Ferramentas de BI ou Growth Intelligence? Qual escolher

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Ferramentas de BI (Business Intelligence) foram, por muito tempo, a grande plataforma de apoio ao trabalho de inteligência de mercado. Mas essa é uma realidade que vem mudando nos últimos anos. 

A nova inteligência se baseia em growth intelligence. Há alguns motivos relevantes para essa transformação, como veremos a seguir.Veja três formas de alavancar sua estratégia competitiva com growth intelligence.

Ferramentas de BI: Por que hoje elas já não são suficientes?

Primeiro porque construir análises em ferramentas limitadas tem gerado resultados frustrantes para as empresas. 

Uma pesquisa da Gartner revelou que 91% das empresas creem não ter alcançado ainda um nível de maturidade “transformador” em dados e analytics. 

Outra pesquisa, da Forrester, evidenciou que entre 60 a 73% das informações internas das companhias não são utilizadas em seus analytics.

E, em segundo lugar, com os mercados cada vez mais movidos pela competitividade empresarial, ter uma dimensão parcial da performance do negócio não é mais suficiente. E esse é um risco que se corre quando se olha somente para dados internos nas ferramentas de BI.

Assim, tornou-se primordial capturar dados externose construir um trabalho de inteligência competitiva. Não somente isso. É preciso obter e analisar informações em tempo real

O cruzamento das informações da empresa com feeds de dados externos permite uma comparação de performance com a concorrência. E, além disso, captar as tendências de compras e comportamento do consumidor.

banner dados externos

O que provoca a preferência por Growth Intelligence no lugar de ferramentas de BI?

Algumas estatísticas revelam por que as áreas de inteligência têm buscado ir além das ferramentas de BI para construir soluções de growth intelligence, que permitem análises não só do negócio mas também do seu ambiente competitivo. Vejamos a seguir:

Ferramentas de BI x Growth Intelligence: conheça as principais diferenças

Para a inteligência de negócios, ferramentas de BI representaram um avanço em relação à manipulação de dados em planilhas de Excel, que em 90% dos casos podem conter erros significativos.

Mas seus recursos ainda são limitados, especialmente para as empresas que pretendem se tornar mais competitivas a partir do uso de analytics

Nos próximos tópicos vamos entender quais são essas limitações das ferramentas de BI e suas diferenças para as soluções de Growth Intelligence

1. Cruzamento de dados internos com informações externas

65% dos analistas de negócio consideram dados internos mais importantes do que os coletados externamente, segundo artigo publicado na Sillicon Review. Porém, essa interpretação pode levar uma companhia a cometer erros cruciais. 

Como vimos, a análise de dados externos ajuda as empresas a entenderem seu ambiente competitivo e os consumidores. Também são essas informações que permitem uma comparação do desempenho do negócio em relação aos principais concorrentes.

Vejamos um exemplo prático. A rede de supermercados Tesco, do Reino Unido, monitorava, de forma automatizada, um feed de dados climáticos para prever estoque e vendas. Em um ano, a companhia obteve uma redução de custos da ordem de 6 milhões de libras. 

Assim como a Tesco, outras companhias podem tirar vantagens importantes do monitoramento de dados externos. Porém, muitas ferramentas de BI não fazem essa captura, ou o fazem de forma limitada. 

Já para as soluções de growth intelligence essa é uma premissa fundamental. Isso porque se baseiam no cruzamento de informações externas com dados do negócio para gerar insights de valor.

2. Possibilidade de captura de dados não estruturados

Outra diferença das ferramentas de BI para as soluções de growth intelligence é a possibilidade de captura de dados não estruturados. Ou seja, informações que não têm um formato padronizado. Geralmente são textos, vídeos, entre outros dados não quantitativos. 

Hoje, 80% dos dados são gerados nesse formato, segundo o Learning Hub. E 95% das empresas se deparam com algum tipo de necessidade para gerenciar informações não estruturadas. Nas áreas de comunicação, por exemplo, essa é uma demanda extremamente relevante, pois lidam com muitas informações qualitativas.

Assim, para ter um analytics consistente, tornou-se fundamental trabalhar com plataformas capazes de organizar esses dados de forma escalável. 

As empresas que utilizam soluções de growth intelligence já conseguem fazer isso com significativa eficiência

No entanto, aquelas que dependem de ferramentas de BI muitas vezes deixam de obter análises importantes sobre seu negócio, pois, geralmente, essas soluções não contemplam a captura e organização de dados não estruturados. 

3. Dados em tempo real

Vivemos num mundo extremamente volátil. Os antigos relatórios mensais, que olham para dados do passado, não são mais suficientes para orientar ações e como tomar decisões. Isso porque, rapidamente, eles se tornam defasados

O “real-time analytics” não é somente um plus, mas uma questão primordial para qualquer organização que deseja ser verdadeiramente data driven.

O fato de 70% das empresas terem aumentado seu investimento em soluções de analytics em tempo real para entender o comportamento dos consumidores exemplifica bem isso.

Nesse sentido, pode-se se dizer que é preciso ir além das ferramentas de BI, cujas limitações de funcionalidades na maioria das vezes não permitem a análise de dados externos e internos em tempo real.

Soluções de Growth Intelligence, por sua vez, são construídas com base na captura, organização e disseminação de dados em tempo real. 

Suas análises são dinâmicas e baseadas em informações do presente, além de trabalharem também com dados externos. Dessa forma, o executivo obtém mais velocidade para corrigir rotas, reduzindo riscos para o negócio.

4. Bônus: fluxos de trabalho

Por fim, outra diferença importante é que algumas soluções de growth intelligence oferecem a possibilidade de criar fluxos de trabalho na nuvem

Enquanto softwares tradicionais se concentram em análise restrita de dados internos, o growth intelligence contempla funcionalidades para tornar datadriven os processos das áreas de negócio.

Na prática isso significa, por exemplo, o envio de alertas e lembretes em tempo real que orientam ações específicas para funções específicas.

Para empresas que vendem ao governo, por exemplo, esse fluxo pode ser útil para otimizar a distribuição de tarefas e comunicação entre as diversas áreas envolvidas nesse trabalho.

Resumindo…

A tecnologia imprimiu aos mercados um dinamismo que exige um novo comportamento frente ao uso de dados.

Portanto, as empresas que não compreenderam o valor do investimento tecnológico têm enfrentado resultados frustrantes em suas tentativas de se tornarem analíticas.

As ferramentas de BI, embora tenham sido uma evolução em relação ao Excel, ainda não são suficientemente preparadas para uma análise consistente do ambiente competitivo. 

Assim, as organizações mais modernas têm apostado no growth intelligence para obterem resultados concretos de crescimento com analytics. 

Essa tecnologia tem permitido a captura e análise de dados externos e internos em tempo real para orientar ações mais assertivas, criando vantagens competitivas relevantes para companhias de diferentes perfis e segmentos.

Uma ferramenta como o Cortex MI condensa todos os 4 benefícios da growth intelligence listados neste conteúdos, otimizando assim o tempo, os recursos e a eficácia das tomadas de decisões da organização. Tudo isso em uma plataforma de uso simplificado para o usuário não-técnico.

Então, gostou do nosso conteúdo sobre ferramentas de BI e tecnologia de growth intelligence? Para mais textos como esse, fique de olho no nosso blog! Até a próxima!

Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados