Ano após ano, as empresas brasileiras têm se esforçado para estar entre as que mais acumulam valor reputacional. O que faz com que a corrida pelos rankings de reputação se torne mais acirrada.
Pensamos nisso, resolvemos trazer aqui no blog uma reflexão aprofundada sobre os rankings de reputação. Nos tópicos que seguem, você vai ver:
Acompanhe!
Listas classificatórias do desempenho reputacional, os rankings de reputação são importantes termômetros de como o ecossistema empresarial está sendo visto pela sociedade. Eles demonstram quais organizações estão no topo da confiabilidade, além de estimular o desenvolvimento de ações estratégicas neste sentido.
Normalmente, eles são publicados a partir de uma extensa avaliação realizada por consultorias especializadas. Isso seguindo uma série de critérios que fazem com que os esforços de gestão de imagem sejam mensurados de maneira clara e objetiva.
Também é correto afirmar que os rankings de reputação evidenciam a competitividade das empresas em matéria de confiabilidade. Afinal, é preciso se destacar da concorrência assumindo uma posição privilegiada na opinião pública para estar entre as companhias mais bem-vistas do mercado.
Na prática, quando uma marca é classificada entre as mais destacadas em rankings de reputação, ela obtém uma série de benefícios para seu próprio legado reputacional. Entre eles, destacam-se:
Quanto aos rankings de reputação pelos quais vale a pena lutar, eles não são muitos. Confira, a seguir, um detalhamento sobre cada um deles.
Iniciativa do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), uma instituição sediada em Madrid, na Espanha, o Ranking Merco é divulgado desde 2000, e contempla o Brasil desde 2013.
A Merco produz um relatório anual onde são listados líderes e empresas com melhor imagem na América Latina, além de Espanha, Portugal e Itália. Além disso, faz um comparativo regional e global.
Para chegar ao ranking, a organização consulta 16 fontes de informação e tem a supervisão de resultados feita pela KPMG com base na norma ISAE 3000.
Criado pela Mega Brasil Comunicação, o Prêmio Top Mega Brasil elege as agências e os executivos de comunicação corporativa mais admirados do país. Tanto da iniciativa privada quanto da pública.
Basicamente, profissionais do setor (comunicadores organizacionais, jornalistas e áreas) indicam até dez nomes de livre escolha de executivos e de agências de comunicação. Em seguida, os mais votados são apresentados e, deles, são eleitos os que compõem o TOP 10 Brasil e o TOP 5 das cinco regiões.
Iniciativa da RepTrak Company, a empresa líder mundial em dados e insights de reputação, o Global RepTrak é o ranking baseado em como as pessoas sentem, pensam e agem em relação às companhias.
Nele, são classificadas as 100 marcas mais respeitáveis globalmente. Para tal, são analisados milhões de dados organizados em sete dimensões da reputação: Produtos e Serviços, Inovação, Ambiente de Trabalho, Governança, Cidadania, Liderança e Performance Financeira.
A consultoria alemã Statista é conhecida por publicar periodicamente as mais variadas listas classificatórias, entre elas a das empresas mais bem avaliadas em termos reputacionais.
Com abrangência global, a Statista movimenta mensalmente mais de um milhão de estatísticas de cerca de 23 mil fontes em 170 setores da economia. Com isso, consegue avaliar variados aspectos, o que inclui o valor reputacional das empresas em comparação com o mercado em geral.
Normalmente, os rankings de reputação publicados pela Statista são comercializados e servem como fonte de análise para investidores, jornalistas e outros executivos interessados.
A Brand Finance é uma consultoria independente encarregada de avaliar marcas ao redor do mundo. Sediada em Londres, está presente em mais de 20 países, incluindo o Brasil onde publica anualmente o ranking das 100 empresas com melhor imagem.
Para tal, a companhia se baseia em seu próprio o índice de força de marca (brand strength index – BSI), “essencialmente um Balanced Scorecard modificado, dividido entre os três pilares centrais da cadeia de valor da marca: investimentos, Brand Equity e desempenho”.
O ranking anual da Interbrand classifica as marcas mais valiosas do mundo a partir de três indicadores: o desempenho financeiro dos produtos ou serviços, o papel da marca no processo de decisão de compra e a força da marca.
Os relatórios dessa classificação podem ser analisados no nível de categoria, que inclui aspectos como publicidade e satisfação do cliente, entre outros. Além disso, também são feitas avaliações por indústria ou segmento de mercado, o que torna o ranking bastante rico do ponto de vista analítico.
Para sua empresa galgar a classificação nos rankings de reputação, o primeiro passo é assumir a gestão reputacional como uma estratégia. Para tal, é fundamental que o time de Comunicação seja responsável por definir metas a serem alcançadas e executar ações metodicamente estudadas.
Essa iniciativa deve estar ancorada em inteligência de dados, ou seja, no uso tático de ferramentas tecnológicas e também nas habilidades analíticas dos profissionais. Dessa forma, é possível usar volumes exponenciais de ativos de informação, de fontes internas e externas, para tomar decisões bem-informadas e em tempo hábil.
Tudo isso, é claro, tendo em vista que a empresa de fato esteja comprometida a entregar qualidade em seus produtos e serviços, mas também envolvida com o que a sociedade valoriza em termos de sustentabilidade, impacto na comunidade, ética e governança.
A Cortex tem contribuído para os avanços reputacionais de muitas empresas que trabalham estratégias de Comunicação, Marketing e Relações Públicas considerando o valor da reputação em um mercado cada vez mais competitivo.
Tanto que muitos de nossos clientes já figuram entre as marcas mais bem avaliadas, pois uniram tecnologia e esforço analítico com ímpeto de inovação — alguns vem crescendo ano a ano no Ranking Merco, por exemplo.
Fazemos isso fornecendo a plataforma mais reconhecida da América Latina, com a qual é possível fazer gestão de reputação de maneira completa. Além disso, também assessoramos nossos clientes para que eles possam explorar ao máximo os recursos do sistema.
Com a solução da Cortex, é possível:
Os rankings de reputação ganham importância à medida que o legado reputacional impacta no valor mercadológico das empresas. O que vem acontecendo com cada dia mais força, tanto para as marcas de capital aberto quanto para as demais.
Entre os mais importantes destacam-se Ranking Merco e Prêmio Top Mega Brasil, em nível nacional; e Statista, Brand Finance e Interbrand, de abrangência global.
Se por um lado eles são bastante desafiadores, por outro estimulam os esforços dos profissionais das áreas de Comunicação, Relações Públicas e Marketing, entre outras responsáveis pela imagem das marcas.
Eles precisam do compromisso da alta hierarquia da empresa com a gestão reputacional, o que compreende investimentos em tecnologia e no desenvolvimento de habilidades analíticas dos profissionais envolvidos.
Sua empresa já está preparada para disputar os rankings de reputação nacionais e internacionais?
Sobre a Cortex
A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.
Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.