7 tendências de inteligência de mercado para 2020

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Tempo de leitura: 4 minutos
Você vai ler sobre:

  • Por que a descentralização é uma das principais tendências de inteligência de mercado para 2020
  • As tecnologias que estarão (ainda mais) em alta
  • O perfil profissional que será valorizado neste ano

Com um novo ano se iniciando, é o momento de as empresas darem o pontapé no planejamento que guiará suas estratégias ao longo dos próximos doze meses. E conhecer o que estará em alta no seu mercado é fundamental para se obter os resultados projetados. 

Por isso, preparamos um post com 7 tendências de inteligência de mercado para 2020, que vai deixar você por dentro de tudo que será mais relevante para a área.

Quais são as tendências de inteligência de mercado para 2020

1. Inteligência na ponta do negócio

Em 2020, a descentralização da gestão de dados será ainda mais forte nas organizações. Isso porque, com os mercados mais competitivos, a velocidade de ação se tornou um fator determinante para o sucesso das empresas. E é justamente o que se ganha quando as áreas de negócio passam a ter sua própria inteligência de dados.

Diferentemente do que acontece em companhias que centralizam essa função num único departamento, no modelo descentralizado os profissionais de inteligência atuam na ponta do negócio

Dessa forma, ganham a autonomia e flexibilidade necessárias para modelar suas soluções de analytics, considerando as dores e objetivos da área. No fim, produzem análises mais assertivas, orientando ações no curto prazo.

LEIA MAIS: Inteligência de dados: 5 vantagens da descentralização

tendências de inteligência de mercado  para 2020

2. Storytelling ganha mais força 

Num mundo em que somos diariamente inundados com uma avalanche de informações, os dados sozinhos tendem a ter pouco ou nenhum impacto. Contextualizá-los é fundamental. E será, certamente, uma das tendências de inteligência de mercado para 2020.

Uma pesquisa conduzida pelo professor da Universidade de Standford Chip Heath ilustra perfeitamente o porquê desse movimento. 

Em seu experimento, ele constatou que 63% das pessoas se lembrarão de histórias ditas durante uma palestra, enquanto somente 5% vão se recordar de pelo menos uma estatística apresentada

O que os resultados acima indicam? Antes de mais nada, que histórias têm forte apelo. E, claro, que números não se sustentam sozinhos. Por isso o contexto é tão importante.

Assim, a demanda por profissionais com domínio das técnicas de storytelling será ainda maior neste e nos próximos anos. Em resumo, contextualizar a dor dos clientes internos, traduzindo resultados a partir disso, é um dos principais atributos para se destacar no mercado.

3. Orientação ao crescimento

Outra forte tendência de inteligência de mercado para 2020 é a orientação ao crescimento. Isso significa entregar resultados concretos, que ajudem as áreas de negócio a mexer ponteiros de lucratividade na empresa. 

Grandes empresas têm feito isso a partir do Growth Intelligence. O conceito, que em razão dos seus benefícios, vem se expandindo em grande velocidade nas organizações, significa a aplicação de Big Data e ciência de dados para gerar crescimento em Marketing e Vendas.

Dessa forma, áreas de negócio traduzem inteligência em resultados e crescimento de verdade. 

LEIA MAIS: Inteligência competitiva: por que ela deve ser orientada ao crescimento

edital de licitação

4. Automatização da coleta de dados externos

Cada vez mais, os dados internos não são suficientes para traduzir a complexidade do mundo de negócios. 

Coletar, de forma automática, dados externos também é essencial para fazer uma boa análise de inteligência de mercado. E o melhor é que hoje já existem tecnologias disponíveis para isso.

Com soluções de Big Data, por exemplo, é possível construir feeds automatizados para captura de informações de mercado que são importantes para os objetivos estratégicos de uma companhia. Mais uma das relevantes tendências de inteligência de mercado para 2020.

5. Big Data

Grandes tecnologias que estão revolucionando o mundo continuarão ditando as regras em 2020. A necessidade de ser data-driven já tem feito o uso do Big Data algo imperativo nas organizações, especialmente nas áreas de inteligência de mercado. 

Segundo a Entrepreneur, por exemplo, empresas que utilizam a tecnologia observaram um crescimento de 8% a 10% em seus lucros. Isso explica por que, de acordo com a Forbes, sua adoção saltou de 17% em 2015 para 59% em 2018. 

Este ano, espera-se que cresça ainda mais. Afinal, o impacto dessa inovação na inteligência de mercado é maior a cada ano. Tanto para o acompanhamento de indicadores internos quanto para monitoramento do mercado e concorrentes em tempo real. 

LEIA MAIS: Big Data nas empresas: como obter resultados concretos com a tecnologia

6. Análises preditivas

Com a maior volatilidade dos mercados, antecipar o futuro pode ser, para as empresas, a garantia de uma maior competitividade perante seus principais concorrentes.

Por isso, as análises preditivas, que se baseiam em dados históricos para prever resultados, compõem mais uma das tendências de inteligência de mercado para 2020

Essa tem sido uma demanda cada vez mais urgente nas organizações em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. A partir da aplicação de ciência de dados, essas análises podem apoiar decisões em áreas como Vendas, Marketing, entre outras. 

Não por acaso, deverá ocupar um espaço no mercado global de aproximadamente US$ 10 bilhões em 2022.

7. Cultura ágil

Surgida a partir de um manifesto lançado em 2001, a cultura ágil permanece como tendência em 2020. Por que isso acontece? Bem, o fato é que sua adoção nas empresas é relativamente recente. Para se ter ideia, 67% das organizações que utilizam o agile em seus projetos o fazem há menos de 5 anos, segundo o relatório State of Agile 2019.

Mas por conta das vantagens que é capaz de promover em termos de produtividade, a cultura ágil vem se tornando cada vez mais comum em companhias de todos os portes e setores.

Esse cenário impõe aos profissionais de inteligência a necessidade de se atualizar a essa metodologia. Assim, em 2020 tendem a se destacar aqueles que consigam dominar técnicas e processos do agile, realizando entregas de valor em prazos curtos.

LEIA MAIS: A modernização da inteligência de negócios com a cultura ágil

Resumindo…

Por sua natureza estratégica, a inteligência de mercado é uma das áreas que deverá liderar a adoção de novas tecnologias em 2020. A descentralização da gestão de dados é um movimento fundamental para viabilizar isso. 

Da mesma forma, espera-se que profissionais de IM sejam capazes de dominar técnicas de storytelling, trabalhando dentro do mindset ágil.

Todas essas projeções revelam a importância de as empresas investirem no uso de dados para apoiar a inteligência na ponta do negócio. Quanto antes se anteciparem às tendências do mercado, maiores as chances de conquistarem resultados concretos em favor do seu crescimento.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.

tendências de inteligência de mercado para 2020



Artigos Relacionados