Gestores e analistas de Comunicação e Relações Públicas enfrentam muitos desafios atualmente. Dentre eles está como criar um report integrado de reputação que atenda aos anseios analíticos da alta hierarquia.
Esses profissionais precisam demonstrar com dados a tangibilidade dos resultados que ajudam o negócio a atingir. Isso especialmente em termos de receitas geradas ou economizadas com a confiabilidade que ajudam a consolidar no mercado.
Vamos ver alguns caminhos que podem facilitar esse processo? Continue lendo, pois aqui você vai ver:
Confira!
Consolidar demonstrativos de ações e estratégias em parâmetros analíticos integrados costuma ser bastante desafiador para Comunicação e RP.
Isso porque essas áreas lidam cotidianamente com muitos públicos e, portanto, emitem e captam dados vindos de diferentes fontes.
Nem sempre esses departamentos são os detentores primários das informações. Eles precisam recorrer a Marketing e Vendas para coletar insumos informacionais de iniciativas de social listening, por exemplo.
Ao mesmo tempo, os profissionais envolvidos são cada vez mais demandados a apresentar insights fundamentados e que facilitem a tomada de decisões estratégicas.
Basicamente, precisam reunir informações qualitativas e quantitativas em uma linguagem à altura do esperado pelos executivos C-Level.
Só assim conseguem obter e demonstrar:
É diante disso que a integração de indicadores se torna fundamental. Ela facilita decisões da alta hierarquia - entre outras frentes, possibilitando a avaliação de performance, auxiliando na análise de tendências, apoiando a melhoria contínua, estimulando a atuação proativa e dando transparência.
→ Dê o play no vídeo a seguir e entenda por que os boards executivos esperam uma atuação altamente analítica dos profissionais de Comunicação:
Para te mostrar com ainda mais clareza as características de um report integrado, vamos tomar como exemplo um demonstrativo de monitoramento de mídias, especialmente considerando que essa é uma atividade muito importante na gestão do legado reputacional de uma companhia.
Neste caso, Comunicação e RP normalmente precisam demonstrar como está a exposição da marca.
Isso de maneira qualificada — por sentimento e protagonismo —, tangibilizando ações empreendidas para garantir visibilidade e reconhecimento dos stakeholders.
Dentro dessa missão, um report integrado normalmente é elaborado a partir de análises:
Em termos bem práticos
Esse tipo de relatório deve fornecer uma visão unificada dos diferentes públicos — imprensa, influenciadores, líderes de opinião e usuários comuns de redes sociais.
Ademais, ele tem que ser baseado em metodologias avançadas. Por exemplo, na análise de comportamento dos algoritmos de diferentes plataformas do ecossistema midiático.
Além, é claro, de fornecer evidências em tempo real — possibilitando identificar eventuais focos de crise, suas origens e tendências nos diferentes interlocutores do negócio e nas mídias, entre outras frentes.
Por fim, um report integrado é aquele que proporciona autonomia e agilidade analítica para a tomada de decisão. Isso dos próprios times de Comunicação e RP, em primeira instância e, consequentemente, dos boards executivos.
Confira, na tabela a seguir, um resumo dos sete princípios fundamentais do framework de relatórios integrados desenvolvido pelo International Integrated Reporting Council (IIRC):
PRINCÍPIO |
DESCRIÇÃO |
Foco estratégico e direcionamento futuro |
Abordar como as estratégias contribuem para sua capacidade de geração de valor no curto, médio e longo prazo, enfatizando a visão e os objetivos futuros. |
Conectividade da informação |
Refletir uma visão holística da organização, mostrando a interdependência entre os diversos fatores que influenciam sua capacidade de criar valor. |
Relações com stakeholders |
Descrever a natureza e a qualidade das relações que a organização mantém com suas partes interessadas, e como essas relações impactam na capacidade de gerar valor. |
Materialidade |
Identificar os assuntos que têm impacto significativo na capacidade de gerar valor, assegurando que o foco esteja nas questões mais críticas. |
Confiabilidade e completude |
Garantir abrangência de todos os assuntos relevantes, tanto positivos quanto negativos; e assegurar a integridade das informações. |
Concisão |
Tornar conciso e ao ponto, evitando informações supérfluas para não sobrecarregar o destinatário, mantendo a relevância e o foco. |
Coerência e comparabilidade |
Assegurar que as informações sejam apresentadas de forma coerente ao longo do tempo e de maneira que permita a comparação com outras organizações. |
Confira, a seguir, alguns indicativos práticos de como criar um report integrado de reputação para ser apresentado à alta hierarquia da sua empresa.
Use tecnologia avançada para obter a real dimensão de como a imprensa e as redes sociais estão falando da sua empresa. Além disso, observe como a concorrência está performando na mídia profissional e no debate coletivo online.
Monitore como cada pilar estratégico, veículo midiático, influenciador ou líder de opinião impacta a imagem da sua companhia. Faça isso tendo métricas e indicadores que realmente amparam análises profundas e demonstram resultados concretos.
Defina parâmetros e busque informações atualizadas para ver o que concorrentes e pares da sua empresa estão fazendo em termos comunicacionais. Dessa forma, seus relatórios terão ainda mais amplitude.
Veja como cada iniciativa da área performa tendo o planejamento estratégico como eixo fundamental. Aproveite as descobertas para defender investimentos e apresentar os retornos obtidos com eles.
Crie relatórios prescritivos monitorando as tendências midiáticas, sociais e de opinião pública.
Além disso, decifre a movimentação das bolhas de informação e ideologia que podem impactar negativamente a empresa — ou revelar oportunidades de ampliação do diálogo.
Garanta objetividade e fácil entendimento classificando as informações por ordem de importância. Para isso, tenha em mente o que é relevante para quem vai receber o relatório.
É importante tomar o cuidado de evitar que seu report seja meramente um compilado de texto e dados estatísticos. Faça isso tornando-o visualmente agradável aos destinatários — inclusive para que as mensagens sejam melhor compreendidas e assimiladas.
Uma boa dica é usar o método Data Storytelling que facilita a estruturação de dados numéricos em forma de infográficos e anedotas. Ou seja, a transformação de dados “duros” em histórias/narrativas de fácil compreensão.
→ Veja como a plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação, da Cortex, vem ajudando os times de Comunicação e RP a gerir a imagem corporativa e criar reports para os boards executivos:
Uma das principais dificuldades das empresas em ter um report integrado de reputação é que os dados são fragmentados, ou seja, para monitorar diferentes públicos, são usadas diferentes ferramentas e métricas que não conversam. Provavelmente essa é uma dor da sua empresa também.
Assim, com visões distintas de reputação (imprensa e público geral) não há entendimento da real situação da empresa. E, muitas vezes, para se ter uma visão única, é preciso ter um trabalho manual e, normalmente, sem ter uma metodologia por trás.
Para resolver esses desafios específicos, a Cortex lançou a Reputação Integrada, que traz uma visão unificada da reputação da sua empresa na imprensa, líderes de opinião e público geral, nas principais mídias — tradicionais e sociais.
Com a Reputação Integrada é possível ter:
Lembre-se de que a chave está na capacidade de integrar dados de diversas fontes e apresentá-los de forma clara e objetiva - e, acima de tudo, demonstrar como essas informações podem ser aplicadas para impulsionar a confiabilidade e o sucesso da empresa no mercado.
É preciso, portanto, utilizar tecnologia avançada e exercitar o poder analítico para monitorar a exposição da marca em tempo real, fazer benchmarking competitivo e mensurar resultados da forma mais tangível possível.
Do contrário, não tem como criar um report integrado de reputação que, de fato, atenda aos anseios da alta hierarquia.
Sobre a Cortex
A Cortex é líder em IA aplicada a negócios e Inteligência de Go-To-Market. Caso queira saber como usar IA em mensuração e analytics de mídia, além de monitorar a reputação corporativa de forma integrada, conheça nossa solução de PR Intelligence.
Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.