Cibersegurança: como apoiar este mercado a vender melhor
O mercado brasileiro de cibersegurança é altamente fragmentado, com concorrência acirrada.
Há um crescente número de players disputando as tendências de digitalização no país, que é líder na América Latina.
Dentro disso, as maiores companhias têm, nos últimos anos, firmado parcerias e aquisições estratégicas para fortalecer portfólio e driblar a baixa disponibilidade de mão de obra qualificada.
Diante dessa realidade, como seguir crescendo em vendas e expansão mercadológica?
É o que vamos te mostrar aqui, detalhando:
- como está o mercado de segurança cibernética global;
- como o Brasil se posiciona nesse panorama;
- como vencer as dificuldades, prospectar e fechar mais negócios com inteligência;
- e muito mais.
Um panorama do mercado de cibersegurança
Em níveis globais, o mercado de cibersegurança deverá movimentar 182,84 bilhões de dólares em 2024.
Tal nível de expansão também será visto até 2029, quando o montante movimentado neste mercado chegará a US$ 314,28 bilhões — uma taxa anual de crescimento de 11,44%, segundo a Mordor Intelligence.
No Brasil, o valor total do mercado de soluções e serviços de proteção a sistemas e dados atingirá receita de 2,84 bilhões de dólares em 2024. E seguirá crescendo a um CAGR de 11,12% até 2028, período em que movimentará US$ 4,33 bilhões, estima a Statista.
No detalhe, o mercado de cibersegurança é impulsionado pela crescente necessidade das companhias de minimizar riscos de segurança da informação.
Ele é segmentado por tipo de segurança, como segurança de rede, de endpoint, de aplicativos em nuvem, gateway web seguro, entre outros. Além disso, por tamanho de empresas e nível de exposição delas a ataques e outras vulnerabilidades.
Tendências do mercado de segurança cibernética no Brasil
São várias as tendências que moldam o mercado brasileiro de segurança cibernética, conforme apontam os especialistas da Mordor Intelligence.
Internet das Coisas (IoT)
Entre elas, destaca-se o aumento do uso de dispositivos de Internet das Coisas (IoT), aumentando a vulnerabilidade de organizações e usuários comuns. "O número crescente de dispositivos conectados cria mais pontos finais para os invasores atingirem os ativos digitais de uma organização. Assim, os dispositivos e redes associadas requerem atenção especializada à segurança cibernética".
Ataques cibernéticos
Também o volume e a intensidade dos ataques cibernéticos aumentam a cada dia no Brasil.
Os invasores aproveitam os dispositivos IoT por meio de diferentes mídias e formas de acesso à rede. "Entre os 10 principais países, o Brasil garantiu a quinta posição, com 3,83% do total de dispositivos a partir dos quais foram realizados ciberataques".
Oportunidades de integração
Todo esse movimento têm exigido dos negócios medidas rigorosas para garantir proteção a seus sistemas e equipamentos, além de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
"A crescente integração em diversas indústrias exige medidas e soluções de cibersegurança à altura", alerta o relatório da Mordor Intelligence.
Como a solução de Inteligência de Vendas B2B da Cortex auxilia o mercado de cibersegurança a vender mais
A solução de Inteligência de Vendas B2B da Cortex é a melhor e mais poderosa existente na América Latina. E tem sido usada pelas empresas desenvolvedoras de software e serviços em cibersegurança mais bem-sucedidas.
Ela representa um upgrade estratégico para departamentos comerciais, pois entrega:
- Modelos matemáticos exclusivos para estimativa de porte;
- Inteligência Artificial para espelhamento de perfil e cálculo de propensão de fechamento de negociação;
- Flexibilidade na seleção de parâmetros para filtrar e encontrar decisores;
- Possibilidade de filtros por CEP/bairro/cidade/estado/região/país;
- Mais de 17 mil fontes de dados sempre atualizados;
- Mais de 193 milhões de empresas devidamente mapeadas e com informações sempre atuais;
- Mais de 200 variáveis próprias exclusivas.
Principais funcionalidades e recursos da solução da Cortex que ajudam a localizar leads qualificados
Extrapolação da carteira de clientes
A partir dos dados dos clientes já conquistados, a solução da Cortex refina ainda mais a identificação de prospects com características ideais. Logo, recomenda o mercado endereçável e agiliza os processos de prospecção.
Essa facilidade potencializa a produtividade dos vendedores e analistas de Marketing e Inteligência de Mercado.
Propensão de negócios
Baseado na Inteligência Artificial, o sistema da Cortex simula cenários e faz prognósticos de fechamento de negócios com máxima precisão. Com isso, fornece sugestões de prospects com potencial, sinalizando clientes prioritários e prevendo a receita com mais assertividade a partir do cálculo sistemático de:
- produto/serviço recomendado para cada lead;
- probabilidade de conversão;
- valor ($) provável do lead.
Esse é um amparo preditivo que eleva significativamente o nível estratégico da operação comercial. Além disso, dá aos gestores insumos para decisões acertadas e em tempo hábil.
Exportação de contatos profissionais B2B
Com a plataforma da Cortex, descobrir o contato exato dos tomadores de decisão em empresas de todo o país deixa de ser um trabalho de pesquisas na internet.
A base de dados gigantesca, sempre higienizada e enriquecida, garante que as informações dos decisores estão sempre atualizadas e completas.
Dessa forma, o time comercial não perde tempo tentando driblar os gatekeepers; eles falam diretamente com quem tem poder de negociação e fechamento de contrato.
Exportação de dados sobre as empresas
Em poucos cliques, o sistema dá acesso às informações detalhadas de quem se deseja prospectar. Em seguida, esses dados podem ser baixados e incorporados aos controles utilizados pelos profissionais que estão no exercício de prospecção, o que agiliza muito o dia a dia.
Com esse nível de automatização, encontrar os clientes ideais se torna uma atividade ainda mais ágil e eficiente.
Integração com CRM e fontes de dados internos com API
Tecnicamente falando, é muito fácil integrar os dados obtidos na Cortex aos sistemas internos por meio de uma interface de programação de aplicações (API).
Dessa forma, acompanhar os resultados em tempo real e obter insights a partir de painéis flexíveis e fáceis de interpretar é uma questão de poucos cliques.
→ Veja este case de sucesso:
Com inteligência comercial, companhias de cibersegurança podem vender mais e melhor
Em um mercado de dimensões continentais como o Brasil, os desafios enfrentados pelos produtores de ferramentas e serviços de cibersegurança são grandes.
Por isso, para aproveitar as oportunidades, essas companhias devem investir na inteligência de dados de seus departamentos de vendas. Só assim, conseguem obter insights detalhados, incluindo tendências emergentes, demandas de mercado, comportamento dos concorrentes e preferências dos clientes.
Esse movimento estratégico permite um melhor entendimento do ambiente competitivo. Por exemplo, a partir da análise de dados demográficos, comportamentais e de compra.
Com a solução de Inteligência de Vendas B2B da Cortex, os maiores players têm direcionado seus esforços para os leads mais promissores, economizando tempo e recursos.
No detalhe, gestores e membros dos departamentos comerciais conseguem personalizar suas abordagens e mensagens de vendas para cada lead. Dessa forma, aumentam a relevância das comunicações e melhoram as chances de sucesso na conversão.
Inclusive conseguem identificar oportunidades de Upselling e Cross-Selling entre seus clientes existentes. Isso a partir da análise do histórico de compras e do comportamento do cliente, que revelam oportunidades de sugerir ofertas complementares ou upgrades que atendam necessidades específicas.
Você atua no mercado de cibersegurança? O que achou das nossas dicas para potencializar resultados de negócios?
Sobre a Cortex
A Cortex é a empresa líder em IA aplicada a negócios e Inteligência de Go-To-Market. Caso queira saber como otimizar o processo comercial das empresas, ajudando-as a encontrar formas mais eficientes de chegar a seus clientes e fechar negócios, conheça nossa solução.
Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex!