog? Estão presentes em quais redes sociais? Sobre o que eles falam? Há uma interação com os clientes?

No mundo digital e competitivo que estamos hoje, todo pequeno detalhe pode fazer a diferença. Por isso, não deixe questões como as redes sociais de lado, por não achar tão importante, sendo que todos os seus concorrentes estão ali. Alguma coisa positiva deve trazer para o negócio!

Preste atenção nas empresas emergentes

Você não pode ficar de olho apenas nas empresas que estão já consolidadas no mercado! Pelo contrário, é muito importante entender e avaliar aquelas que estão aparecendo hoje.

Esses negócios podem ainda não estar no mesmo patamar que a sua empresa, mas com certeza podem roubar alguns dos seus potenciais clientes. Afinal, eles estão a espera de uma oportunidade ou de boas estratégias para conquistar um espaço no mercado.

O seu segmento pode ser diverso: de uma empresa que vende artigos artesanais, uma que faça a organização de festas, uma empresa de marketing multinível ou até mesmo uma de aluguéis de carros. O importante é analisar a sua concorrência direta e também indireta, para entender como elas funcionam e com o que você pode aprender.

Fazer a análise da concorrência pode ser uma tarefa não tão fácil, principalmente dentro de algumas áreas. Entretanto, pode fazer a diferença no sucesso do seu negócio. Por isso, não deixe de lado e leve todas as questões em consideração quando estiver realizando o seu planejamento estratégico!

Conteúdo produzido pela equipe de redação da Ideal Marketing.


Artigos Relacionados