O que é análise de dados? Saiba tudo sobre o tema!

O que é análise de dados? Saiba tudo sobre o tema!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você sabe o que é análise de dados? Em termos bem gerais, a prática consiste no processo de transformação de dados em informações úteis aos mais diversos propósitos de negócios. 

Um dos objetivos mais comuns para a realização dessa tarefa é a melhora da performance das empresas no mercado em tempos de transformação digital. 

Os dados são o novo petróleo. Você já deve ter ouvido essa frase, mas o que ela quer dizer? Simples! Na era dos dados, realizar análises é a estratégia mais poderosa dentro de uma companhia, capaz de revolucionar a sua tomada de decisão. 

Isso justifica o fato de que empresas orientadas por dados podem crescer mais de 30% ao ano, segundo um relatório da Forrester.

Quer aprender o que é análise de dados de maneira mais aprofundada? Então continue a leitura!

O que é análise de dados?

A análise de dados é um procedimento que visa transformar números e informações em insights para a tomada de decisão. Apesar de ser usada em diferentes áreas, é no universo corporativo que a técnica ganha destaque.

Com a transformação digital e a internet, as empresas passaram a trabalhar com um grande volume de dados, como contratos, informações financeiras dos clientes, perfil de compra dos consumidores, estratégias de mercado e indicadores de desempenho.

O processo, então, surge como o responsável por transformar um banco de dados muito volumoso e desestruturado, característico do Big Data, em oportunidades reais. Ou seja, fazer com que relatórios e números possam ser usados a favor do desenvolvimento empresarial.

Quais são os tipos de análise de dados?

Coletar as informações é apenas a primeira etapa do processo, sendo necessário usar boas táticas para aproveitar todo o potencial que elas têm.

Portanto, é interessante que você conheça um pouco mais sobre os tipos de análise de dados. Confira!

Análise preditiva

A análise preditiva utiliza fatos do passado para visualizar e prever eventos futuros. Exatamente por isso, é uma das técnicas mais demandadas no dia a dia das empresas, ajudando-as a se protegerem dos riscos e a aproveitarem melhor as oportunidades.

Para colocá-la em prática, é necessário coletar dados das mais diversas fontes para cruzamento de informações que vão enriquecer a análise e trazer insights preditivos e inteligentes. 

Análise prescritiva

A análise prescritiva pode ser confundida com a preditiva, mas, apesar das semelhanças, seu objetivo é diferente: ela não foca em prever o futuro, mas, sim, em determinar as consequências das decisões tomadas.

Sua ideia central, portanto, é identificar as melhores estratégias, de acordo com os padrões existentes. Desse modo, por meio de decisões mais assertivas, ela contribui para a melhoria do desempenho empresarial.

Análise descritiva

A análise descritiva faz uma mineração dos dados em tempo real, visando encontrar respostas rápidas e seguras para as diversas questões existentes no dia a dia de uma empresa.

Perceba que o estudo é feito para embasar decisões no presente, e não no futuro. 

Análise diagnóstica

A análise diagnóstica tem como objetivo fazer uma verificação mais ampla e geral sobre determinada situação. 

Assim, enquanto a descritiva cuida da análise de crédito, ela foca em traçar um perfil de comportamento do consumidor e melhorar suas ações de marketing e vendas, por exemplo.

Em outras palavras, esse procedimento usa os dados para ajudar no planejamento empresarial, já que os diagnósticos feitos mostram padrões e informações gerais.

Análise Preditiva: um guia para entender e aplicar o conceito

Como funciona a análise de dados?

Conforme ficou demonstrado, entender o que é análise de dados e utilizá-la são processos de extrema importância para as empresas. 

Afinal, essa prática é a responsável pelo aproveitamento de todo o potencial das informações que uma companhia tem, transformando-as em chances reais de crescimento.

Ainda assim, muitos gestores têm dúvidas sobre o uso do Big Data para negócios. Veja, abaixo, as etapas que devem ser seguidas durante suas análises!

img interna - O que é análise de dados_ Saiba tudo sobre o tema!

Qual é a finalidade da análise de dados automatizada?

Mas, afinal, para que serve a análise de dados? Como você viu, um negócio, por menor que seja, gera muitas informações, e elas precisam ser analisadas por ferramentas específicas em uma prática automatizada chamada Big Data Analytics.

Explorar todas as informações é uma atividade complexa e que, obviamente, não pode ser feita de maneira manual — a menos que você esteja disposto a perder muito tempo do seu dia com essa tarefa. É aí que entra a automação da análise de dados!

Essa técnica permite que empresários e gestores tenham acesso aos dados e consigam extrair informações relevantes. Sua função, portanto, é identificar riscos e oportunidades de negócio e facilitar as tomadas de decisão.

Tudo isso de forma mais rápida e eficiente, sem a necessidade de desgastantes trabalhos manuais.

Quais os benefícios da análise e interpretação de dados?

É papel da gestão tomar decisões e conduzir a equipe no caminho correto. Entretanto, essas tarefas são complexas e exigem muita estratégia e planejamento.

Nesse contexto, a análise de dados entra em cena para definir quais direções seguir de acordo com o que é mais vantajoso para a empresa. Mas isso não é tudo. Veja mais alguns pontos que provam a sua relevância!

Visibilidade sobre o mercado

Para conquistar bons resultados, é preciso conhecer bem o mercado em que se atua ou deseja atuar. Saber mais sobre a concorrência, fornecedores, colaboradores e clientes é algo que não pode ficar em segundo plano.

É exatamente por isso que a análise de dados é essencial. Após uma pesquisa de mercado, o gestor tem acesso a informações e consegue trabalhá-las para executar um planejamento estratégico mais eficiente.

Compreensão das necessidades do cliente

O consumidor é a razão de existir de qualquer empresa, sendo imprescindível mantê-lo satisfeito. A melhor maneira de fazer isso é usando dados confiáveis e atualizados.

Durante a jornada do cliente, ele deixa muitas pistas sobre aquilo de que gosta e precisa. A análise de dados reúne essas informações e as transforma em oportunidades. Ou seja, você conhecerá melhor seus compradores e poderá fazer um atendimento personalizado.

Formação de um diferencial de mercado

Encontrar um diferencial de mercado é fundamental para a sobrevivência das empresas. No entanto, nem sempre isso é fácil de alcançar. 

Acontece que a análise de dados favorece a inteligência de mercado, tornando o negócio muito mais competitivo ao reunir dados sobre o setor e o cliente. Com esses insumos você poderá identificar gargalos e oportunidades e se tornar uma referência em sua área de atuação. 

Tomada de decisão: mais precisão e menos riscos

O maior benefício da análise de dados é, sem dúvidas, a tomada de decisão estratégica mais precisa. Afinal, com boas informações em mãos, é possível avaliar a situação de forma mais aprofundada, prevendo as consequências e escolhendo a direção mais favorável.

Redução de custos

Por conta da qualificação da tomada de decisão, a análise de dados também acaba ajudando a reduzir custos.

Em síntese, quanto mais planejada e analítica é a ação empresarial, menor será o desperdício de recursos. Ou seja, a organização consegue investir naquilo que realmente importa, reduzindo erros e despesas desnecessárias.

Melhor aproveitamento do capital humano

Quando o gestor toma as decisões corretas, consegue aproveitar melhor seu capital humano, usando todo o seu potencial a favor do desenvolvimento empresarial. Na prática, isso significa mais produtividade, engajamento e motivação.

Se você já entendeu o que é análise de dados e seus benefícios, talvez esteja se perguntando como fazê-la de forma eficiente. Veja 5 dicas a seguir!

5 dicas para fazer uma análise de dados eficiente

Selecionamos dicas e boas práticas que elevam a análise de dados ao seu mais alto nível e contribuem para resultados muito mais satisfatórios. Vamos a elas!

1. Defina o seu objetivo

Toda análise de dados é feita por um motivo. Assim, sua primeira providência é definir qual pergunta irá responder — ela deve ser clara, mensurável e relevante para a empresa.

Fazendo isso, você evita o desperdício de tempo e dinheiro e amplia a eficiência de suas decisões. Uma boa maneira de definir os objetivos é conversar com os colaboradores e observar os problemas e desafios enfrentados pela sua equipe.

2. Escolha as métricas que serão usadas

Trabalhar com métricas é a maneira mais eficaz de determinar os eventos que contribuem positivamente e negativamente para o crescimento da empresa.

Como o processo de análise de dados pode assumir diversas abordagens e revelar inúmeras informações, a definição de bons indicadores melhora a qualidade de suas análises.

3. Selecione a ferramenta ideal

A contratação de uma boa ferramenta de análise de dados é uma virada de jogo para a redução dos esforços para coletar e interpretar esses insumos. Afinal, como vimos, fazer isso de forma manual é extremamente trabalhoso e passível de erros.

Sendo assim, pesquise e invista em soluções escaláveis e eficientes. Quanto maior a capacidade da ferramenta, menos problemas você enfrentará durante os estudos e melhores serão os resultados alcançados.

4. Escolha as fontes de dados

Nem toda informação é capaz de gerar oportunidades para sua empresa. Sendo assim, você precisa definir de onde virão os dados que serão usados durante o processo com segurança.

Lembre-se de que existem fontes externas, como bancos de dados públicos e APIs de redes sociais, e internas, como o histórico de vendas e os cadastros dos clientes.

5. Aposte na integração das equipes

Uma boa análise de dados depende de colaboração entre os envolvidos — caso contrário, você pode perder tempo com retrabalhos.

Isso significa que a integração entre equipes é um elemento indispensável para o sucesso de suas estratégias. A comunicação efetiva e unificada garante que todos trabalhem em prol do mesmo objetivo, aumentando consideravelmente as chances de êxito.

O conceito de smarketing surgiu justamente da importância de conectar a equipe de vendas a de marketing com o mesmo alinhamento estratégico. 

Aprendi o que é análise de dados. Como implementá-la na minha empresa?

Entender o que é análise de dados e trabalhar com ela é uma decisão inteligente. No entanto, isso pode ser complexo e demandar muita habilidade. É aí que a ajuda de uma empresa especializada pode fazer a diferença.

Quanto maior o volume de informações a se coletar, organizar, armazenar e analisar, mais dificuldades você pode ter. No entanto, contar com o apoio de profissionais capacitados e uma ferramenta de análise de dados reduz o trabalho e garante bons resultados.

Tendo em mãos a tecnologia necessária para trabalhar na captação e no enriquecimento dos dados, você pode se dedicar a tomar decisões — que serão mais rápidas, seguras e eficazes.

[eBook] Enriquecimento de base de leads: como usar para marketing e vendas


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa plataforma de Vendas e Mercado.

Com a nossa solução é possível coletar, enriquecer e analisar os dados para entender melhor sobre o seu mercado e tomar decisões assertivas. 

Se quiser saber mais sobre como a Cortex pode ajudar seu negócio, converse com um de nossos especialistas.

Gostou do conteúdo? Entendeu o que é análise de dados e sua importância para o mundo empresarial nos dias de hoje? Para mais artigos que nem esse, continue acompanhando nosso blog! Até a próxima!


Artigos Relacionados