Entenda a importância da inteligência competitiva para o crescimento

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você sabe como aplicar a inteligência competitiva na sua organização?

Para fazer isso, é preciso saber utilizar conhecimento e informação a seu favor, considerando o atual cenário de transformação digital que torna o mundo dos negócios extremamente incerto e volátil.

Assim, se você costuma acompanhar notícias do mercado, já deve ter notado que crescimento, ou growth, é a palavra da vez.

O fato interessante em meio a isso é que dispor de dados relevantes de seu público e de seu segmento de atuação é fundamental para essa tendência.  

Não por acaso, a modernização da inteligência competitiva está cada vez mais focada em promover entregas de impacto efetivo e que permitam aos negócios crescer em ritmo mais acelerado. Quem não aderir a essa nova prática tende a ficar para trás, sabia?

Um sinal de alerta é que 52% das empresas listadas na Fortune 500 deixaram de existir em menos de 20 anos. “Por que isso está acontecendo?”, você pode estar se perguntando agora.

Dessa forma, aão vários motivos que se somam, como: 

  • Transformação digital;
  • a ascensão profissional dos chamados millennials;
  • a cultura ágil;
  • o surgimento de modelos de negócio SaaS;
  • o boom das startups, etc. 

Agora, empresas de todos os segmentos estão adotando um mindset orientado ao crescimento. Neste contexto, é necessário saber como aplicar a inteligência competitiva para estar alinhado a esse movimento. Leia mais para entender!

Como aplicar a inteligência competitiva para o crescimento?

Assim, para compreender como aplicar inteligência competitiva, é necessário antes perceber um pouco do seu papel e de que maneira ela impacta no crescimento da sua empresa.

Entenda o novo papel da inteligência competitiva

Na virada do século, o mundo começou a viver uma profunda transformação provocada pela era dos dados. Com isso, os mercados se tornaram muito mais competitivos e imprimiram uma série de novos desafios às empresas. 

Mais do que nunca, é preciso ter velocidade para detectar novas tendências, riscos e oportunidades, antes que seus concorrentes o façam.

Diante desse contexto, as áreas de Inteligência tiveram que buscar Inteligência de mercado para se tornarem mais eficientes e responderem de forma cada vez mais ágil às demandas de mercado.

Por exemplo, com a pandemia da Covid-19, diversas companhias precisaram se readaptar a uma realidade diferente, em que as mudanças mercadológicas foram notáveis. 

O comportamento do consumidor mudou. Junto com isso, empresas precisaram reavaliar suas estratégias de atuação e a forma de lidar com o “novo normal” do seu público e segmento.

Dessa forma, organizações com investimento em inteligência competitiva conseguiram sair na frente mais rápido do que a concorrência, monitorando informações, como:

  • a reação dos competidores em meio à crise;
  • o impacto em fornecedores estratégicos;
  • a repercussão no mercado endereçável;
  • novas demandas de consumo;
  • tendências do mercado no período próximo;
  • questões políticas e sanitárias que podem interferir no segmento.

O exemplo do coronavírus é apenas um caso extremo da volatilidade e dinâmica do mundo em que vivemos. Por isso, o uso de dados, de forma sistemática e automatizada, deve ser amplamente disseminado por todas as áreas de negócio. 

Big Data analytics para inteligência competitiva

O uso de tecnologias como o Big Data analytics é um dos caminhos incontornáveis para aplicar a inteligência competitiva. Dessa forma, a metodologia de análise de dados tornou a prática mais assertiva nas avaliação de concorrência. 

Mas nessa nova era, além da disseminação da cultura data driven, é necessário ter foco na orientação ao crescimento.

Afinal, isso significa entregar resultados concretos, que ajudem as áreas de negócio a mexer os ponteiros de lucratividade da organização.

Por que o growth é importante para a inteligência competitiva?

Como mencionamos, esse termo se tornou central no mundo dos negócios. Quem não ouviu falar de growth hacking, por exemplo? 

O conceito foi cunhado pelo empreendedor Sean Ellis, em 2010. Nas palavras dele, “Growth Hacking é marketing orientado a experimentos”.

De forma geral, é uma forma de pensar, focada em identificar gatilhos que promovam o crescimento acelerado do negócio. Sean Ellis observou o que as grandes startups com crescimento exponencial nos últimos anos tinham em comum.

como aplicar inteligência competitiva growth intelligence

De acordo com ele, o diferencial delas é a capacidade de aprender rapidamente, e utilizar esse aprendizado a favor do crescimento do negócio

Assim, como consta em seu livro “Hacking Growth”:

“Geralmente, grandes sucessos no crescimento de hackers vêm de uma série de pequenas vitórias, compostas ao longo do tempo. Cada pedaço de aprendizado adquirido leva a um melhor desempenho e a melhores ideias para testar, o que leva a mais vitórias, transformando pequenas melhorias em vantagens competitivas”.

Portanto, a ideia de growth deve estar intimamente atrelada à prática de como aplicar a inteligência competitiva aos negócios.

Mindset de crescimento

Além do growth hacking, outro termo bastante utilizado é o growth mindset – ou mindset de crescimento, apresentado por Carol Dweck no livro “Mindset – A nova psicologia do sucesso”.

Na obra, a autora faz uma distinção entre mindset de crescimento e mindset fixo. Em resumo, eles funcionam da seguinte forma:

  • Mindset fixo: pessoas com essa mentalidade acreditam que nascemos com uma determinada quantidade de talentos, e que não adquirimos outros novos ao longo da vida. Por isso, temem experimentar e são avessas ao erro.
  • Mindset de crescimento: quem possui mentalidade de crescimento não teme se arriscar a desenvolver novas habilidades, pois acredita que não há limites para o aprendizado. Assim, tendem a ser mais esforçadas e abertas à experimentação.

Carol Dweck defende que o segundo mindset é o que leva ao sucesso, pois ao contrário da mentalidade fixa, não possui crenças limitantes. 

Portanto, vale assinalar a importância do conhecimento adquirido a partir de experiências práticas e análise de dados confiáveis

Afinal, em um mercado tão volátil e dinâmico, ter opiniões engessadas e baseadas em antigas convicções pode ser um erro a custar caro ao crescimento e consolidação de uma marca.

Resumindo: por que aplicar inteligência competitiva no meu negócio?

Portanto, se você deseja saber como aplicar a inteligência competitiva para impulsionar o crescimento, termos como growth intelligence e mentalidade de crescimento são fundamentais.

Como vimos, ambos os conceitos têm algo em comum: valorizam o aprendizado, a agilidade e a capacidade de aprender com erros.

A inteligência competitiva moderna, atualizada aos paradigmas da nova era, caminha nesse sentido.

Profissionais da área devem ter como foco identificar oportunidades de contribuir para o crescimento, e entregar resultados que impactem o negócio de forma concreta.

Na prática, isso passa por priorizar análises e produzir relatórios que auxiliem gestores de diferentes áreas a tomar decisões que reduzam custos, ou aumentem a lucratividade do negócio e o façam crescer.

Dessa forma, o Cortex MI é uma plataforma que pode colaborar com seu negócio para te orientar como aplicar a inteligência competitiva voltada para o crescimento.

Pois ele é capaz de filtrar informações relevantes de seu público, concorrência e segmento de mercado para, assim gerar insights preciosos a seu favor.

Gostou do conteúdo? Esperamos que tenha curtido as informações. Continue acompanhando nossas postagens no blog para mais novidades relativas à era dos dados. Até logo!

Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.

inteligência competitiva



Artigos Relacionados