O que não pode faltar na sua análise de mercado e a concorrência

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Qualquer empresa que queira ingressar em um segmento de mercado deve, antes, realizar uma pesquisa de análise de mercado e da concorrência para compreender como o cenário se comporta. Se a empresa já está em atuação, esse estudo deve ser uma prática periódica, independente do todo tipo de empreendimento, tamanho e natureza do negócio.

Dessa forma, empresas que enfrentam um cenário extremamente competitivo com públicos cada vez mais exigentes e demandando novas formas de atendimento, observar as mudanças no mercado é essencial para se manter presente e interessante.

Por isso, neste artigo, apresentaremos a importância da análise de mercado e concorrência, identificando pontos fundamentais a serem levantados para que a empresa tenha êxito nas suas estratégias mercadológicas.

Vamos nessa?

Por que a análise de mercado e da concorrência é importante?

Para que se possa conquistar espaço em um mercado é necessário conhecer a concorrência, as empresas que já atuam no mesmo segmento, identificando suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Essa análise dá ao empreendimento uma vantagem competitiva, uma vez que, ao saber como é a performance de seus concorrentes, será possível ter uma performance mais estratégica para destacar-se no cenário.

A análise de mercado e da concorrência periódica auxilia também na tomada de decisões com base em dados reais. A partir deles, é possível investir em melhorias na empresa para que ela tenha a melhor atuação e posicionamento no mercado em relação aos seus concorrentes. 

O uso estratégico dos dados na análise de mercado e da concorrência

Como analisar o mercado e a concorrência? Hoje em dia, a melhor e mais segura fonte são os dados, que podem ser captados por diversos métodos de pesquisa. Essas informações serão grandes aliadas nesse levantamento de informação acerca do mercado em que se atua ou pretende atuar, uma vez que ele traz um retrato preciso da realidade de seus concorrentes.

Como conseguir dados sobre mercado e concorrência? Por plataformas de monitoramento e gestão que conseguem captar e analisar dados externos, gerando relatórios com muita praticidade e agilidade. Isso representará uma economia de tempo e equipe que poderá destinar seus esforços no planejamento das ações e estratégias a partir dos resultados coletados na plataforma.

6 elementos para focar na sua análise de mercado

Para que a pesquisa de mercado seja o mais eficiente possível e apresente as informações que sua empresa necessita para traçar suas estratégias, é necessário delimitar bem o escopo de informações sobre os concorrentes.

1. Identificar os seus concorrentes diretos e indiretos

O primeiro passo é identificar quais empreendimentos são concorrentes diretos — aqueles que estão no mesmo segmento e região, vendendo os mesmos produtos e marcas, possuem os mesmos fornecedores — e quais considerados indiretos, que podem também dividir com sua empresa parte do público em função de um produto ou serviço complementar que ofereça.

Aqui, a análise de mercado baseada em dados se faz necessária para que sejam identificados os concorrentes reais do seu empreendimento que, “a olho nu”, ainda não tenham sido notados. 

2. Entender o Market Share

Com a pesquisa de mercado e concorrência tem-se ainda ideia sobre o posicionamento da sua empresa nesse cenário. Qual é o market share dela? Assim, conseguimos descobrir qual a relevância e participação da sua empresa em relação aos concorrentes, e mais: como ela se sobressai diante das demais. 

Essa informação é essencial para uma tomada de decisão sobre reposicionamento da empresa, por exemplo. São dados que vão fomentar a inteligência comercial, e determinar se o objetivo é crescer mais ainda e expandir o negócio. 

Basta olhar para os dados e entender como atuam os maiores concorrentes, aqueles que ocupam posições melhores e a partir disso, otimizar a penetração da marca no mercado em questão.

3. Localizar os diferenciais

Durante a análise de mercado e da concorrência, levantam-se dados sobre forças e fraquezas, como mencionado. As forças são aquilo que as empresas apresentam de melhor ao público, seja atendimento diferenciado, formas de pagamento exclusivas, entre outros elementos, por exemplo. 

Identifique também quais são as forças da sua empresa e invista nelas para que sejam melhores que as de seus concorrentes. Com esses elementos bem delineados, é possível trabalhá-los nas estratégias de marketing, potencializando-os ainda mais para que o público reconheça e busque o serviço da sua empresa por esse aspecto diferenciado em relação aos concorrentes.

4. Mapear a presença nas mídias digitais

Hoje em dia, como a presença digital é também fator importante no mercado em função da transformação digital, cabe também incluir na pesquisa de mercado e concorrência como é a performance destes na internet.

Dessa forma, descobrimos em quais canais (ou redes sociais) os concorrentes estão presentes, mas, principalmente, entender como eles têm atuado, que uso fazem desses canais e como é a receptividade do público a essa iniciativa.

5. Branding na análise de mercado e da concorrência

Reforçamos que além de mapear os concorrentes diretos, é preciso também estar atento aos concorrentes indiretos, aqueles que podem não vender o mesmo produto, mas atuam com o mesmo público e oferecem produtos relacionados.

O que observar em relação a esses concorrentes? Suas estratégias de atendimento e venda, por exemplo, que aspectos os posicionam bem no mercado em que atuam, de que modo eles representam uma ameaça ao seu negócio e como você pode superá-los nesse sentido.

6. Preços

Por fim, e não menos importante, é preciso identificar e analisar como a concorrência está precificando seus produtos e serviços. Se a empresa é nova no mercado ou quer melhorar seu posicionamento, deve analisar se os preços que tem praticado são favoráveis ou desfavoráveis a um crescimento de mercado.

Sabemos que a precificação é resultado de vários elementos, desde a compra do produto ao aluguel do espaço, tarifas, pagamento de funcionários, entre outros. Com o mapa de como o mercado cobra, a empresa verá se está vendendo acima ou abaixo do mercado e avaliar como pode melhorar nesse quesito, sem prejudicar a saúde financeira do empreendimento.

Inteligência de Marketing e Vendas: transformando dados em acionáveis

Resumindo

Vimos, nesse artigo, como uma boa análise de mercado e concorrência pode auxiliar em tomadas de decisões assertivas e contribuir para uma melhor atuação da empresa no mercado atual. 

Para tanto, é necessário trabalhar com uma plataforma de monitoramento de análise de mercado que possa entregar dados precisos e confiáveis sobre o segmento em que se atua, abandonando de vez as decisões baseadas em achismos.

Se você curtiu esse conteúdo e quer saber mais sobre performance de vendas, baixe o ebook Sell-out inteligente e comportamentos de consumo em tempos de Covid-19 e entenda saiba como acompanhar dados de venda de uma ponta a outra no processo de compra e venda.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados