Você sabe para que serve o Data Mining? A prática também é conhecida como mineração de dados, em tradução livre, e consiste na procura de padrões relevantes e sólidos em um grande volume de dados.
Dentre os vários benefícios da tecnologia para empresas e estratégias de mercado, o Data Mining é uma técnica presente em organizações que querem entender profundamente o seu consumidor e se tornarem mais competitivas, consequentemente, deixando os concorrentes para trás.
Assim, esse entendimento global do mercado e a assimilação do perfil comportamental dos clientes são um diferencial para qualquer companhia que deseja se destacar na era dos dados. O impacto nas vendas, por exemplo, é bastante significativo.
Quer entender para que serve o Data Mining e como usá-lo para melhorar sua receita? Então, continue lendo até o fim!
O Data Mining é um processo usado pelas empresas para encontrar informações úteis em meio a dados brutos.
Dessa forma, por meio de ferramentas e softwares usados na procura de padrões em lotes, as empresas podem aprender mais sobre seus clientes. Com isso, é possível desenvolver estratégias de marketing assertivas, aumentar as vendas e diminuir os custos.
A mineração de dados depende da captação, do armazenamento e do processamento de dados de forma eficaz. Esses processos envolvem conhecer bem o seu público e coletar as informações relevantes para suas ações.
Portanto, vejamos no tópico seguinte como ocorrem, na prática, as operações de Data Mining no dia a dia empresarial.
São 5 as etapas do Data Mining no universo corporativo. Abaixo, listamos o passo a passo de seu funcionamento em uma organização:
De forma geral, a mineração de dados pode potencializar o trabalho em várias áreas da empresa. Não apenas o time de vendas ou alguma equipe específica, mas toda a operação pode sair ganhando. Dessa forma, alguns exemplos de vantagens são:
O planejamento estratégico é um processo crítico em todas as organizações.
Na prática, o Data Mining entra em cena para fornecer aos gestores previsões confiáveis com base nas tendências passadas e nas condições atuais.
Uma grande loja de departamentos, por exemplo, pode usar a mineração de dados na criação de modelos que preveem a demanda para cada categoria de produto em respectiva loja, e direcionar o inventário apropriado para atender com eficiência às necessidades dos clientes.
Essa é uma das muitas maneiras de o Data Mining auxiliar em práticas de customer intelligence, pois a prática é fundamental para o time de vendas encontrar a sonhada previsibilidade de comportamento dos clientes.
Dessa forma, a partir de dados coletados sobre os hábitos do consumidor, suas interações, preferências e tendências de compra, é possível:
Esses são só alguns exemplos do que é possível fazer, quando a empresa e o time de vendas olham para o valor dos dados coletados sobre o seu público, cliente e mercado.
Quando falamos em vantagens competitivas para as empresas, a primeira dúvida que surge é:
Será possível economizar com essa nova estratégia? Afinal, todo gestor quer encontrar soluções para faturar mais e otimizar o orçamento.
A mineração de dados permite o uso e alocação de recursos eficientes. No ponto de vista do time de vendas, a prática permite levantar dados mais pertinentes sobre o perfil do seu consumidor, seus hábitos de compra e outros aspectos da interação desse público com a marca. Assim, é possível fazer uma segmentação do público.
Tendo um perfil comportamental bem assinalado de cada cliente em específico, é possível, por exemplo, oferecer o produto certo na hora certa. Os esforços de venda ganham em eficácia e, consequentemente, em diminuição dos custos.
Essa redução de gastos pode ser vista também por meio da melhoria nos índices de retenção de clientes. Afinal, pesquisas afirmam que é 7 vezes mais caro prospectar novos clientes do que manter os antigos.
Portanto, com base em dados, é possível direcionar a abordagem de vendas para o seu perfil de cliente ideal. Assim, o departamento Comercial da sua empresa economiza tempo, não precisando direcionar esforços para leads menos qualificados e que tenham menor probabilidade de fechar negócios.
As empresas implantam exemplos de Data Mining a partir de informações sobre o cliente para descobrir as principais características e diferenças entre eles. Até aqui, nenhuma novidade. Mas qual o impacto disso na percepção do consumidor?
Portanto, com essa prática, é possível criar personas e personalizar cada ponto de contato na melhoria da experiência geral de compra. O discurso, a linguagem, entre outros fatores da relação com o público, serão aprimorados com referências concretas.
Investir em uma plataforma de PaaS (Platform as a Service) de inteligência de vendas sofisticada e eficiente é o passo principal para tornar sua empresa data driven e usar a mineração de dados a seu favor!
A Cortex pode te ajudar a coletar, enriquecer e analisar os dados para entender melhor sobre o seu mercado e tomar decisões assertivas.
Portanto, se quiser saber mais sobre como a Cortex pode ajudar seu negócio, converse com um de nossos especialistas.
Gostou do post? Viu a importância de aprender para que serve Data Mining? Aproveite para continuar acompanhando os conteúdos do nosso blog sobre análise de dados e vendas em tempos de transformação digital!