Por que ter dados de audiência é fundamental nas estratégias de comunicação

Por que ter dados de audiência é fundamental nas estratégias de comunicação

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Os dados de audiência são muito importantes para estrategistas e analistas de Comunicação. Tanto que eles representam um mercado global que deve movimentar 12,35 bilhões de dólares até 2029, segundo estimativa do Market Data Forecast.

Serviços e ferramentas de análises de dados de audiência deverão crescer a uma taxa média anual (CAGR) de 12,5% no período. E boa parte desse movimento se dará no âmbito corporativo, uma vez que as empresas estão mais empenhadas em elevar sua maturidade comunicacional. 

Basicamente, as companhias mais bem-sucedidas sabem que é impossível manter uma interlocução estratégica com os stakeholders sem que os dados e as métricas de audiência sejam acompanhados. 

Essa é uma temática que merece bastante atenção. Por isso, te convidamos a seguir lendo os seguintes tópicos:

  • o que são dados de audiência e por que é importante estudá-los;
  • quais são os principais tipos de dados de audiência que podem ser coletados e analisados;
  • como usar os dados do público-alvo nas iniciativas comunicacionais;
  • e muito mais! 

O que são dados de audiência?

Os dados de audiência são informações combinadas sobre o comportamento de consumo de mídia. Eles também podem se referir aos atributos sobre os públicos alcançados por veículos de comunicação, determinadas publicações e iniciativas comunicacionais de marcas e indivíduos.

No detalhe, esses dados demonstram o alcance das mensagens emitidas pela marca e, ao mesmo tempo, revelam particularidades dos públicos de interesse — aqueles que engajam com a marca ou que, de alguma maneira, são por ela impactados.

Captar, processar, analisar e aproveitar dados de audiência são atividades cada dia mais importantes para os profissionais de Comunicação

Isso porque eles precisam realizar campanhas, ações e ativações altamente segmentadas. Além disso, precisam justificar investimentos e pensar em estratégias e abordagens assertivas. E só conseguem fazer isso depois de entender como as audiências se comportam, de que maneira elas recebem as mensagens, e assim por diante.

A boa notícia é que o acesso a dados de audiência está mais fácil e preciso. Especialmente a partir da convergência midiática, quando meios tradicionais se integraram ao digital, formatando um ecossistema de mídia praticamente unificado.

Existem ferramentas de monitoramento de mídias que reúnem dados e variáveis, além de fornecer métricas e indicadores de desempenho quantitativos e qualitativos. Essas soluções tecnológicas, especialmente aquelas dotadas de recursos de Inteligência Artificial, agilizam processos analíticos e fornecem insights acionáveis. 

Em suma, os dados de audiência revelam o alcance, os sentimentos e a forma com que as pessoas interagem com conteúdos. Eles são indispensáveis nas estratégias de diálogo com o mercado das marcas, servindo inclusive para a gestão de reputação, entre outras frentes práticas. 

Quais são os principais tipos de dados de audiência que podem ser usados na estratégia comunicacional?

Dê uma olhada na tabela a seguir e confira os tipos de dados de audiência úteis na gestão de comunicação corporativa.

Tipo de dado de audiência

Aplicação na estratégia de Comunicação

Dados demográficos

Informações sobre idade, gênero, localização geográfica, renda e ocupação.

Permite segmentar com precisão e adaptar o tom da mensagem para cada grupo.

Dados psicográficos

Informações sobre estilo de vida, interesses, sentimentos, valores e atitudes do público.

Auxilia na criação de campanhas que ressoem com os interesses e motivações dos stakeholders.

Dados comportamentais

Padrões como frequência de visitas ao site, interações com conteúdo e compras.

Ajuda a identificar os canais preferidos, horários de maior engajamento e a personalização das mensagens.

Dados de engajamento

Métricas sobre likes, compartilhamentos, comentários e tempo de permanência em plataformas digitais.

Mede a eficácia da mensagem e facilita ajustes no conteúdo com base nas respostas do público.

Dados de feedback direto

Comentários, pesquisas de satisfação e avaliações feitas diretamente pelos consumidores.

Proporciona insights sobre a percepção da marca e direciona melhorias no diálogo.

Dados de intenção

Informações que revelam as intenções futuras do público, como busca por produtos específicos.

Permite antecipar necessidades e criar campanhas proativas e sob medida.

Dados contextuais

Informações sobre as circunstâncias em que o público interage com o conteúdo (dispositivos, local).

Possibilita otimizar campanhas para os melhores contextos, como o tipo de dispositivo usado ou o momento do dia.

Dados de tendências

Análises que identificam padrões de comportamento emergentes no mercado.

Direciona a criação de conteúdo alinhado às tendências e inovações do setor.

Como usar dados de audiência na sua estratégia de Comunicação?

A multiplicidade de opções informacionais dificulta a fidelização dos públicos. É por isso que as organizações precisam se reinventar continuamente para manter o interesse e demonstrar valor. Para tal, um bom caminho é monitorar e aproveitar dados de audiência, em diversas frentes.

Confira, nos tópicos que seguem, quais são as maneiras de utilizar dados de audiência na estratégia de Comunicação de uma empresa.

Entenda o consumo de mídia dos seus públicos-alvo

Com dados de audiência, você pode entender de que maneira os stakeholders se relacionam com conteúdos midiáticos em veículos tradicionais e em novas mídias — sempre considerando a movimentação informacional múltipla da atualidade.

Esse conhecimento facilita, por exemplo, a escolha de abordagens, a formatação de mensagens e o formato de entrega de conteúdos para públicos específicos.

Avalie o alcance e os impactos da marca

Ao analisar dados de audiência, você e seu time também conseguem ter mais acuracidade na avaliação do alcance e dos impactos da marca. Isso em termos valorativos e também subjetivos, uma vez que é possível obter valores de impressão e também entender se os resultados de menções e interações são positivos ou negativos. 

Perceba que estamos falando de algo bem mais profundo do que a quantidade de vezes em que a marca aparece na imprensa. O que se consegue é saber se a exposição é benéfica para a reputação e para os resultados do negócio, em termos reputacionais e também de retorno em negócios, por exemplo.

Faca análises de sentimentos

Os dados de audiência também servem para avaliar o que os stakeholders sentem em relação à marca ou ao ecossistema de negócios do qual ela participa. Eles facilitam a mensuração da exposição qualificada, ajudando, por exemplo, a verificar as emoções implícitas e explícitas em menções.

A partir deles, em combinação com outras variáveis, você terá mais facilidade para identificar, extrair, quantificar e estudar sistematicamente estados afetivos e informações subjetivas.

Mensure a reputação da marca nas mídias

Você também pode usar dados de audiência para monitorar a reputação da sua marca em diferentes mídias, inclusive diariamente. Afinal, é preciso ter atenção para os altos e baixos da opinião pública que se movimenta com rapidez, principalmente nos meios digitais. 

Esse exercício facilita a identificação de oportunidades (de emplacar mídia espontânea, de criar conteúdo, entre outras) e também de potenciais riscos de imagem. Isso a partir da avaliação contínua de como cada pilar estratégico, veículo ou líder de opinião impactam o legado reputacional da marca. 

Avalie o desempenho de ações específicas

Ao executar iniciativas específicas de diálogo com o mercado, os dados de audiência também ajudam a verificar se os objetivos foram alcançados. 

Use-os para medir e comprovar os resultados de ações e eventos realizados pelo departamento de Comunicação. Além disso, aproveite-os para entender em tempo hábil se algo precisa ser modificado antes mesmo do prazo final de um projeto.

Faça benchmark competitivo

Outra frente muito útil é a utilização dos dados de audiência para fazer comparações propositivas dos resultados da sua marca com as dos competidores.  

Faça isso coletando dados de audiência dos concorrentes e, por meio de uma visão qualificada da exposição. Além disso, você pode dimensionar a reputação das marcas que está acompanhando pela lente da imprensa e dos principais formadores de opinião no seu setor.

Guia do benchmarking competitivo em Comunicação: compare o impacto dos seus principais concorrentes

Justifique investimentos

Por fim, aproveite dados de audiência na hora de defender investimentos na área de Comunicação perante os boards executivos. 

Por exemplo, ao estruturar um projeto específico, traga relatórios históricos e também projeções de alcance e impactos, demonstrando o quanto o orçamento a ser alocado poderá trazer de retorno.

Você também poderá fazer valoração, verificando quanto a empresa gastaria para ter um determinado alcance se precisasse investir em conteúdo patrocinado. 

Como a Cortex te ajuda a aproveitar dados de audiência?

Aqui na Cortex, nos orgulhamos de fornecer a melhor tecnologia para gestores, estrategistas e analistas de Comunicação. Nossa plataforma de PR Intelligence é utilizada pelas companhias mais bem-sucedidas em termos reputacionais no Brasil e na América Latina.

Recentemente, fizemos um update no sistema refinando como dados de audiência podem ser coletados, processados, analisados e aproveitados. 

A partir de nossa experiência mercadológica e incrementando a solução com Inteligência Artificial. Isso nos permitiu entregar muito mais acuracidade na aferição de impactos de menções de marca em diferentes meios de comunicação. 

Dessa forma, conseguimos fornecer insights valiosos sobre a audiência, possibilitando análises certeiras, projeções e insights que facilitam decisões informadas para a otimização de estratégias comunicacionais.

Nossa solução entrega painéis detalhados com dados e métricas de audiência que, combinados a outras variáveis, elevam o poder analítico dos profissionais. Além disso, é a única do mercado que permite aferir alcance para 99,6% dos veículos para 8 tipos de mídia, em nível nacional e regional, com melhor a precisão estatística possível.

Em síntese, nossa solução de PR Intelligence é a melhor porque:

  • temos uma estrutura de dados robusta com Inteligência Artificial  que permite enriquecimento em escala para todos os nossos clientes;
  • fazemos atualizações de dados frequentes para a melhor precisão do consumo de mídia;
  • proporcionamos maior acurácia no alcance de notícias do meio digital, com tráfego diário e variação mensal;
  • facilitamos a valoração com equivalência a impressões, logo conseguimos ter valoração para uma abrangência maior de veículos;
  • alcançamos 8 tipos de mídia (online, rádio, tv, impresso e redes sociais), em nível nacional e regional;
  • fornecemos valoração qualificada, levando em consideração a relevância e o espaço do veículo.

Dados de audiência são indispensáveis na sua estratégia de Comunicação 

Eles são informações coletadas sobre indivíduos ou grupos de pessoas, como dados demográficos, interesses, comportamentos e preferências. Ajudam as empresas a entender melhor seu público-alvo, permitindo que criem diferenciais comunicativos, especialmente investindo em personalização e diálogos de maior proximidade. 

Em suma, ao analisar dados de audiência, é possível tomar decisões informadas, otimizar estratégias e entregar experiências de marca relevantes para as pessoas certas na hora certa.


Sobre a Cortex

A Cortex é líder em IA aplicada a negócios e Inteligência de Go-To-Market. Caso queira saber como usar IA em mensuração e analytics de mídia, além de monitorar a reputação corporativa de forma integrada, conheça nossa solução de PR Intelligence.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados